Magazine Natureza 10 miradouros para apreciar paisagens incríveis

10 miradouros para apreciar paisagens incríveis

18 Shares
Miradouro de Casal de Loivos
Miradouro de Casal de Loivos. Por Sanjorgepinho

Quando visitamos um lugar e há um miradouro, temos a certeza que iremos encontrar as melhores vistas desse local a partir do miradouro. Localizados num ponto elevado, muitas vezes no topo de uma montanha ou de uma falésia, dali do alto inspira-se e expira-se a natureza e a paisagem é avassaladora.

Embarque connosco nesta viagem por alguns dos miradouros de Portugal de onde poderá desfrutar das vistas mais incríveis.

1. Miradouro da Pedra Bela

Miradouro da Pedra Bela
Por Pepolino83

Se tivéssemos que escolher apenas um sítio para apreciar a beleza do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Miradouro da Pedra Bela seria sem dúvida o lugar ideal para apreciar a paisagem magnífica do único parque nacional português.

Situado a 800 metros de altitude, em Terras de Bouro, este é um dos locais mais famosos do Gerês. Dali pode ver as montanhas, a albufeira da Caniçada, os rios que serpenteiam a serra, a confluência do rio Cávado com o rio Caldo. A Pedra Bela sempre esteve envolvida numa aura mística e os mais antigos diziam até que foi a mão divina que a colocou ali.

2. Miradouro do Marco Geodésico de S. Pedro Velho

Marco Geodésico de S. Pedro Velho
Por Avelino Vieira

Do Marco Geodésico de S. Pedro Velho, no Arouca Geopark, poderá ter uma vista de 360º graus sobre a serra da Freita, sendo um dos pontos mais altos com 1077 metros de altitude. A norte, poderá observar o vale de Arouca, as elevações do Gamarão, o vale do Paiva, a serra de Montemuro, o vale do Douro e as demais serranias a norte deste rio.

Na direção sul está o vale do Vouga, a serra do Caramulo, o vale do Mondego e a serra da Estrela. Mas ainda há mais. Em direção ao ocidente, pode ver uma franja de mar, que se estende aproximadamente desde a Póvoa de Varzim até à serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz.

3. Miradouro da Vista do Rei

Miradouro da Vista do Rei
Por José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

É uma dos pontos mais visitados e fotografados da ilha de São Miguel, nos Açores, oferecendo uma vista única e panorâmica da Lagoa das Sete Cidades. Contudo, nem sempre é possível observar a lagoa e a aldeia das Sete Cidades, uma vez que esta é uma zona de bastante nevoeiro.

O miradouro deve o seu nome ao facto de, no verão de 1901, o rei D. Carlos I e a rainha D. Amélia terem-no visitado. Antes de subir ao miradouro, não se esqueça de verificar a meteorologia para saber se o local está com ou sem nevoeiro, só assim conseguirá uma vista incrível sobre a Lagoa das Sete Cidades.

4. Miradouro da Penha das Torres

Miradouro da Penha das Torres
Por Isabel Coimbra \.arq

Este é o ponto mais oriental de Portugal, onde o sol nasce mais cedo e onde o rio Douro entra no nosso país. Do Miradouro da Penhas das Torres, em Paradela, Miranda do Douro, vai poder observar algumas das mais belas paisagens do Parque Natural do Douro Internacional.

Este é um lugar que vale a pena visitar de manhã bem cedo para assistir ao magnífico espetáculo do nascer do sol, iluminando as montanhas e o rio Douro.

5. Miradouro São Leonardo de Galafura

Miradouro São Leonardo de Galafura
Por IMCastro

É um dos miradouros mais bonitos de toda a região do Douro Vinhateiro e fica localizado na aldeia de Galafura, no concelho de Peso da Régua, a 566 metros de altitude. Este miradouro e esta paisagem ficarão para sempre imortalizados nas palavras do escritor Miguel Torga que “mergulhava” no rio e se embrenhava na paisagem arrebatadora deste “Doiro sublimado”, a quem num dos seus Diários chamou de “excesso de natureza”.

Além da vista sobre o Douro, deste miradouro avistam-se as regiões de Armamar, Sabrosa, Tabuaço, Fontelo ou Valença do Douro, entre tantos outros lugares que emolduram a paisagem.

6. Miradouro de Casal de Loivos

Miradouro de Casal de Loivos
Por Sanjorgepinho

Continuamos na região do Douro Vinhateiro para outro dos mais conhecidos e mais bonitos lugares para apreciar a paisagem do Douro: o Miradouro de Casal de Loivos, no concelho de Alijó.

Para além de brindá-lo com uma magnífica vista panorâmica sobre o Pinhão e o vale do Douro, poderá ainda observar a famosa curva que o rio Douro faz, com o casario branco do Pinhão aos seus pés, encaixada nos vales verdes, os seus socalcos cobertos de vinhas.

7. Miradouro do Cabo Girão

Cabo Girão
Por Bengt Nyman

Cabo Girão é o cabo mais alto da Europa, com 580 metros de altura, e por isso não há dúvidas que a vista do seu miradouro é espetacular. Da sua famosa plataforma suspensa em vidro terá uma deslumbrante vista sobre as fajãs do Rancho e do Cabo Girão, bem como magníficas panorâmicas sobre o oceano, Câmara de Lobos e Funchal.

Este é também um local privilegiado para a prática de parapente e base-jumping. O Cabo Girão é um local a não perder na sua próxima visita à ilha da Madeira.

8. Miradouro da Boneca

Miradouro da Boneca
Por sstefan

Miradouro da Boneca encontra-se a uma altitude de 750 metros, o que lhe permite ter uma vista ampla sobre o vale do rio Gerês. Mas não é apenas a paisagem que faz as delícias dos visitantes. O baloiço que aí foi instalado tem atraído milhares de turistas ao local, dando um toque ainda mais especial à zona.

Para chegar até ao miradouro e ao baloiço, tem de se deslocar até à zona da Junta de Freguesia de Sebolido e, a partir daí, percorrer um pequeno trilho. São 500 metros até ao miradouro e outros 500 metros para o baloiço, seguindo a sinalética.

9. Miradouro do Suberco

Miradouro do Suberco
Por José Luis Filpo Cabana

Este é o miradouro mais conhecido da Nazaré, situado no Sítio, bairro típico da cidade, no local denominado Promontório. Esta formação rochosa ergue-se abruptamente da praia da Nazaré, e é o planalto onde se encontra o Sítio da Nazaré, atingindo a altura máxima de 110 metros.

Escusado será dizer que a vista é deslumbrante. Do miradouro vê a cidade junto à praia, toda pintada de branco; a praia da Nazaré e a imensidão do mar.

10. Miradouro de Penedo Durão

Miradouro de Penedo Durão
Por VetK2O3

Voltamos ao Douro para conhecer outro dos mais bonitos e conhecidos miradouros da região. O Miradouro de Penedo Durão – também conhecido por Penedo dos Abutres – localiza-se na margem direita do rio Douro, no topo de uma escarpa com mais de 500 metros de altura, com vista para a barragem espanhola de Saucelle.

Situado a cerca de dois quilómetros da vila de Freixo de Espada à Cinta, perto de Poiares, este miradouro está equipado com um varandim e escadaria de acesso em pedra. Dali pode-se contemplar a espectacular paisagem do rio Douro que vai recortando as xistosas serras que o rodeiam. O miradouro é também um lugar privilegiado para a observação de aves, como por exemplo os grifos.

18 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap