Lago do Alqueva. Por Fotoeventis

Sabia que as noites mais favoráveis à observação dos astros são as de lua nova? Nessas noites o céu está mais escuro, proporcionando assim um cenário ideal para a contemplação das estrelas e outros corpos celestes. Nos últimos anos tem-se notado um crescente interesse geral da população pelo astroturismo ou turismo astronómico.

Inicialmente, este tipo de turismo estava orientado para satisfazer os interesses de astrónomos e aficionados da astronomia. Contudo, hoje há cada vez mais leigos interessados em visitar lugares propícios à observação astronómica, porque é cada vez mais difícil ver a galáxia com clareza devido ao aumento da poluição luminosa.

A moda do astroturismo também já chegou a Portugal. Segundo a Fundação Starlight, responsável pela qualidade de observação do céu e que elege os melhores locais para contemplar os astros, a região do Alqueva, no distrito de Évora, é considerada uma das melhores para observar o céu.

Reserva Dark Sky Alqueva. Por artph

O Grande Lago Alqueva é assim o primeiro destino no mundo a ostentar o selo de qualidade – Starlight Tourism Destination Certification, concedido pela Fundação Starlight, com o apoio da UNESCO, da Organização Mundial do Turismo e do Instituto Astrofísico das Canárias (IAC). A Rota Dark Sky inclui áreas de concelhos portugueses e espanhóis, sendo também o primeiro Destino Starlight Transfronteiriço do Mundo e venceu em junho de 2019 o prémio de Turismo Responsável dos World Travel Awards.

Esta certificação baseia-se na qualidade do céu noturno que tem que ter particularidades únicas para a prática e desenvolvimento do astroturismo. Noites límpidas, temperaturas amenas e fraca poluição luminosa são algumas das caraterísticas desta área de 10 mil quilómetros quadrados em redor do Lago Alqueva que o tornam no lugar ideal para observar o céu e as estrelas.

Lago do Alqueva. Por Mauro Rodrigues

O Observatório Dark Sky, localizado na Cumeada, uma pequena aldeia perto de Reguengos de Monsaraz, foi criado exatamente para impulsionar o turismo astronómico nesta zona, convidando os turistas à contemplação do céu estrelado. Equipado com telescópios de vanguarda para a observação solar e astronómica, o observatório oferece uma grande variedade de atividades que permitem aliar à observação astronómica experiências de sensações e sabores.

Há atividades para todos os gostos como observação de pássaros, caminhadas, passeios a cavalo, observação da vida selvagem, canoagem, passeios de balão, yoga, jantares à beira do lago, atividades infantis e, claro, observação de estrelas.

Também em Reguengos de Monsaraz fica localizado o Observatório do Lago Alqueva (OLA) que todos os dias organiza sessões de duas horas, onde poderá aprender a encontrar a estrela polar, a identificar as constelações e conhecer as suas lendas. Também há atividades para crianças, onde os pequenos cientistas aprendem mais sobre Ciência e Astronomia de forma divertida num ambiente descontraído.

Monsaraz. Por Mauro Rodriguez

A importância do astroturismo para a região levou a que o Município de Reguengos de Monsaraz substitui-se em 2016 todas as luzes públicas por luzes LED apontadas para o chão para reduzir a poluição luminosa.

Mas há muito mais para ver nesta região única e rica em património cultural e natural. Enquanto espera que anoiteça, aproveite os dias para visitar o Castelo de Monsaraz, o conjunto Megalítico do Olival da Pega, o Cromeleque do Xerez, o Menir do Outeiro e da Bulhoa, e a praia fluvial de Monsaraz.

Casas de campo em Reguengos de Monsaraz

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.