Porto Moniz, cenário vulcânico de rara beleza

Sofia
Porto Moniz

Por Balate Dorin

A vila de Porto Moniz está situada ao norte da ilha da Madeira e constitui uma das mais antigas regiões habitadas da ilha. E está localizada no sopé da montanha com vista privilegiada ao oceano Atlântico. Sua principal atração vila são sem dúvida as piscinas naturais, onde as águas brotam de formações rochosas de lava e que são enchidas pela maré com águas cristalinas.

A vila é uma das localidades mais fotografadas da Ilha da Madeira, pelo seu imenso valor paisagístico e natural, repleto por campos verdejantes cultivados no terreno bem acidentado e a diversidades de praias ornamentadas pelas pedras de origem vulcânica.

Continuar a ler …

Serra da Arrábida, belas praias com atmosfera a montanha

escapadaruralpt
Serra da Arrábida

Serra da Arrábida. Por Mario Mendes

Serra da Arrábida está situada na margem norte na península de Setúbal, mesmo ao lado da capital Lisboa. A serra é banhada pelo estuário do Rio Sado. Com um clima temperado mediterrânico, a região oferece um casamento perfeito entre as belas praias e as delícias da serra, e ainda apresenta uma flora rica e diversa.

O parque natural da Arrábida destaca-se por sua riqueza ambiental e cortada por afloramentos rochosos e abundantes areais de suas praias. Sendo um local perfeito para usufruir de tranquilidade, natureza e aventura para os que desejarem.

Dentre suas diversas praias, com destaque para a Praia de Galápos e a Praia da Figueirinha. No entanto, uma das mais afamadas praias da região é o da Praia do Portinho da Arrábida, onde se pode disfrutar da areia branca e das águas transparentes convidativas ao mergulho. À frente da Praia do Portinho poderá contemplar uma magnífica paisagem e uma pequena ilha rochosa, chamada Pedra da Anicha. 

Continuar a ler …

Percursos a pé e em bicicleta para descobrir Portugal

Escapada Rural
Praia do Camilo

Praia do Camilo. Por artem evdokimov

Em Portugal somos abraçados pela brisa, pelos aromas, pela natureza e pelo o som do mar. Aqui é fácil maravilhar-nos com as paisagens dos bosques, dos rios, das vilas históricas que surgirão no nosso caminho como um tesouro secreto.

Temos pela frente temos 3 759 quilómetros de percursos certificados, que nos brindam com uma panóplia de aventuras para viver e contar. Quer seja a pé ou de bicicleta, os caminhos de Portugal são uma das melhores formas de descobrir a riqueza cultural e ambiental do país, 365 dias por ano.

Continuar a ler …

Rota pelos principais bairros judeus de Portugal

Mafalda Franco
Medieval Sephardic Synagogue (13th / 14th century) in the left i

Por StockPhotosArt

Os judeus praticaram em segredo a sua religião na Península Ibérica. Aí viveram séculos de prosperidade. Centraram-se em áreas como as finanças, medicina e na expansão da sua cultura durante o domínio muçulmano até 1942, altura em que os Reis Católicos e mais tarde em 1497 o rei de Portugal D. Manuel declararam a sua expulsão da Península.

Os filhos de Sião que negaram a converter-se ao catolicismo e decidiram permanecer na Península Ibérica, tiveram que praticar o judaísmo por detrás de muros, entre ruas estreitas, entre sussurros, na obscuridade como sombras. Desse modo, foram os criptojudeus de Portugal que mantiveram a sua religião e a cultura em silêncio durante 500 anos.

Continuar a ler …

Razões para assistir ao Festival Terras Sem Sombra em Portugal

Escapada Rural
The river Guadiana and the village of Mertola. Alentejo Region

Mertola. Por alexilena

O Alentejo vai de oeste a este, desde Sines na costa até Barrancos, na fronteira com Huelva, Espanha. A sul do Tejo existem, de ponta a ponta uns 190 quilómetros: os montados, um horizonte plano, sobreiros, campos de trigo, oliveiras, algumas videiras, o rio Guadiana, varas de porcos, um mundo agrícola cheio de tradições e uma cultura que se quer preservar.

Este é o mundo que vamos descobrir se seguimos a rota do Festival Terras Sem Sombra, um festival único.

Continuar a ler …

Festival Internacional de Música do Marvão

escapadaruralpt
Marvao

Por Fotoeventis

Dizem que foi enquanto o diretor de uma orquestra alemã percorria o Alentejo em bicicleta que se deparou com a pequena povoação medieval chamada Marvão. Apaixonou-se tanto por ela ao ponto de construir a sua própria casa aí. Um dia, ao contemplar a paisagem desde a janela do seu lar imaginou essa paisagem perfeita acompanhada de música ao vivo e suspirou Eureka.

O diretor da orquestra em questão era Cristoph Poppen e junto com a sua esposa foram os criadores do Festival Internacional de Música do Marvão, que este ano se celebra de 20 a 29 de julho, porém a primeira edição celebrou-se durante um fim de semana do verão de 2014. Aquele sonho megalómano converteu, pouco a pouco, este espetáculo num reconhecido festival de música clássica. Hoje em dia viaja-se até Marvão atraído não só pela vista mas também pelo ouvido.

Continuar a ler …

12 Aldeias históricas de Portugal

escapadaruralpt
Sortelha

Por Peek Creative Collective

Hoje em dia sente-se paz, mas em outros tempos, nas terras da Beira portuguesa, viveram-se lutas, combates, conquistas… e fossem entre espanhóis e portugueses, muçulmanos e cristãos ou de invasores franceses, todas passaram por aqui.

As Aldeias Históricas de Portugal podem parecer lugares salpicados em um mapa, mas o certo é que ajudaram a lutar pela história de um país delimitando a fronteira com Espanha. Estas aldeias cresceram à volta de castelos e refugiaram-se atrás de muralhas, receberam cartas forais e privilegiados foram aqueles que aqui se estabeleceram.

As capelas, igrejas e lendas que as constituem contribuíram, outrora, para criar a pátria. Nos dias de hoje depois de todas as batalhas ficamos com este grupo de aldeias e conhecê-las é fazer uma viagem a outra época, com todas as comodidades do nosso tempo.

Continuar a ler …

Coimbra, a cidade mais romântica de Portugal

escapadaruralpt
Coímbra

Coímbra. Por S-F

É necessário afastar-se um pouco da zona cêntrica de Coimbra e ir, por exemplo, até à Avenida Conimbriga, junto à ponte de Santa Clara e ver como as fachadas amontoadas na colina se erguem desde o rio Mondego até a antiga universidade, imagem que caracteriza Coimbra como um ponto de referência cultural.

Nos dias luminosos, o branco das fachadas contrastam com o azul do céu e com sorte talvez alguma nuvem acabe por criar a panorâmica perfeita, digna de um postal.

No fado Coimbra é uma lição, cantado maravilhosamente pela voz da Amália Rodrigues, a letra já nos dá uma primeira pista de que nos encontramos na cidade mais romântica de Portugal:

“Coimbra onde uma vez
Com lágrimas se fez
A história dessa Inês tão linda”

Continuar a ler …

Monsanto, uma aldeia entre rochas

escapadaruralpt
Monsanto

Monsanto

Podiam ter sido os moradores de Monsanto a inventar a expressão “o mundo está prestes a cair-me em cima” já que a este pequeno povo parece que lhe caíram, literalmente, enormes pedras da montanha sobre as suas casas.

É curioso, como conseguiram que um lugar repleto de enormes pedras fosse povoado por pessoas e o mais impressionante é que o resultado dessa improvável junção seja tão estupendo.

Continuar a ler …

12345