Nazaré

Praia da Nazaré. Por Laurent Didier

Com uma extensa costa atlântica de 832 quilómetros, apenas em Portugal continental – não contando com os arquipélagos da Madeira e Açores, os portugueses e os turistas que nos visitam não se podem queixar de terem poucas opções de praias. O clima ameno, três mil horas de sol por ano e magníficas praias banhadas pelo oceano Atlântico fazem de Portugal um destino de sonho.

Se há quem prefira as praias mais pequenas e recônditas, também há quem goste de ter espaço suficiente para estender a toalha sem pisar ninguém e juntar a família toda. Portanto, reunimos aqui uma seleção de algumas das praias com os areais mais extensos da costa portuguesa para que mantenha o distanciamento social.

1. Praia de Moledo, Caminha

Praia de Moledo

Por Turismo En Portugal

Começamos no extremo norte de Portugal, na foz do rio Minho, com a Praia de Moledo, com um areal de cinco quilómetros, localizada no concelho de Caminha. Esta é uma zona de grande beleza natural, rodeada pela Mata do Camarido. É uma praia um pouco ventosa, banhada pelo mar de ondulação forte, e por isso mesmo tem boas condições para a prática de surf e windsurf durante o verão.

Em frente à Praia de Moledo, na pequena ilha rochosa a que se acede por barco, podemos observar o Forte da Ínsua, construído no século XV para ser um convento, tendo no século XVII e XVIII sido alvo de obras que o transformaram num baluarte de defesa da costa.

2. Praia do Cabedelo, Viana do Castelo

Praia do Cabedelo

Por Ycomet

Localizada na margem sul do estuário do rio Lima, à vista da cidade de Viana do Castelo, a Praia do Cabedelo é constituída por dois areais, separados por um pontão. Do lado direito de quem está virado para o mar, encontra-se o areal mais pequeno, e do lado esquerdo, o grande, que se estende até à praia seguinte – Praia do Rodanho.

É uma das praias preferidas dos vianenses e de quem visita a cidade. O único ponto desfavorável é o facto da baía estar bastante exposta ao vento Norte – mais abundante durante o verão, mas que é uma vantagem para quem pratica desportos de vento, como windsurf e kitesurf.

3. Praia de São Jacinto, Aveiro

Em plena Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, área protegida onde se conservam espécies de fauna e flora únicas, encontra uma das mais bonitas praias que existem no nosso país. Com um areal extenso, quase em estado selvagem, a Praia de São Jacinto tem uma beleza única pela sua paisagem de dunas, entre as quais se camuflam passadiços de madeira. Esta praia está situada junto ao Canal da Barra, no extremo sul de uma longa faixa de terra que separa a Ria de Aveiro do mar.

4. Praia de Quiaios, Figueira da Foz

Praia de Quiaios

Por Salgueiro

A Praia de Quiaios encontra-se inserida numa paisagem única que combina uma vastidão de vegetação com uma enorme extensão de areal, sempre com a Serra da Boa Viagem como plano de fundo. Um longo passadiço de madeira leva-nos até à praia e é lá que encontramos algumas infra-estruturas para servir os banhistas. O mar tem uma ondulação bastante forte e é por vezes perigoso para banhos, mas em contrapartida é muito apreciado pelos praticantes de surf e bodyboard.

5. Praia da Nazaré, Nazaré

Praia da Nazaré

Por Palickap

Quando pensamos em praias com areais extensos, uma das praias que nos vem de imediato à cabeça é sem dúvida a Praia da Nazaré. Quem se recorda de ser criança e de pensar: mas quando é que chegamos ao mar? O areal é tão extenso que o oceano nos parece uma miragem longínqua. Agora que somos adultos, este areal imenso parece-nos perfeito para a tranquilidade e sossego que procuramos e apreciamos.

Apesar de esta ser uma das praias mais concorridas do litoral Oeste, há espaço suficiente para todos. Pelas condições do mar nesta zona, a Praia da Nazaré é também muito procurada por surfistas e praticantes de bodyboard.

6. Praia de Carcavelos, Lisboa

O areal é extenso, mas por ser uma das praias mais populares do litoral de Lisboa pode não encontrar a tranquilidade que procura. Durante a época balnear, principalmente nos fins de semana, a Praia de Carcavelos recebe muitos banhistas. A praia é famosa pelas boas condições para a prática de surf, pela areia macia e dourada e pelas boas instalações de apoio. Geralmente, Carcavelos é recomendada como a primeira praia a ser visitada enquanto estiver de férias em Lisboa, devido às excelentes ligações dos transportes públicos.

7. Praia da Fonte da Telha, Almada/Sesimbra

Com um extenso areal, na Praia da Fonte da Telha pode também observar a imponente arriba fóssil, uma área de paisagem protegida pela sua riqueza natural. Esta praia situa-se na margem sul do rio Tejo e abrange os municípios de Almada e Sesimbra e as freguesias de Costa de Caparica e Castelo. Localizada numa enseada da Mata Nacional dos Medos, da zona da Fonte da Telha avistam-se dois cabos: à esquerda o Cabo Espichel e à direita o Cabo Raso. Com alguns spots propícios à prática de surf, também podemos encontrar aqui praticantes da modalidade.

8. Praia da Comporta, Alcácer do Sal

Por Herdade da Comporta

Já muito se disse sobre a Praia da Comporta, mas vale sempre a pena falarmos deste paraíso natural. Situada no extremo sul da Península de Tróia, a Comporta é muito procurada pelos extensos areais, águas límpidas e transparentes e até pela companhia de golfinhos que por vezes passam muito perto da costa. Estando nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, esta praia é um espaço natural preservado, onde se conserva a vegetação dunar original, rodeada por pinhal. O mar tem alguma ondulação e, por isso, boas condições para a prática de kitesurf.

9. Meia Praia, Lagos

Meia Praia

Por Manuelvbotelho

Que o nome não o confunda! De meia esta praia de Lagos só tem mesmo o nome, porque os mais de cinco quilómetros do seu areal fazem dela uma das mais extensas do Algarve. O areal da Meia Praia acompanha a ampla baía de Lagos, nascendo junto ao molhe norte da ribeira de Bensafrim e alongando-se até ao molhe poente da Ria de Alvor. No seu extremo nascente existe o Forte da Meia Praia, que assegurava a defesa da baía nos séculos XVII e XVIII.

10. Praia da Rocha, Portimão

Apesar do longo areal, não será fácil evitar as enchentes de turistas nesta que é uma das praias mais conhecidas do Algarve, senão mesmo de todo o país. Junto à praia ergue-se a Fortaleza de Santa Catarina, construída no século XVII para assegurar a defesa da barra do rio Arade, de onde poderá ter uma vista panorâmica espetacular sobre a linha da costa. Do alto do Miradouro dos Três Castelos, aprecie o extenso areal, as águas cristalinas, as rochas e a beleza da paisagem natural. Passeie nos largos passadiços de madeira que percorrem o areal, ao longo do qual se multiplicam diversos bares e restaurantes.

11. Praia de Faro, Faro

As gloriosas areias douradas da Praia de Faro estendem-se por cinco quilómetros, abrangendo todo o litoral da ilha de Faro que está ligada ao continente por uma única ponte rodoviária. Do outro lado da ilha, é possível observar as lagoas e lodaçais do Parque Natural da Ria Formosa.

Para quem pensa que não é possível encontrar uma atmosfera relaxante e descontraída no Algarve, a Praia de Faro é de facto uma alternativa agradável à habitual agitação algarvia e às multidões de turistas. Contudo, durante a época balnear é quase impossível escapar às enchentes de veraneantes.

12. Praia de Monte Gordo, Vila Real de Santo António

Monte Gordo

Por Lucidedits

Na Praia de Monte Gordo vai encontrar a água mais quente de Portugal continental, devido à proximidade com Espanha e o mar Mediterrâneo. Mas também vai encontrar um extenso areal. Esta é uma das melhores praias do sotavento algarvio e também pioneira no desenvolvimento do turismo nesta região. Nos extremos da praia, as dunas elevam-se e é possível apreciar a rica vegetação dunar ao longo dos passadiços sobrelevados que dão acesso ao areal.

13. Praia de Cacela Velha, Vila Real de Santo António

Cacela velha

Por paulojsr

A também conhecida por Praia da Fábrica é uma praia que se situa na extremidade poente da antiga Península de Cacela, a sul da aldeia histórica de Cacela Velha. Integrada no Parque Natural da Ria Formosa, esta praia caracteriza-se pela sua grande extensão, pelas suas águas tépidas e calmas durante o verão e pela beleza das suas paisagens. O isolamento da península arenosa faz com que esta praia ainda se mantenha livre das grandes enchentes de turistas que caracterizam a região algarvia.

También podría gustarte…

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.