Pode parecer estranho à primeira vista um artigo sobre casas de campo com capelas; a não ser que esteja a planear um casamento religioso no campo. Mas garantimos que há muito mais para descobrir nestes alojamentos que têm o privilégio de ter uma capela na sua propriedade.
Para começar, o facto de existir uma capela anexa à casa significa que é uma casa antiga e, por conseguinte, com muita história para descobrir. Se gosta de arquitetura, podemos também garantir que irá surpreender-se com algumas destas relíquias bem preservadas. Ficar numa destas 10 casas de campo é como visitar um museu, enquanto usufrui do conforto que merece.
1. Casa das Mouras (Rio de Moinhos, Tâmega e Sousa)
O início da construção da Casa das Mouras remonta ao século XVII, existindo ainda vestígios relativos à época bem patentes em vários pormenores arquitetónicos. Uma das relíquias que a casa conserva é a pequena capela, onde se destaca o altar bordado em talha dourada.
Inserida na Rota do Românico, a casa é constituída por sete suites e um quarto e tem capacidade para 17 pessoas. O alojamento também dispõe de amplas zonas de estar e lazer, com quatro lareiras. No exterior, encontrará um amplo jardim e uma piscina onde pode aproveitar para relaxar.
2. Casa de Abbades (Gandra, Alto Minho)
Situada na freguesia de Gandra, em Ponte de Lima, a Casa de Abbades é uma casa senhorial do século XVII, onde está bem patente a arte de bem-receber e sente-se a alegria e simplicidade das gente do Minho. A casa tem uma bonita capela que poderá visitar.
A propriedade dispõe de três casas independentes com capacidade para quatro a seis hóspedes. Esteja à vontade para usar a cozinha totalmente equipada, a piscina, o jardim e todo o espaço exterior envolvente. Sinta-se em casa e respire o verde da natureza.
3. Casa Grande de Juncais (Fornos de Algodres , Beiras e Serra da Estrela)
Construída no século XVI, a Casa Grande de Juncais é a casa fundadora da aldeia de Juncais, no concelho de Fornos de Algodres. Devido à sua importância histórica, este solar de granito está classificado como imóvel de interesse público. A propriedade inclui uma capela, dois pátios interiores e um jardim com fonte.
Na casa principal existem quatro quartos, duas suites e salas com lareira. Os apartamentos dos pátios interiores fazem parte integrante da Casa Grande. O alojamento dispõe ainda de duas piscinas exteriores, Wi-Fi grátis, bilhar, mesa de pingue-pongue, bicicletas, matraquilhos, sauna e um pequeno ginásio.
4. Terraços de Baco (Carrazeda de Ansiães, Douro)
Reza a história que o Frei D. Domingos Fernandes de São José, após a morte dos seus pais, possuía a quinta onde fundou no ano de 1760 uma capela dedicada a Santa Bárbara. Ao longo do tempo as casas da quinta com seus lagares escavados na pedra foram ficando degradados até restarem apenas ruínas. O Terraços de Baco nasce para dar uma nova vida à Quinta da Capela.
A propriedade é composta por nove quartos, todos com casa de banho privativa, sala de pequenos almoços e ainda um salão com vistas panorâmicas para os vinhedos e rio Douro, para realização de eventos vínicos.
5. Quinta de Pindela (Vila Nova de Famalicão, Ave)
As origens da casa senhorial da Quinta de Pindela remontam ao século XV e pertence à mesma família desde há 600 anos. A propriedade inclui uma capela, uma torre românica, um bonito jardim, com um lago e duas fontes, e até um aqueduto. A Quinta de Pindela recebe os seus hóspedes nas suas antigas casas de caseiros, típicas casas de lavoura minhotas, restauradas e decoradas com todo o conforto e comodidade.
Desde 2012 que a Quinta de Pindela está classificada como imóvel de interesse público. A propriedade, com cerca de 80 hectares, abrange a totalidade de um vale na aldeia de São Tiago da Cruz, em Vila Nova de Famalicão. Tipicamente minhota, a quinta está rodeada por uma vasta mata com árvores raras e centenárias.
6. Quinta de Gatão (Penafiel, Tâmega e Sousa)
A capela do século XVIII é só uma das minhas maravilhas que irá encontrar na Quinta de Gatão. Situada numa zona privilegiada do vinho verde, entre os rios Douro e Tâmega, a Quinta de Gatão pertence à mesma família há várias gerações.
A propriedade é composta por um solar com dois quartos duplos e quatro casas de campo independentes. Todas as casas formam entre si um pátio externo, com calçada à portuguesa, rodeada por um extenso jardim. Desfrute das inúmeras atividades que poderá realizar na quinta: fazer equitação, jogar ténis, futebol, bilhar, pingue-pongue, matraquilhos ou jogos de tabuleiro.
7. Casa O Casal (Fátima, Médio Tejo)
A História conta-nos que a capela que se encontra na propriedade da Casa O Casal pertencia aos Cavaleiros da Ordem de Malta, testemunhados pela Cruz dos Templários existente nos vitrais. Daí a sua importância na aldeia, sendo mesmo considerada um monumento a visitar.
O alojamento é constituído por cinco quartos duplos, dois com cama de casal e três com duas camas de solteiro. Tem à disposição dos hóspedes uma sala de estar e de jantar com lareira, jardim e piscina. No exterior, existe um circuito pedestre sinalizado e poderá também usufruir das bicicletas de adulto e criança.
8. Casa de Campo Quinta do Cadafaz (Nespereira, Tâmega e Sousa)
Com uma capela de 1755, um moinho de vento, um canastro e quatro minas de água, a Casa de Campo Quinta do Cadafaz é de facto um lugar especial e surpreendente.
Reconstruída em 2012, o alojamento tem três quartos, três casas de banho, sala de estar e jantar e cozinha totalmente equipada. No exterior, os hóspedes podem utilizar a piscina e a churrasqueira.
9. Casa Grande do Seixo (Loivos, Alto Tâmega)
A bonita capela do século XVIII, com elementos originais da arquitetura barroca, é apenas uma das muitas coisas que irá encontrar na Casa Grande do Seixo. Respeitando a traça arquitetónica e materiais de construção característicos dominantes da região, o alojamento dispõe também de sala de leitura e sala para eventos.
Todos os seis quartos são espaçosos, com uma ampla casa de banho privativa, e com vista para a montanha, vale e piscina. Durante a sua estadia na casa poderá ainda provar os vinhos, compotas, aguardentes e licores caseiros confecionados na quinta.
10. Boutique Solar de Oura SO37 (Oura, Alto Tâmega)
Localizado na pitoresca vila transmontana de Oura, o Boutique Solar de Oura SO37 é uma propriedade histórica com uma capela privativa em talha dourada. Os seis quartos disponíveis combinam elementos naturais com um design contemporâneo e todos têm casa de banho privativa.
Diariamente há um bufete de pequeno-almoço e os hóspedes podem ainda desfrutar de cozinha regional, mediante pedido prévio. Existem também comodidades para churrascos e passeios de bicicleta para explorar a área natural circundante.