Casa de Abbades

Casa de Abbades

Pode parecer estranho à primeira vista um artigo sobre casas de campo com capelas; a não ser que esteja a planear um casamento religioso no campo. Mas garantimos que há muito mais para descobrir nestes alojamentos que têm o privilégio de ter uma capela na sua propriedade.

Para começar, o facto de existir uma capela anexa à casa significa que é uma casa antiga e, por conseguinte, com muita história para descobrir. Se gosta de arquitetura, podemos também garantir que irá surpreender-se com algumas destas relíquias bem preservadas. Ficar numa destas 10 casas de campo é como visitar um museu, enquanto usufrui do conforto que merece.

1. Casa das Mouras (Rio de Moinhos, Tâmega e Sousa)

Casa das Mouras

O início da construção da Casa das Mouras remonta ao século XVII, existindo ainda vestígios relativos à época bem patentes em vários pormenores arquitetónicos. Uma das relíquias que a casa conserva é a pequena capela, onde se destaca o altar bordado em talha dourada.

Inserida na Rota do Românico, a casa é constituída por sete suites e um quarto e tem capacidade para 17 pessoas. O alojamento também dispõe de amplas zonas de estar e lazer, com quatro lareiras. No exterior, encontrará um amplo jardim e uma piscina onde pode aproveitar para relaxar.

2. Casa de Abbades (Gandra, Alto Minho)

Casa de Abbades

Situada na freguesia de Gandra, em Ponte de Lima, a Casa de Abbades é uma casa senhorial do século XVII, onde está bem patente a arte de bem-receber e sente-se a alegria e simplicidade das gente do Minho. A casa tem uma bonita capela que poderá visitar.

A propriedade dispõe de três casas independentes com capacidade para quatro a seis hóspedes. Esteja à vontade para usar a cozinha totalmente equipada, a piscina, o jardim e todo o espaço exterior envolvente. Sinta-se em casa e respire o verde da natureza.

3. Casa Grande de Juncais (Fornos de Algodres , Beiras e Serra da Estrela)

Casa Grande de Juncais

Construída no século XVI, a Casa Grande de Juncais é a casa fundadora da aldeia de Juncais, no concelho de Fornos de Algodres. Devido à sua importância histórica, este solar de granito está classificado como imóvel de interesse público. A propriedade inclui uma capela, dois pátios interiores e um jardim com fonte.

Na casa principal existem quatro quartos, duas suites e salas com lareira. Os apartamentos dos pátios interiores fazem parte integrante da Casa Grande. O alojamento dispõe ainda de duas piscinas exteriores, Wi-Fi grátis, bilhar, mesa de pingue-pongue, bicicletas, matraquilhos, sauna e um pequeno ginásio.

4. Terraços de Baco (Carrazeda de Ansiães, Douro)

Terraços do Baco

Reza a história que o Frei D. Domingos Fernandes de São José, após a morte dos seus pais, possuía a quinta onde fundou no ano de 1760 uma capela dedicada a Santa Bárbara. Ao longo do tempo as casas da quinta com seus lagares escavados na pedra foram ficando degradados até restarem apenas ruínas. O Terraços de Baco nasce para dar uma nova vida à Quinta da Capela.

A propriedade é composta por nove quartos, todos com casa de banho privativa, sala de pequenos almoços e ainda um salão com vistas panorâmicas para os vinhedos e rio Douro, para realização de eventos vínicos.

5. Quinta de Pindela (Vila Nova de Famalicão, Ave)

Casa de Pindela

As origens da casa senhorial da Quinta de Pindela remontam ao século XV e pertence à mesma família desde há 600 anos. A propriedade inclui uma capela, uma torre românica, um bonito jardim, com um lago e duas fontes, e até um aqueduto. A Quinta de Pindela recebe os seus hóspedes nas suas antigas casas de caseiros, típicas casas de lavoura minhotas, restauradas e decoradas com todo o conforto e comodidade.

Desde 2012 que a Quinta de Pindela está classificada como imóvel de interesse público. A propriedade, com cerca de 80 hectares, abrange a totalidade de um vale na aldeia de São Tiago da Cruz, em Vila Nova de Famalicão. Tipicamente minhota, a quinta está rodeada por uma vasta mata com árvores raras e centenárias.

6. Quinta de Gatão (Penafiel, Tâmega e Sousa)

Quinta de Gatão

A capela do século XVIII é só uma das minhas maravilhas que irá encontrar na Quinta de Gatão. Situada numa zona privilegiada do vinho verde, entre os rios Douro e Tâmega, a Quinta de Gatão pertence à mesma família há várias gerações.

A propriedade é composta por um solar com dois quartos duplos e quatro casas de campo independentes. Todas as casas formam entre si um pátio externo, com calçada à portuguesa, rodeada por um extenso jardim. Desfrute das inúmeras atividades que poderá realizar na quinta: fazer equitação, jogar ténis, futebol, bilhar, pingue-pongue, matraquilhos ou jogos de tabuleiro.

7. Casa O Casal (Fátima, Médio Tejo)

Casa O Casal

A História conta-nos que a capela que se encontra na propriedade da Casa O Casal pertencia aos Cavaleiros da Ordem de Malta, testemunhados pela Cruz dos Templários existente nos vitrais. Daí a sua importância na aldeia, sendo mesmo considerada um monumento a visitar.

O alojamento é constituído por cinco quartos duplos, dois com cama de casal e três com duas camas de solteiro. Tem à disposição dos hóspedes uma sala de estar e de jantar com lareira, jardim e piscina. No exterior, existe um circuito pedestre sinalizado e poderá também usufruir das bicicletas de adulto e criança.

8. Casa de Campo Quinta do Cadafaz (Nespereira, Tâmega e Sousa)

Casa de Campo Quinta do Cadafaz

Com uma capela de 1755, um moinho de vento, um canastro e quatro minas de água, a Casa de Campo Quinta do Cadafaz é de facto um lugar especial e surpreendente.

Reconstruída em 2012, o alojamento tem três quartos, três casas de banho, sala de estar e jantar e cozinha totalmente equipada. No exterior, os hóspedes podem utilizar a piscina e a churrasqueira.

9. Casa Grande do Seixo (Loivos, Alto Tâmega)

Casa Grande do Seixo

A bonita capela do século XVIII, com elementos originais da arquitetura barroca, é apenas uma das muitas coisas que irá encontrar na Casa Grande do Seixo. Respeitando a traça arquitetónica e materiais de construção característicos dominantes da região, o alojamento dispõe também de sala de leitura e sala para eventos.

Todos os seis quartos são espaçosos, com uma ampla casa de banho privativa, e com vista para a montanha, vale e piscina. Durante a sua estadia na casa poderá ainda provar os vinhos, compotas, aguardentes e licores caseiros confecionados na quinta.

10. Boutique Solar de Oura SO37 (Oura, Alto Tâmega)

Boutique Solar de Oura SO37

Localizado na pitoresca vila transmontana de Oura, o Boutique Solar de Oura SO37 é uma propriedade histórica com uma capela privativa em talha dourada. Os seis quartos disponíveis combinam elementos naturais com um design contemporâneo e todos têm casa de banho privativa.

Diariamente há um bufete de pequeno-almoço e os hóspedes podem ainda desfrutar de cozinha regional, mediante pedido prévio. Existem também comodidades para churrascos e passeios de bicicleta para explorar a área natural circundante.

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.