Magazine Planos 10 parques de aventura na natureza para levar a família toda

10 parques de aventura na natureza para levar a família toda

6 Shares
Dino Parque
Dino Parque. Por Joseolgon

Nem sempre é fácil planear atividades que agradem a toda a família. Por isso, propomos-lhe alguns parques de aventura em Portugal onde poderá estar em pleno contacto com a natureza e desfrutar de experiências inesquecíveis em família. Os mais pequenos irão adorar ver e contactar com animais de quinta e os mais crescidos poderão usufruir de desportos radicais.

1. Parque Biológico de Vinhais (Vinhais)

Parque Biológico de Vinhais
Parque Biológico de Vinhais. Por Vitor Oliveira

Parque Biológico de Vinhais é um espaço de educação ambiental dedicado à fauna e flora do Parque Natural de Montesinho. Nos seus cinco hectares não faltam atividades para fazer. Neste parque poderá conhecer 23 raças autóctones de animais como javalis, bovinos, galinhas, ovelhas e cabras, veados e corços.

São também oferecidas atividades de turismo de natureza, como passear de bicicleta, a pé ou a cavalo, slide, escalada, tiro com arco. Poderá ainda visitar três espaços de aprendizagem: o centro de interpretação das raças autóctones portuguesas, o centro micológico e o da vida do lobo.

2. Picoto Park (Braga)

Monte do Picoto
Monte do Picoto, Braga. Por Arlindo Rebelo Ferreira

Instalado no Monte do Picoto, com vista sobre a cidade de Braga, este parque de aventura, tem atividades para toda a família: desde escalada até ao paintball, passando pelo mini golfe, tiro ao alvo, quick jump, arvorismo, pedal kart, canoagem, entre outras.

Picoto Park fica a cinco minutos do centro de Braga, numa mancha florestal requalificada, e além das experiências na natureza – que incluem um recém-inaugurado trilho pedestre e de bicicleta com 3,6 quilómetros -, o espaço conta ainda com um bar/lounge com esplanada e um parque infantil com atividades para crianças a partir dos 3 anos. A entrada no parque é gratuita, apenas terá que pagar por cada atividade.

3. Azurara Parque Aventura (Vila do Conde)

Azurara Parque Aventura
Fonte: Azurara Parque Aventura

Junto às margens do rio Ave, o Azurara Parque Aventura promete um dia bem passado em família, com atividades radicais no meio da natureza para todos os gostos e idades. Arvorismo, circuito de slides, caça ao tesouro e canoagem são algumas das experiências que poderá usufruir neste parque.

Também há aventuras para juntar miúdos e graúdos, como é o caso do pacote Dia em Família. A entrada é livre, mas as atividades são realizadas por marcação e têm um custo.

4. Parque Biológico da Serra da Lousã (Miranda do Corvo)

Parque Biológico da Serra da Lousã
Fonte: Parque Biológico da Serra da Lousã

Com uma área de 33 mil metros quadrados de Reserva Ecológica Nacional, na encosta da Serra da Lousã, o Parque Biológico da Serra da Lousã tem uma importante missão: ajudar na conservação das espécies que habitam ou habitaram o território português. Por isso, o parque acolhe mais de 60 espécies de animais selvagens e também animais da agro-pastorícia.

Numa visita ao parque é possível observar veados, linces, aves de rapina, lobos, javalis, corços, cabras, vacas e ovelhas. Aproveite para descansar à sombra de castanheiros, carvalhos, medronheiros e outras espécies de flora autóctone, e ainda passear por um labirinto de árvores de fruto e um roseiral.

5. Dino Parque (Lourinhã)

Dino Parque
Dino Parque. Por MiguelG

Se tem na família entusiastas de dinossauros, então o Dino Parque é o sítio ideal para ir. Desde 2018 que pode ver de perto na Lourinhã em exposição mais de 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real, enquanto aprende sobre paleontologia e fossilização.

Dino Parque é o maior museu ao ar livre em Portugal, com percursos divididos pelos quatro mais importantes períodos da história da Terra e da evolução da vida, do Paleozoico ao Cretácico, e pelo novo percurso de 2019 – Monstros Marinhos.

6. Quinta Pedagógica dos Olivais (Lisboa)

Quinta Pedagógica dos Olivais
Quinta Pedagógica dos Olivais. Por Paulo Juntas

Com 25 anos de existência, a Quinta Pedagógica dos Olivais é o local ideal para sentir os cheiros e ouvir os sons do campo em plena cidade. Neste espaço de cerca de dois hectares é possível viver momentos únicos e participar nas atividades diárias e próprias de uma quinta como a lavoura, hortas e pomares, tarefas do dia-a-dia dos animais domésticos, compostagem.

Na Quinta Pedagógica revivem-se tradições rurais de norte a sul do país, com visitas aos galinheiros e ao celeiro, à horta e ao pomar, e conhecendo de perto animais como cavalos, ovelhas, coelhos, porcos, entre muitos outros. A entrada é livre.

7. Quinta do Pisão (Cascais)

Quinta do Pisão
Quinta do Pisão. Por GualdimG

Com mais de 380 hectares, a Quinta do Pisão fica no Parque Natural de Sintra-Cascais. Aqui há espaço para história, cultura e natureza, para descobrir num passeio a pé, de bicicleta ou segway, que se podem alugar no centro expositivo. Poderá conhecer os burros mirandeses, cavalos, ovelhas e borregos da raça campaniça. Para os mais novos, há também um parque infantil esculpido em troncos.

De visita à quinta também se pode admirar a escultura “Rise and Fall”, feita num eucalipto pelo artista ambiental inglês Stuart Ian Frost e que alerta para as consequências das alterações climáticas. A entrada é livre.

8. Badoca Safari Park (Santiago do Cacém)

Badoca Safari Park
Badoca Safari Park. Por Claudia Borralho

Em pleno Alentejo, o Badoca Safari Park é o mais próximo da Savana Africana que irá encontrar em Portugal. Localizado em Vila Nova de Santo André, este parque possui animais em liberdade, numa área com 45 hectares. Além de ver de perto animais selvagens como as zebras, cangurus, aves de rapina, búfalos e girafas, entre muitos outros, poderá ainda participar em algumas atividades, como o rafting africano, um safari com explicação de guia ou fazer um passeio pedestre.

Para uma experiência ainda mais próxima dos animais, poderá partir num jipe privado ao encontro da manada de girafas. Acompanhado por um tratador, é possível entrar num abrigo com mais de 10 metros de altura, interagir e alimentar estes animais.

9. DiverLanhoso (Póvoa de Lanhoso)

Diverlanhoso
Fonte: Diverlanhoso

Localizada nas proximidades do Parque Nacional da Peneda-Gerês e com 170 hectares de espaço verde, a DiverLanhoso oferece uma grande variedade de atividades de aventura e lazer, sempre acompanhadas por monitores especializados.

Para quem gosta de experiências de aventura na natureza, este é o sítio ideal. Aqui, irá encontrar mais de 50 atividades de desporto, aventura e natureza, tais como canoagem, rafting, canyoning, escalada, BTT, caça ao tesouro, slide, bungee jumping, rapel, slide, paintball, tiro ao alvo, entre muitas outras.

10. Pena Aventura Park (Ribeira de Pena)

Pena Aventura Park
Pena Aventura Park. Por Tiago Pereira

O Fantasticable – o maior cabo suspenso do mundo, com um fio de 1538 metros de comprimento elevado a uma altura de 150 metros – é o ex-libris do Pena Aventura Park. Mas se não gosta de alturas, há muito mais para descobrir neste parque em Ribeira de Pena, inaugurado em 2007.

Deixe-se levar pela emoção e adrenalina e experimente atividades como slide, escalada, paintball, tobogã, mini-golfe, rafting, canoagem, canyoning, entre muitas outras. Para os mais pequenos, existe o Pena Aventura Kids com atividades adaptadas aos aventureiros de palmo e meio.

6 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap