Magazine Natureza Baloiço da Boneca: baloiçar com vista para o Douro

Baloiço da Boneca: baloiçar com vista para o Douro

37 Shares
Baloiço da Boneca
Baloiço da Boneca. Fonte: Junta de Freguesia de Sebolido

A Serra da Boneca já era um local muito visitado e procurado por aqueles que gostam de fazer caminhadas na natureza e procuram adrenalina para explorar novos trilhos. Mas o miradouro e o baloiço aí colocados vieram adicionar mais uma razão para visitar este lugar com uma vista incrível sobre o rio Douro.

O primeiro baloiço, colocado em julho de 2019, foi um sucesso enorme e atraiu milhares de turistas que queriam uma fotografia a baloiçar com a paisagem da serra e do rio como pano de fundo. Contudo, poucos meses depois, no final do mesmo ano, o baloiço acabou por ser retirado. A grande quantidade de carros impedia o acesso ao parque eólico da serra, o que complicava os trabalhos e colocava a segurança dos visitantes em risco. 

Miradouro da Boneca
Miradouro da Boneca. Fonte: Junta de Freguesia de Sebolido

Um outro baloiço foi instalado em outubro de 2020 num novo local, com uma paisagem semelhante à anterior e com acesso próprio. O novo baloiço trouxe companhia e foi também colocado na zona um miradouro. Quem não quiser baloiçar, pode sempre subir à plataforma de madeira, colocada em cima de uma rocha, de onde se pode contemplar o rio Douro a perder-se no horizonte.

A iniciativa da criação do Baloiço da Boneca partiu de um grupo de amigos – conhecidos como Amigos da Boneca – da freguesia de Sebolido, concelho de Penafiel, com o objetivo de chamar a atenção do mundo para os encantos naturais da Serra da Boneca. O objetivo foi conseguido e até deram início a uma moda que se espalhou por Portugal: baloiços em lugares com paisagens maravilhosas.

Como chegar até ao Baloiço da Boneca?

Miradouro da Boneca
Miradouro da Boneca. Fonte: Junta de Freguesia de Sebolido

Na página de Facebook “Baloiço Da Boneca”, os precursores da iniciativa chamam a atenção para o respeito pela natureza e pela aldeia de Sebolido e pelos seus habitantes. Por isso, o melhor mesmo é estacionar o carro na aldeia e seguir o trilho que parte da Junta de Freguesia. A partir daí, um pequeno caminho vai levá-lo até esta maravilha. A pé, sempre a subir. São 500 metros até ao miradouro e outros 500 metros para o baloiço, seguindo a sinalética.

Se vier do Porto, basta apanhar a A43 e um pequeno troço da A41 até Broalhos e daí seguir pela N108 até Sebolido. Se vier de Lisboa, deve seguir pela A1 e posteriormente a A41 até Broalhos e daí seguir pela N108 até Sebolido.

Miradouro da Boneca
Miradouro da Boneca. Fonte: Junta de Freguesia de Sebolido

O grupo chama também a atenção para que os visitantes estacionem as viaturas em “locais que não condicionem o trânsito e os acessos”. 

O trilho tem um pouco de inclinação, por isso, foram instaladas cordas de segurança ao longo do percurso, o que faz dele um trilho apto para se fazer em família.

Trilho Baloiço da Boneca
Trilho Baloiço da Boneca. Fonte: Junta de Freguesia de Sebolido

Outro dos avisos do grupo nas redes sociais alerta para o facto de não ser permitido fazer o trilho de bicicleta ou mota. “Não queremos que estraguem o que nos custou a fazer e pela segurança dos caminhantes”, escrevem.

Lugares para baloiçar com as melhores vistas

Está muito enganado se pensa que os baloiços são coisas de crianças. Há uma nova moda em Portugal que leva os apaixonados pela fotografia perfeita a percorrem quilómetros para terem as melhores vistas do país enquanto balançam ao som da natureza. Há cada vez mais baloiços de madeira panorâmicos espalhados por Portugal que tornam qualquer fotografia partilhada nos redes sociais num autêntico sucesso, sem sequer precisar de filtros.

Read more

10 miradouros para apreciar paisagens incríveis

Embarque connosco nesta viagem por alguns dos miradouros de Portugal de onde poderá desfrutar das vistas mais incríveis.

Read more

37 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap