Por pikselstock

Ainda que em Portugal se possam apanhar cogumelos durante todo o ano, é nos meses de outono que crescem a maior parte das espécies comestíveis. Se tem interesse em micologia e gosta de se embrenhar na floresta para descobrir a natureza, por que não aproveitar para fazer uma escapada de outono?

Apesar de ser uma atividade que exige cuidados e algum conhecimento prévio, apanhar cogumelos silvestres pode ser uma experiência divertida para fazer em família. Sugerimos-lhe 10 casas de campo que ficam em locais onde poderá explorar a natureza envolvente e fazer passeios para apanhar cogumelos.

1. Casa Lagariça (Sortelha, Beiras e Serra da Estrela)

É na histórica aldeia da Sortelha, no Sabugal, que fica a Casa Lagariça, uma casa recuperada do século XVIII. O alojamento disponibiliza três quartos, duas casas de banho, uma cozinha totalmente equipada e uma sala com sofá-cama.

Os mais pequenos podem brincar no parque infantil, enquanto que os graúdos podem desfrutar do jardim e do terraço com comodidades para churrasco. A área circundante tem também vários trilhos de bicicleta e poderá também apanhar cogumelos.

2. Apimonte Casa do Serra (Vilarinho, Terras de Trás-os-Montes)

No coração do Parque Natural de Montesinho, vai poder desfrutar de um lugar tranquilo em pleno contacto com a natureza. Se tem interesse em apicultura, na propriedade da Casa do Serra poderá observar a atividade das abelhas no seu habitat natural e provar o mel aqui produzido. A apanha de cogumelos é outra das atividades que poderá realizar nas redondezas do alojamento.

A Casa do Serra conta com três quartos e três casas de banho privativas. A casa está equipada com recuperador de calor a lenha e aquecimento central. A cozinha está completamente equipada e o alpendre inclui uma churrasqueira para grelhados.

3. Casa das Lagares de Vara e Pedra (Vilas Boas, Terras de Trás-os-Montes)

A região de Trás-os-Montes é conhecida pela abundância de cogumelos silvestres e nos arredores da Casa das Lagares de Vara e Pedra poderá encontrar várias espécies comestíveis. Esta antiga casa de lavradores do século XIX tem muita história e guarda relíquias do passado como um lagar de azeite e um lagar de vinho.

O alojamento oferece vários quartos com cama de casal e um apartamento com sala de estar e cozinha equipada. Desfrute do salão de jogos e da piscina. Aproveite ainda para provar os produtos da região, como azeite, compotas, geleias, frutas em calda, ervas aromáticas e vinhos.

4. Casa do Eido da Devesa (Bárrio, Alto Minho)

A Casa do Eido da Devesa é uma casa centenária com um grande valor histórico para a região de Ponte de Lima. Localizada dentro de uma quinta agrícola, a casa tem uma envolvente deslumbrante e muito tranquila.

Em pleno ambiente rural, o alojamento proporciona-lhe atividades como workshops de ervas medicinais, de compotas e licores e, claro, de cogumelos silvestres. Pode reservar a casa completa para 16 pessoas ou um dos 8 quartos disponíveis. Desfrute da piscina com uma vista deslumbrante e respire o ar puro do campo.

5. Casa do Mogadouro – Turismo Rural (Mesquitela, Beiras e Serra da Estrela)

Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Casa do Mogadouro é o refúgio ideal para descansar e estar em contacto com a natureza. O alojamento é o ponto de partida para várias atividades, como apanha de cogumelos, passeios de burro, caminhadas, passeios de bicicleta, e muito mais.

A Casa do Mogadouro tem oito quartos com casa de banho, cozinha, sala de jantar e sala de estar. Poderá divertir-se na sala de jogos com bilhar e no campo de ténis e de futebol, tem à disposição bicicletas, piscina e churrasqueira.

6. Salgadinho – Selão da Eira (São Teotónio, Alentejo Litoral)

É no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que fica o Salgadinho – Selão da Eira. O alojamento é composto por três casas independentes e de diferentes tipologias, sendo que uma delas é um moinho.

O espaço exterior é comum às três casas e é onde encontra várias zonas de lazer, a piscina, totalmente acessível a pessoas de mobilidade reduzida, e um terraço. O alojamento sugere várias atividades para fazer na propriedade e na área envolvente como passeios a cavalo, passeios de bicicleta, apanha de cogumelos, degustação de vinhos e caminhadas.

7. Lagares Douro Villas (Vilarinho da Castanheira, Douro)

Com uma vista magnífica sobre o rio Douro e toda a paisagem envolvente, o alojamento Lagares Douro Villas é composto por uma casa T1 e uma casa T2. Ambas as casas possuem casa de banho, cozinha totalmente equipada e sala de estar com televisão e recuperador de calor.

Aproveite para explorar uma das zonas mais bonitas de Portugal e descubra a natureza que rodeia a propriedade com atividades como apanha de cogumelos, percursos pedestres, passeios de bicicleta e passeios de barco.

8. Casa do Salgueiral (Souto da Casa, Beiras e Serra da Estrela)

Esta pitoresca casa de campo localiza-se Salgueiral, no concelho do Fundão, região famosa pela abundância de cerejas, mas também de cogumelos silvestres no outono. A Casa do Salgueiral possui um quarto, com cama de casal, sala de estar com televisão e lareira e cozinha equipada.

No exterior, os hóspedes podem usufruir do jardim e da churrasqueira. Parta à aventura pela zona e explore a região enquanto pratica atividades como caminhadas, apanha de cogumelos, passeios a cavalos e passeios de bicicleta.

9. Casas de Alpedrinha (Alpedrinha, Beiras e Serra da Estrela)

É também no concelho do Fundão, bem no coração da Beira Baixa, que ficam as Casas de Alpedrinha. O alojamento conta com 10 casas com uma vista panorâmica única. Algumas casas são de tipologia T1 e outras de tipologia T2 e todas dispõem de cozinha equipada, sala de estar com lareira e casa de banho privada.

Não deixe de aproveitar o facto de a propriedade ficar na encosta sul da serra da Gardunha para realizar atividades que proporcionam um contacto pleno com a natureza como a apanha de cogumelos, passeios pedestres, passeios de bicicleta e roteiros turísticos pelas redondezas.

10. Moinho do Maneio (Penamacor, Beira Baixa)

Localizado bem perto da Reserva Natural da Malcata, o Moinho do Maneiro é constituído por várias casas e quartos com casa de banho privada, sala de estar e kitchenette. O alojamento disponibiliza também uma espécie de tenda esférica insuflada de ar, onde poderá dormir sob o céu estrelado e ao som da água da ribeira.

Para além de poder relaxar na tranquilidade do alojamento, poderá também participar em experiências tais como reiki, massagens, canoagem, passeios pedestres e apanha de cogumelos.

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.