Magazine Natureza 10 razões para visitar a Mata Nacional do Bussaco

10 razões para visitar a Mata Nacional do Bussaco

318 Shares
Mata do Bussaco
Mata Nacional do Bussaco. Por MGA73

Mata Nacional do Bussaco não deixa ninguém indiferente, a começar pelo nome. Há quem diga que se escreve Bussaco, outros há que defendem que a grafia correta é Buçaco. Não nos queremos meter em discussões de ortografia. Queremos apenas contar-lhe porque é que esta área protegida localizada na Serra do Bussaco, na freguesia de Luso, concelho da Mealhada, merece uma visita.

A mata foi mandada plantar pela Ordem dos Carmelitas Descalços no primeiro quarto do século XVII, encontrando-se delimitada pelos muros erguidos pela ordem para limitar o acesso a mata. Os Carmelitas construíram também aqui o Convento de Santa Cruz do Bussaco para albergar a ordem monástica que existiu entre 1628 e 1834, data da extinção das ordens religiosas em Portugal.

Bussaco
Por Pedro

Durante as invasões napoleónicas, em 1810, a serra do Bussaco foi cenário da batalha entre as forças anglo-lusas comandadas pelo Duque de Wellington, de um lado, e as francesas comandadas por André Massena, de outro, facto que é recordado no Museu Militar do Buçaco. As instalações do convento serviram mesmo de hospedagem aos militares portugueses e ingleses.

Em 1888, o antigo mosteiro, parcialmente demolido, deu lugar à construção do Palácio Real, atualmente o Palace Hotel do Bussaco. Hoje em dia, o Convento de Santa Cruz do Bussaco é uma atração turística aberta ao público.

Mata Nacional do Bussaco alberga espécies vegetais de todo o mundo, incluindo o célebre cedro-do-buçaco. Beneficiando de um microclima muito particular e de escassa intervenção humana ao longo de séculos, foi possível conservar no Bussaco alguns habitats outrora mais abundantes. Localiza-se aqui o adernal, um habitat único cuja atual distribuição mundial se restringe à área da Mata.

1. Portas de Coimbra

Portas de Coimbra
Por Elisa.rolle

2. Ermidas

Ermidas - Buçaco
Por Duca696

3. Fonte fria

Buçaco
Por Duca696

4. Vale dos fetos

Bussaco
Por guiapaulocoelho

5. Lago grande

Lago grande
Por MIMOHE

6. Convento de Santa Cruz

Convento de Santa Cruz
Por Duca696

7. Palácio

Palácio Hotel do Bussaco
Por Vitor Oliveira

8. Miradouro da Cruz Alta

Miradouro da Cruz Alta
Por Henrique Bezerra Gomes de Lima

9. Porta das Ameias

Porta das Ameias
Por Henrique Bezerra Gomes de Lima

10. Porta de Sula

Porta de Sula
Por Duca696

Mata do Bussaco
318 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap