Bom Jesus de Braga. Por António Amen

Quem visita a cidade de Braga tem agora mais uma razão para deixar a preguiça de lado e subir a pitoresca escadaria do Santuário do Bom Jesus. Atenção: se o exercício físico não lhe apraz, também pode ir de carro ou até de funicular! O que não pode mesmo é deixar de visitar o mais recente monumento português a figurar na lista de Património Cultural Mundial da UNESCO.

O também conhecido por Santuário do Bom Jesus do Monte inclui um conjunto arquitetónico paisagístico integrado por uma igreja, um escadório, onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, e uma área de mata. No topo do monte, a vista sobre a cidade dos Arcebispos e arredores é de cortar a respiração, especialmente ao pôr-do-sol.

Se rumarmos mais a sul, também o Palácio Nacional de Mafra recebeu a classificação de Património Cultural Mundial da UNESCO. O conjunto composto pelo Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada de Mafra foi mandado construir por D. João V e o Palácio Nacional de Mafra é um conjunto arquitetónico barroco formado por um Paço Real, uma Basílica e um Convento.

Palácio Nacional de Mafra. Por Pedro

Portugal conta agora com 17 locais classificados como Património Mundial da UNESCO em território nacional, havendo ainda mais 11 que constituem património mundial de origem portuguesa no mundo.

O Centro Histórico de Angra do Heroísmo, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, em Lisboa, o Mosteiro da Batalha e o Convento de Cristo, em Tomar, foram os primeiros classificados, em 1983.

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.