Por tingterusawa

A Covid-19 veio colocar uma pausa nas viagens, mas podemos e devemos continuar a sonhar. Adiemos apenas aquela viagem que tínhamos desejado muito fazer e inspiremo-nos para fazer outras que nunca tínhamos pensado realizar. Por agora fique em casa e cumpra o distanciamento social, mas mantenha bem viva a vontade de percorrer todos os recantos de Portugal.

E porque não começar por descarregar algumas aplicações para o seu telemóvel que lhe serão úteis para planear a viagem e no decorrer da mesma? Aproveite este momento para fazer planos. Sugerimos-lhe 8 aplicações imprescindíveis para a sua próxima aventura.

1. PackPoint

Comecemos pelo início: fazer a mala. Para algumas pessoas esta tarefa é um verdadeiro quebra-cabeças, mas indispensável antes de qualquer viagem. Por isso, a aplicação PackPoint poderá ser uma grande ajuda para quem não gosta de fazer a própria mala.

A aplicação tem em consideração informações como o destino, a duração da estadia, a data de chegada e outras informações especialmente calculadas com a ajuda da previsão do tempo. Assim, é possível escolher o que levar na mala de uma forma muito mais rápida e sem ficar com aquela sensação de nos termos esquecido de alguma coisa.

2. Maps.me

Se viaja de carro, então tem mesmo que descarregar a aplicação Maps.me, uma app que lhe permite ver mapas offline. Esta aplicação móvel é ideal se for para áreas onde a cobertura de rede móvel seja fraca ou inexistente ou então se não quer gastar dados móveis.

Descarregue o mapa antes de sair para a estrada, o mesmo ficará armazenado no seu telemóvel e poderá localizar endereços, traçar uma rota, marcar pontos de interesse e deixar as suas próprias notas. Além disso, pode ainda descarregar guias com base nos seus interesses para completar as informações do destino.

3. CP (Comboios de Portugal)

Se optar por percorrer o país de comboio, saiba que a CP (Comboios de Portugal) tem uma aplicação para consulta de horários e compra de bilhetes. A App CP permite-lhe fazer a compra do seu bilhete Alfa Pendular, Intercidades e complemento de viagem em Regionais, InterRegionais, comboios urbanos do Porto e de Coimbra.

É ainda possível adicionar os passageiros que o acompanham nas suas viagens, escolher o lugar e consultar todos os horários em modo offline. Através de um sistema de georreferenciação, pode ainda saber quais os comboios a passar na estação mais próxima de si e receber alertas e informações sobre ofertas.

4. Splitwise

Para quem viaja em grupo, a aplicação Splitwise poderá ser uma ferramenta muito útil para evitar situações desagradáveis por causa das despesas partilhadas.

Através desta app, todos os elementos do grupo poderão acrescentar os gastos em comum para que a aplicação divida e faça as contas automaticamente. A Splitwise irá tornar as férias mais relaxadas e ajudar a assegurar que ninguém fica a dever nada a ninguém.

5. Visit Portugal

O guia de viagem oficial Visit Portugal irá ajudá-lo a organizar o seu itinerário, obter informação turística em tempo real, aceder à sua conta pessoal e aos seus conteúdos favoritos e pesquisar na base de dados a nível nacional.

Tem ainda a possibilidade de descarregar informação para acesso offline. A app Visit Portugal está disponível em 10 idiomas. Com informação georreferenciada, poderá ver o que está mais perto de si, a partir da sua posição geográfica, com realidade aumentada, com sugestões de férias à escolha, de acordo com o seu interesse.

6. Storyo

As viagens fazem mais sentido quando partilhadas com quem mais gostamos e é por isso que a app Storyo é essencial nas suas próximas aventuras com amigos e família. A aplicação 100% portuguesa recolhe dados existentes nas suas fotografias, como hora e local em que foram tiradas, acrescenta informação complementar da Internet, como mapas, e permite ao utilizador acrescentar títulos e legendas.

Depois é só indicar onde começa e acaba a história que a app faz o resto. A Storyo assegura que as suas memórias e experiências serão eternizadas em vídeos curtos, simples e que pode partilhar nas redes sociais.

7. TripIt

A app TripIt é a verdadeira “tudo em um”: organiza toda a informação do itinerário para que possa aceder a tudo num único lugar. É especialmente útil se vai fazer uma viagem com múltiplos destinos, onde terá que utilizar diferentes meios de transporte e onde ficará hospedado em vários alojamentos.

Apenas tem que inscrever-se na app com o endereço de email onde recebe as várias confirmações relativas à viagem que a aplicação fará o resto e irá traçar todo o plano da viagem.

8. SkyView

Para quem gosta de observar as estrelas – e Portugal tem inúmeros lugares perfeitos para contemplar os astros -, mas não é um experto da astronomia, a app SkyView dá uma ajuda. Não precisa de ser um astrónomo para encontrar estrelas e constelações, só precisa de abrir a aplicação e deixar-se guiar pelo SkyView. A app é muito simples e intuitiva e irá ajudá-lo a identificar corpos celestes no céu, de dia ou de noite.

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.