Magazine Planos 6 praias em Portugal onde pode levar o seu cão

6 praias em Portugal onde pode levar o seu cão

2 Shares
Cão na praia
Por fotorince

As férias podem ser um momento de stress para quem tem animais de estimação. Para além de ter que escolher um alojamento que admita animais, há atividades que estão vedadas aos nossos fiéis amigos de quatro patas, como é o caso de ir à praia.

Apesar de nas praias não concessionadas e não vigiadas a permanência e circulação de cães ser habitualmente livre durante todo o ano, é importante estar atento à sinalética à entrada da praia que pode proibir a entrada e permanência de cães.

Contudo, já há em Portugal algumas praias concessionadas e dog friendly, onde o seu cão poderá escavar na areia, chapinhar na água do mar e correr livremente. Deixamos-lhe aqui 6 sugestões de praias onde pode ir a banhos com o seu animal de estimação.

1. Praia do Portinho da Areia Norte (Peniche)

Praia do Porto da Areia - Peniche
Praia do Porto da Areia, Peniche. Por Vitor Oliveira

Inaugurada em agosto de 2016, esta foi a primeira praia portuguesa a permitir a permanência e circulação de cães. Localizada em Peniche, a Praia do Portinho da Areia Norte tem um areal com cerca de 80 metros de extensão, na marginal que leva ao Cabo Carvoeiro. 

Nesta praia poderá encontrar dispensadores de sacos para os dejetos dos animais, além de sinalética relativa às regras de uso do areal. Além de se situar perto de Lisboa, a praia do Portinho da Areia Norte é um ótimo local para se maravilhar com a vista da Reserva Natural das Berlengas.

2. Praia do Coral (Viana do Castelo)

Praia do Cabedelo
Praia de Viana do Castelo. Por Ycomet

Esta foi a segunda praia dog friendly inaugurada no país, desta vez na zona norte, em junho de 2017. Localizada no interior do porto de Viana do Castelo, a Praia do Coral foi o resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal, a autoridade portuária e uma associação local de defesa dos animais (Vila Animal).

A praia possui um extenso areal e as águas são habitualmente calmas, já que se situa entre dois pontões e protegida pela barra do rio Lima. Desfrute da tranquilidade do local, com uma vista privilegiada sobre o horizonte, na companhia do seu cão.

3. Praia Suave Mar (Esposende)

Praia de Esposende
Praia de Esposende. Por Vitor Oliveira

Desde julho de 2018 que pode levar o seu companheiro de quatro patas a passear pela Praia Suave Mar, em Esposende. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico Municipal de Esposende para o Bem-Estar Animal criado pela Câmara Municipal. O projeto prevê uma ambulância dedicada exclusivamente ao socorro dos cães e gatos assegurada pelos Bombeiros Voluntários de Fão.

Além de possuir um extenso areal e dos bons acessos, a Praia Suave Mar está inteiramente equipada com bebedouros de água potável, um circuito de limpeza e depósitos para recolha de dejetos.

4. Praia da Ramalha Sul (Esposende)

Praia da Apúlia
Esposende. Por Joseolgon

Ainda no concelho de Esposende, a Praia da Ramalha Sul também passou a permitir animais de estimação no areal, desde junho de 2018, no âmbito do Plano Estratégico Municipal de Esposende para o Bem-Estar Animal.

5. Praia dos Pescadores (Oeiras)

Praia Oeiras
Praia de Paço de Arcos, Oeiras. Por Vitor Oliveira

Desde de junho de 2020, a Praia dos Pescadores, também conhecida por Praia Velha, juntou-se à lista de praias em Portugal que permitem o acesso de animais de estimação. Embora não seja uma praia muito extensa, apresenta um areal bastante amplo com um pontão e fica localizada junto ao Centro Náutico de Paço de Arcos. 

A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Oeiras, que a esta permissão acrescentou um conjunto de regras e condições de higiene. Os cães têm de usar coleira ou peitoral e açaime ou trela e há um dispensador de sacos para os dejetos caninos.

6. Praia das Amoreiras (Torres Vedras)

Praia da Amoreira
Praia das Amoreiras. Por Vitor Oliveira

A Praia das Amoreiras é a mais recente praia em Portugal a permitir a entrada e presença de cães no areal e a única no concelho de Torres Vedras. Localizada junto ao miradouro de Santa Helena, esta é uma praia muito bonita, com um extenso areal e cujo acesso é feito por terra batida. A praia está equipada com bebedouros e dispensadores de sacos.

Casas de campo para onde pode levar o seu animal de estimação

Quem tem cão ou gato sabe bem a preocupação acrescida que surge na altura das férias: afinal onde posso deixar o meu companheiro de quatro patas? E porque não levá-los consigo? Retira stress ao animal por ficar longe de si e preocupação das suas costas. Basta escolher um alojamento que aceite o seu animal de estimação. E nós vamos ajudar. Apresentamos-lhe uma seleção de casas de campo em Portugal, onde o seu gato ou cão é muito bem-vindo.

Criança e cão no campo

Read more

Cão na praia
2 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap