Lisboa. Por Sean Pavone

O estilo de vida vegano tem se popularizado um pouco por em todo o mundo, seja por uma questão de bem-estar, uma vez que muitos estudos apontam benefícios a este tipo de alimentação, ou por uma questão de proteção animal, uma vez que os veganos não consomem qualquer produto de origem animal, nem sequer o leite ou o mel.

Por isso, quando se trata de escolher o próximo destino de férias, o tipo de alimentação oferecido no local é um requisito a ter em conta para quem tem restrições alimentares. Assim, alugar um apartamento para se poder cozinhar, ter supermercados especializados por perto ou restaurantes com estas opções fazem parte cada vez mais dos critérios de escolha, que são tidos em conta na hora de escolher o destino de férias.

«Os turistas com requisitos nutricionais específicos, muitas vezes, escolhem uma casa ou apartamento de férias em vez de um hotel, pois eles podem facilmente preparar refeições a seu gosto em vez de verificar a lista de ingredientes no buffet do hotel», diz Fernando Esteves, gerente da Holidu em Portugal.

Assim, uma vez que escolher uma cidade para férias ou para um simples fim de semana não passa só pela animação ou monumentos a visitar, o portal de casas de férias, Holidu, apresenta um ranking com a seleção das 10 cidades portuguesas mais vegan-friendly, ou seja, que facilitam a alimentação aos veganos e, claro, aos vegetarianos. Conheça o top 10 de seguida.

1. Lagos

Por Ricardo Furtado

O pódio das cidades mais vegan-friendly de Portugal é uma surpresa para aqueles que esperavam Lisboa ou Porto no topo da tabela. Lagos, localizada no Barlavento Algarvio, é uma cidade muito admirada pelas praias lindas e acessíveis. Mas além de beleza natural a cidade também oferece opções culinárias para todos os gostos, inclusive os veganos. E isto acontece porque o Algarve sempre foi uma cidade muito procurada pelos turistas, muitos deles com opções veganos há muito anos.

2. Porto

Porto

Por Pilar Andreu

Já o segundo lugar não é uma grande surpresa, pois apesar de os pratos portuenses mais famosos serem as Tripas e a Francesinha, a cidade Invicta já está acostumada a receber turistas de todos os tipos e, portanto, oferece uma culinária que reflete esta variedade. Vai encontrar já muitos spots onde pode comer ou comprar alimentos sem qualquer adição de produto animal.

3. Faro

Faro, Portugal.

Por Olga

A capital algarvia completa o pódio de cidades mais vegan-friendly de Portugal. Por ser para muitos o ponto de chegada a Portugal, Faro recebe um grande número de turistas internacionais que influencia a grande variedade da culinária local. A razão é a mesma já apresentada para Lagos.

4. Lisboa

Lisboa

Lisbon's Gloria funicular classified as a national monument opened 1885 located on the west side of the Avenida da Liberdade connects downtown withBairro Alto.

Se está surpreendido por ver a capital em quarto lugar, pois saiba que Lisboa ocupa uma posição um pouco mais baixa em comparação com as outras cidades portuguesas porque, apesar de contar com uma enorme quantidade de mercados e restaurantes veganos, a cidade também tem a maior população em Portugal. Ou seja, aqui é a matemática a funcionar neste ranking. Mas, de facto, em quantidade, será a cidade com mais opções veganas no país.

5. Funchal

Funchal, madeira

Por anitasstudio

Não é uma surpresa que a capital da ilha da Madeira figure no ranking já que a ilha é um paraíso para os apaixonados por frutas exóticas e vegetais variados. Com um grande perfil para o turismo estrageiro, sempre se habituou aos hábitos alimentares veganos mais comuns a estrangeiros, mas que cada vez mais fazem também parte das opções dos portugueses.

6. Ponta Delgada

Ponta Delgada

Por Por fmb

A capital dos Açores também beneficia de um clima propício à plantação de vegetais que fazem com estes sejam encontrados sempre frescos nos mercados ou nos restaurantes que oferecem pratos apenas à base destes ingredientes. E se é um paraíso em termos de natureza, também o é em termos de alimentação vegana.

7. Aveiro

Aveiro, Portugal

Por Elena Sistaliuk

Já os adeptos da dieta vegana que pretendem viajar para o centro de Portugal podem considerar Aveiro como uma ótima opção não só pelas belezas da cidade, mas também pela ótima oferta de pratos sem ingredientes animais.

8. Coimbra

coimbra

Por Pixabay

A proporção de adeptos da dieta vegana é maior entre pessoas mais jovens, portanto, não é uma surpresa que Coimbra, conhecida como a cidade dos estudantes, apareça com destaque no ranking, já que a cidade possui por natureza um espírito jovem e inovador.

9. Braga

Braga

Por Pixabay

Também é uma cidade que se orgulha do seu espírito jovem, tanto que em 2012 Braga foi distinguida como a Capital Europeia da Juventude, o que propiciou a realização de vários projetos de cariz social, político e cultural envolvendo jovens. Por isso, não é de se admirar que a cidade também esteja na vanguarda quando se trata de nutrição.

10. Setúbal

A cidade de Setúbal fecha a lista de cidades mais vegan-friendly de Portugal graças ao crescimento das opções de restaurantes veganos na cidade. A cidade do rio azul e da serra da Arrábida tem também uma grande variedade de produtos hortícolas e de frutos produzidos na região. O Mercado de Livramento, no centro da cidade, é um paraíso para quem adora frescos.

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.