Quer eliminar "Santa Cruz do Douro" dos lugares onde esteve? Não se podem eliminar classificações de pontos de interesse ou destinos. Não se pode eliminar o "Estive aqui" porque já deixou um comentário sobre este lugar

Santa Cruz do Douro foi uma freguesia portuguesa do concelho de Baião, que recentemente foi agregada à freguesia de São Tomé de Covelas, com belas descrições no livro “A cidade e as serras” de Eça de Queirós.

 

Vales lindíssimos, carvalheiras e soutos de castanheiros seculares, quedas de água, pomares, flores, tudo há naquele bendito monte. A quinta está situada num alto, num sítio soberbo – que abrange léguas de horizonte, e sempre interessante. (…) Logo adiante da casa, o monte desce até ao Douro, logo por trás da casa, o monte sobre até aos cimos onde há uma ermida.”

 

O seu legado patrimonial destacado contempla a Casa de Agrelos, incluindo a Capela, terraço com balustrada e jardim de luxo, a Casa de Tormes, fortemente presente no livro de Eça Queirós, e a Casa de São Roque.
 

No que toca à gastronomia, os pratos tradicionais destacados contam com o arroz do forno com anho assado, arroz de favas com frango alourado, a raça arouquesa e o pão-de-ló.

Ver mais



Como chegar


Deixe um comentário