Passadiços do Paiva

516 Arouca. Por Ângela Coelho

O nome diz tudo. São 516 metros de extensão que fazem da “516 Arouca” a mais longa ponte pedonal suspensa do mundo, localizada, claro está, em Arouca, no distrito de Aveiro. A ponte liga a margem de Canelas à encosta de Alvarenga a 175 metros de altura sobre a secção mais agitada do rio Paiva.

Situada junto aos famosos Passadiços do Paiva, enquanto percorre a ponte terá uma vista deslumbrante sobre a Garganta do Paiva e a Cascata das Aguieiras, ambos importantes patrimónios geológicos do Arouca Geopark, reconhecido em 2009 pela UNESCO.

A largura útil do tabuleiro é de 1,20 metros, sempre com guarda lateral, e o pavimento é constituído por gradil metálico, que tem a vantagem de não oferecer grande resistência ao vento, tornando a estrutura mais estável em condições de vento forte. A ponte está preparada para receber 30 pessoas em simultâneo.

516 Arouca vista dos Passadiços do Paiva. Por Ângela Coelho

Em construção desde maio de 2018, a “516 Arouca” é inspirada nas pontes incas que atravessavam os vales das montanhas dos Andes.

A pré-abertura da ponte tinha sido inicialmente definida para outubro de 2020, mas devido à situação atual de pandemia ainda não é possível atravessar os 516 metros sobre o rio Paiva. No entanto, a tabela de preços já está definida: 12 euros para o bilhete normal.

Além do bilhete normal, o tarifário prevê também bilhetes a 10 euros para estudantes e maiores de 65 anos, assim como packs familiares. As crianças com menos de seis anos não poderão realizar o trajeto.

Os bilhetes estarão disponíveis online e darão também acesso aos 8,7 quilómetros dos Passadiços do Paiva, uma vez que a nova ponte é um complemento desse percurso turístico sobre as escarpas do rio. No entanto, não estão disponíveis bilhetes a um preço diferente para quem quiser visitar apenas a ponte sem aceder ao restante trajeto.

516 Arouca. Por Ângela Coelho

O acesso à ponte pode ser feito através da entrada dos Passadiços do Paiva, do lado da praia fluvial do Areinho. Portanto, o processo mais simples será deixar o carro no parque de estacionamento do Areinho.

A “516 Arouca” supera em 16 metros a Europaweg ou Ponte Charles Kuonen, inaugurada a 29 de julho de 2017, que liga Grächen e Zermatt na Suíça e que era até então a maior ponte pedonal suspensa do mundo.

Apesar de a ponte de Arouca ainda não ter aberto ao público, já há quem lhe queira roubar o título. O município de Torre de Moncorvo pretende construir a maior ponte pedonal do mundo com cerca de 750 metros, para unir as duas margens do rio Douro, entre o Museu do Côa, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, e o Alto da Barca, no Peredo dos Castelhanos, em Torre de Moncorvo.

Mas discussões sobre qual é – ou será – a maior ponte pedonal suspensa do mundo à parte, o melhor de tudo é poder apreciar paisagens magníficas, com um pouco de adrenalina à mistura.

Casas de campo em Arouca

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.