Magazine Slider 16 baloiços com as melhores vistas em Portugal

16 baloiços com as melhores vistas em Portugal

374 Shares
Baloiço do Trevim
Baloiço do Trevim. Por Raquel Rosa

Está muito enganado se pensa que os baloiços são coisas de crianças. Há uma nova moda em Portugal que leva os apaixonados pela fotografia perfeita a percorrem quilómetros para terem as melhores vistas do país enquanto balançam ao som da natureza.

Há cada vez mais baloiços de madeira panorâmicos espalhados por Portugal que tornam qualquer fotografia partilhada nas redes sociais num autêntico sucesso, sem sequer precisar de filtros.

Grande parte dos baloiços ficam localizados no alto de montanhas fazendo com que a paisagem seja realmente avassaladora. Descubra connosco alguns dos lugares para baloiçar ao ritmo do vento.

1. Baloiço do Trevim

Baloiço do Trevim
Baloiço do Trevim. Por Carolina Leitão

A 1200 metros de altitude e com uma paisagem espetacular sobre a Serra da Lousã fica o baloiço do Trevim, precisamente no ponto mais alto da serra – o Alto de Trevim.

O baloiço foi construído pelo projeto Isto é Lousã, uma iniciativa pensada por um grupo de jovens com o objetivo mostrar o melhor da região da Lousã. Sente-se no baloiço, respire o ar puro e não se esqueça de tirar a fotografia perfeita. Se for ao pôr-do-sol, o momento será ainda mais mágico.

2. Baloiço do Burgo

Baloiço do Burgo
Baloiço do Burgo. Por Carolina Leitão

Se não gosta de alturas, então este baloiço poderá ser uma boa opção para si. O baloiço do Burgo também faz parte do projeto Isto é Lousã e situa-se nas piscinas da Nossa Senhora da Piedade ou do Burgo, na localidade com o mesmo nome. Este baloiço é diferente e especial porque fica sobre a água, num ambiente tranquilo e etéreo, perfeito para tirar fotografias.

O baloiço do Burgo só está disponível entre julho e outubro ou novembro, altura de menor caudal da ribeira, para não colocar em perigo a segurança de quem o visita.

3. Baloiço do Seminário Maior de Coimbra

Baloiço do Seminário Maior de Coimbra
Baloiço do Seminário Maior de Coimbra. Por Paulo Fernandes

Outro dos lugares que também já é um sucesso no Instagram é o baloiço que fica por trás do Seminário Maior de Coimbra. Não existe sinalização a indicar o local exato, mas basta contornar o edifício para chegar ao baloiço com lugar para duas pessoas, com uma paisagem magnífica sobre o rio Mondego que serpenteia pela cidade ao fundo.

O lugar é tranquilo e até passa despercebido a quem não souber na existência do baloiço, por isso é perfeito para um momento de relaxamento e contemplação.

4. Baloiço do Talegre

Baloiço do Talegre
Baloiço do Talegre. Por Carolina Leitão

Os famosos baloiços da Serra da Lousã inspiraram um grupo de seis jovens a replicarem a ideia na sua terra, a aldeia de Alburitel, no concelho de Ourém.

O baloiço do Talegre – Talegre é um marco geodésico no cimo da serra – foi inaugurado a 16 de maio de 2020 e, desde então, têm sido vários os curiosos que passam pelo local e aproveitam uns minutos para relaxar e apreciar a bela vista sobre a serra de Alburitel. Além do baloiço, quem por ali passar poderá percorrer os vários trilhos que existem na serra, preparados também pelo mesmo grupo de jovens.

5. Baloiço Moldes-Arouca

Baloiço Moldes-Arouca
Baloiço Moldes-Arouca. Por sstefan

Não há muito a dizer sobre a nova atração turística do concelho de Arouca. O baloiço Moldes-Arouca situa-se no Parque de Merendas da Palma, no lugar de Fuste, na freguesia de Moldes. O melhor mesmo é visitar o local e confirmar por si a beleza da paisagem.

6. Baloiço de São Gens

Baloiço de São Gens
Baloiço de São Gens. Por João Barbeiro

Basta dizer que desde este baloiço terá uma vista panorâmica sobre Castelo de Paiva e o Douro para o convencermos a visitar o local e ter uma experiência agradável. O baloiço de São Gens situa-se na serra que lhe deu o nome, na freguesia de Santa Maria de Sardoura, em Castelo de Paiva.

Este lugar tem-se tornado muito conhecido e, por vezes, até já se formam filas para andar no baloiço e tirar aquela fotografia para fazer sucesso nas redes sociais.

7. Baloiço de Penedros da Cabeça

Baloiço de Penedros da Cabeça
Baloiço de Penedros da Cabeça. Por Artur Pombo Lopes

Foi também o baloiço do Trevim que inspirou Daniel Filipe Santos a construir o baloiço de Penedros da Cabeça, na freguesia de Lamas de Ferreira de Aves, no distrito de Viseu. O jovem de 23 anos começou a construir o baloiço durante a pandemia do coronavírus e tem como objetivo atrair pessoas à sua terra natal e dar a conhecer as bonitas paisagens.

O lugar onde está o baloiço chama-se Penedros da Cabeça porque à sua volta estão espalhadas várias cabeças de pedra que também vale a pena conhecer, como a Cabeça do Mudo, Cabeça do Cego, Cabeça do Homem, Cabeça do Camaleão e do Dragão.

8. Baloiço Nossa Senhora da Luz

Baloiço Nossa Senhora da Luz
Baloiço Nossa Senhora da Luz. Por Bruno Marques

Marco de Canaveses tem também um baloiço comunitário com vista para o rio Douro. O baloiço Nossa Senhora da Luz está instalado no Parque do Divino Salvador, junto à Igreja de Magrelos, na freguesia de Bem Viver. Foi construído pela comunidade local da freguesia e da paróquia e foi inaugurado no dia 10 de junho de 2020.

A magnífica vista sobre o Douro do Parque do Divino Salvador já era um marco do lugar, mas agora, com o novo baloiço, há ainda mais motivos para visitar o local e registar o momento.

9. Baloiço 440

Baloiço 440
Baloiço 440. Por Emanuel Duarte

A frase “O amor que nos une” cravada na madeira deste baloiço deixa a pista: este é um baloiço dedicado aos apaixonados! O baloiço 440 tem uma vista magnífica e fica em Fafe, junto à Capela de Santa Marinha, na freguesia de Freitas.

10. Baloiço de Colherinhas

Baloiço de Colherinhas
Baloiço de Colherinhas. Por Paulo Caldeira

Como o próprio nome indica, o baloiço de Colherinhas fica localizado em Colherinhas de Cima, em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. É um baloiço pitoresco e que nos convida a sentar e a balançar com a natureza que o circunda.

11. Baloiço da Boa Vista

Baloiço da Boa Vista
Baloiço da Boa Vista. Por Pedro Miguel Oliveira

A Pampilhosa da Serra também não quis ficar de fora desta moda dos baloiços com vistas deslumbrantes é precisamente aí que fica o baloiço da Boa Vista.

12. Baloiço de Mação

Baloiço de Mação
Baloiço de Mação. Por Rotas de Mação

É num dos pontos mais altos do distrito de Santarém que fica esta bonita e sólida estrutura em madeira, constituída pelo baloiço panorâmico e moldura. A serra do Bando dos Santos, antes conhecida como Bando Maior, em Mação, tem uma vista privilegiada sobre a área envolvente onde não faltam também vestígios de castros da idade do bronze, achados arqueológicos, fontes, e cavernas.

13. Baloiço do Ladário

Baloiço do Ladário
Baloiço do Ladário. Por José Oliveira

O baloiço do Ladário foi inaugurado no dia 21 de junho de 2020 na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no concelho de Marco de Canaveses.

O baloiço foi projetado e construído pelo grupo “Os dez mais”, uma associação de cicloturismo da freguesia. O sítio escolhido foi o Ladário, também conhecido pelo alto de Santiago, devido às vistas magníficas para o rio Douro e o rio Tâmega.

14. Baloiço da Pedreira

Baloiço da Pedreira
Baloiço da Pedreira. Por Hezir Proença

Tal como o nome indica, este baloiço fica mesmo situado numa pedreira desativada, em Castro Daire. A paleta de cores da paisagem é variada e vai desde o azul do lago até ao verde da vegetação, passando pelo branco do calcário das pedras.

Este é um espaço agradável, cuidado e com detalhes especiais, que se encontra comprometido com toda a natureza que rodeia o sítio.

15. Baloiço do Mezio

Baloiço do Mezio
Baloiço do Mezio

Se está de passagem pela serra do Soajo e pelo Parque Nacional Peneda-Gerês, saiba que tem mesmo que visitar o baloiço do Mezio, situado em Arcos de Valdevez. Deste ponto, terá uma vista 360º da paisagem a 900 metros de altitude num território que é Reserva Mundial da Biosfera. O melhor momento para visitar este lugar é ao pôr-do-sol.

16. Baloiço da Boneca

Baloiço da Boneca
Baloiço da Boneca. Por Carolina Leitão

O primeiro baloiço instalado na serra da Boneca, no concelho de Penafiel, fez as delícias de milhares de pessoas que fizeram fila para conseguirem a fotografia perfeita e contemplar a paisagem. No entanto, acabou por ser retirado devido à grande afluência de carros que impedia o acesso às eólicas da serra.

Contudo, já há um novo baloiço da Boneca, desta vez num novo local, mas com uma vista idêntica à anterior e com acessos próprios. A juntar ao baloiço, há também um novo miradouro, que partilha a mesma paisagem.

10 miradouros para apreciar paisagens incríveis

Embarque connosco nesta viagem por alguns dos miradouros de Portugal de onde poderá desfrutar das vistas mais incríveis.

Read more

374 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap