Hoje em dia sente-se paz, mas em outros tempos, nas terras da Beira portuguesa, viveram-se lutas, combates, conquistas… e fossem entre espanhóis e portugueses, muçulmanos e cristãos ou de invasores franceses, todas passaram por aqui.
As Aldeias Históricas de Portugal podem parecer lugares salpicados em um mapa, mas o certo é que ajudaram a lutar pela história de um país delimitando a fronteira com Espanha.
Estas aldeias cresceram à volta de castelos e refugiaram-se atrás de muralhas, receberam cartas forais e privilegiados foram aqueles que aqui se estabeleceram.
As capelas, igrejas e lendas que as constituem contribuíram, outrora, para criar a pátria. Nos dias de hoje depois de todas as batalhas ficamos com este grupo de aldeias e conhecê-las é fazer uma viagem a outra época, com todas as comodidades do nosso tempo.
As Aldeias Históricas de Portugal são constituídas por doze aldeias situadas na região Centro, ao largo da fronteira com Espanha:
- Castelo Mendo
- Almeida
- Castelo Novo
- Sortelha
- Belmonte
- Linhares da Beira
- Trancoso
- Monsanto
- Idanha-a-Velha
- Castelo Rodrigo
- Piódão
- Marialva
Depois de recuperadas, através de uma estratégia levada a cabo pelo governo, estas aldeias foram convertidas em património histórico-cultural. Por esta razão, hoje em dia são dos destinos com mais relevo no turismo rural em Portugal.
Aqui, encontraremos artesanato, gastronomia, natureza, museus e sustentabilidade.
Recentemente receberam o selo Biophere Destination partilhado apenas com 120 outros destinos em todo o mundo!
As Aldeias Histórias de Portugal são destinos únicos que vão muito além do seu legado histórico. É também de destacar a natureza da Beira portuguesa como um importante património natural: no Parque Natural da Serra da Estrela, Parque Natural do Tejo Internacional, Parque Natural do Douro Internacional, Reserva Natural da Serra de Malcata e paisagem regional protegida da Serra da Gardunha constituem o marco físico das aldeias, unidas por uma grande quantidade de trilhos devidamente assinalados para que possa percorre-los a pé, em bicicleta ou de carro!