Praia do Meco. Por Alizada Studios

A prática de naturismo está cada vez mais desenvolvida em Portugal. Já existem oito praias oficiais para a sua prática e estima-se que sejam cerca de 10 mil os praticantes desta filosofia de vida ligada ao bem-estar pessoal e ao contacto com a natureza.

Mas comecemos por distinguir os conceitos de nudismo e naturismo. A diferença está basicamente na forma como se vive o naturismo e o nudismo, ou seja, enquanto que o naturismo se baseia num estilo de vida, o nudismo engloba apenas as pessoas que gostam de estar nuas em ambiente público ou privado.

O naturismo tem também mais presente o conceito de respeito pela natureza, pelas práticas mais saudáveis e até pela forma como nos alimentamos.

No fundo, a definição de naturismo consiste num modo de vida em harmonia com a natureza caracterizado pela prática de nudismo em grupo, que tem como intenção favorecer o autorrespeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente.

O naturismo tem como base o respeito por si próprio e pelos demais, assim como a aceitação das diferenças e características pessoais de cada pessoa. Reforça a autoestima, a aceitação das imperfeições de cada um, bem como a liberdade e ausência de preconceitos.

Neste contexto, exibicionismo, comportamentos de carácter sexual e posturas menos próprias são inaceitáveis junto desta comunidade. As regras são de senso comum e baseiam-se no respeito pelos demais.

Posto isto, se é praticante ou pretende praticar naturismo, o melhor é procurar uma entidade naturista para fazer uma escolha acertada dos espaços onde é possível praticar naturismo e conhecer as regras.

Por aqui, vamos dar-lhe a conhecer as oito praias oficiais em Portugal Continental, onde é possível ir ao banho como veio ao mundo.

1. Praia das Adegas

Por Pedro Ponce Asensio

A Praia das Adegas é uma praia pertencente à freguesia de Odeceixe, concelho de Aljezur, no Algarve. A sul da Praia de Odeceixe surge uma pequena enseada, sendo esta a praia oficial para a prática de naturismo. Em situação de maré cheia, é acessível através de um caminho pedonal que desce pela arriba junto ao miradouro. O trilho é íngreme e seguido de uma escadaria de madeira.

2. Praia da Adiça

Fonte da Telha. Por gecas72

Também conhecida por Praia da NATO, esta praia está localizada a cerca de dois quilómetros a sul da Fonte da Telha, no concelho de Almada. Está conotada como praia naturista oficial desde junho de 2015, apresentando um areal muito extenso com cerca de 1,4 km. O acesso a esta praia faz-se através da estrada municipal ou através do comboio Transpraia, caminhando para sul a partir da última paragem, ou ainda a partir das instalações da NATO, descendo a falésia pelos caminhos existentes.

3. Praia dos Alteirinhos

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Por Justraveling.com

Esta praia está localizada perto da Zambujeira do Mar, na Costa Vicentina, Alentejo. Vai ficar impressionado com a beleza deste local, com a forma como o sol brilha na maré baixa e traz à superfície os mexilhões, as vieiras, as conchas e os moluscos. As praias desta zona são imensas e facilmente se encontra sozinho na praia, mas esta está identificada como oficialmente naturista.

4. Praia do Barril (Homem Nu)

Por Carlos Pinto

A Ilha de Tavira, no Algarve, é o local perfeito para quem gosta de estar em espaços grandes e banhar-se em pleno contacto com a natureza. O acesso à ilha é feito por uma ponte que atravessa a Ria Formosa seguindo-se um trilho e caminho pedonal que atravessam a ilha, num total de cerca de 1,5 quilómetros. Não é permitida a circulação de bicicletas nem de veículos motorizados neste percurso. A cerca de um quilómetro da última concessão de toldos da praia do Barril, para poente, e sem vigilância, fica a praia deserta e selvagem do Homem Nu.

5. Praia da Bela Vista

Costa de Caparica. Por Alvesgaspar

A Praia da Bela Vista encontra-se ao longo da Costa de Caparica. A área legalmente naturista inicia-se na zona 17 e termina a 700 metros a norte do apeadeiro da Fonte da Telha. É habitualmente frequentada por famílias e windsurfistas. Esta praia reúne boas condições para passar um dia excelente na praia: surf, areia, espaço, serviços públicos e bons bares. O acesso pode ser efetuado por estrada municipal ou através do comboio Transpraia saindo na paragem número 17.

6. Praia da Barreta

Por Animaris

A Ilha da Barreta, ou Deserta, fica no Algarve, mais precisamente em Faro. Apenas numa parte da praia é legal fazer nudismo, mas concretamente o terceiro e último areal está destinado a naturistas. Mas vale a pena procurá-lo. Está numa área totalmente desabitada da Ria Formosa e oferece 10 quilómetros de silêncio e sossego, tanto na praia marítima como na de ria. Sobrevoada por andorinhas do mar, esta ilha abriga várias espécies de aves, que nela veem o refúgio perfeito.

7. Praia do Meco

Por Alizada Studios

A Praia do Meco é a meca do naturismo em Portugal, desde os anos setenta. Está localizada a 40 quilómetros a sul de Lisboa e abaixo da maravilhosa Serra da Arrábida. A praia da Aldeia do Meco permaneceu praticamente desconhecida devido ao isolamento e difíceis acessos. Começou a ganhar fama no princípio da década de 1970, porque um grupo de hippies americanos, suecos e holandeses a terá descoberto. Foi o naturismo que celebrizou a Praia do Meco. Com cerca de 4 quilómetros de extensão e com um mar por vezes bravio, é a parte a sul da grande duna que se encontra legalizada para a prática de naturismo.

8. Praia do Salto

Por PUNTOSTUDIOFOTO Lda

Apesar de linda, a Praia do Salto é bastante pequena. Situa-se entre Sines e Milfontes, na Costa Vicentina. A praia não tem nenhum serviço disponível, mas tem rochas onde caem fluxos de água doce que se transformam na torneira perfeita para lavar o corpo do sal antes de entrar no carro e seguir viagem. Mas, claro, só depois de aproveitar estas águas tal e qual veio ao mundo.

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.