Quem já teve oportunidade de pernoitar numa casa de madeira sabe que este tipo de casa proporciona um ambiente mais natural e tranquilizador. Afinal, ficamos rodeados por elementos da natureza. Por isso, para uma escapadinha no campo, ficar alojado numa casa de madeira é uma ideia muito recompensadora, garantimos. É o que lhe propomos com a nossa seleção de casas de campo de madeira.
Quintinha do Casal Ruivo (Figueiró dos Vinhos)
Estas casinhas de madeira envoltas na natureza estão localizadas na região de Leiria e albergam 20 pessoas. Estão completamente preparadas para uma estadia confortável, decoradas de forma rústica e elegante, e onde não faltam as cozinhas totalmente equipadas. No exterior pode desfrutar da piscina, do parque infantil e da churrasqueira. Bem perto pode ainda desfrutar do lago da Barragem do Cabril, do parque fluvial de Ribeira de Alge e da praia fluvial da Aldeia Ana de Aviz. Será seguramente uma estadia revigorante.
Quinta das Eiras (Santa Cruz, Madeira)
Não sendo casinhas nas árvores, a sua posição elevada dá essa mesma sensação. Isto porque algumas destas casas de madeira, à semelhança dos abrigos de montanha, estão assentes sobre estacas e fazem lembrar os tradicionais espigueiros. Por baixo de cada uma delas foi criado um espaço ao ar livre, com camas de rede, mesas e cadeiras. A envolvência da natureza completa o cenário de um projeto único, que coloca ao dispor três tipologias diferentes: T0, T1 e T2, numa proposta próxima da natureza. A partir desta base pode descobrir toda a ilha ou então aproveitar o silêncio que só é quebrado pelos sons do riacho. Recebe 16 pessoas.
Casas de Além (São Jorge, Alto Minho)
Estas duas casas revestidas a madeira têm capacidade para receber doze pessoas. Cada uma tem dois quartos, casa de banho privativa, cozinha equipada com frigorífico, micro-ondas e mesa de refeições, e sala de estar com televisão. As casas possuem varanda com vista ‘a perder de vista’ inclusive para o rio. Tem uma piscina exterior envolvida nesta mesma paisagem, mas também pode optar por banhar-se nas praias fluviais que se encontram perto. A canoagem, a pesca, os passeios de bicicleta ou as caminhadas são algumas das atividades que pode fazer enquanto aqui estiver hospedado.
PÁTIO Lodge (Cedros, Açores)
Vamos agora até à ilha do Faial. Nos Açores, o contacto com a natureza e os seus benefícios é o seu maior ativo. E este é exponenciado se a estadia for numa casa de madeira. Este alojamento de quatro estrelas combina o conforto com a exploração das maravilhas naturais únicas da ilha do Faial. Tendo aqui a sua base, pode fazer canyoning, mergulho, passeios a cavalo ou pedestres ou tudo o mais que a natureza lhe puder proporcionar. De salientar que a madeira local de cedro japonês domina o mobiliário do lodge e as fotos dos cavalos a decoração. A partir da janela pode ainda desfrutar de vistas sobre as três ilhas, a Graciosa, São Jorge, o Pico e sobre o Oceano Atlântico.
Quinta da Mó (Povoação, Açores)
Mantemo-nos nos Açores, mas agora na ilha de São Miguel, a mais popular e turística do arquipélago. Este é um alojamento de luxo no coração da freguesia de Furnas, com três bungalows T1 e uma casa T3, sendo rústicos por fora e modernos por dentro. Os pequenos alojamentos de madeira estão circundados pela natureza. O jardim está envolto por uma pequena mata de plantas exóticas e é atravessada por uma ribeira. Possui jacuzzi ao ar livre e ainda uma pequena represa, onde se podem encontrar algumas variedades de peixes e um parque infantil. À frente de cada casa existe um pequeno terraço privado em madeira, cozinha equipada, sala de estar com televisão e TV por cabo.
Quinta Lamosa Agroturismo (Arcos de Valdevez)
Uma casa de madeira, muita natureza à volta e até uma piscina. Tem aqui tudo para desfrutar de uma estadia tranquila e memorável no Alto Minho. A unidade recebe vinte pessoas em quartos forrados a madeira. Passeios de bicicleta, de canoa ou a cavalo são algumas das atividades que pode fazer, caso não queira permanecer todo o tempo a relaxar nesta casa de campo.
Casa do Fragão (Valdosende, Cávado)
Apesar de não recorrer totalmente à madeira no seu interior, esta casa proporciona também um contacto privilegiado com o ambiente natural. Localizada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, tem a particularidade de estar inserida num maciço de penedos, e por isso possui uma vista deslumbrante sobre o vale do rio Cávado. Revestida em madeira, toda a casa apresenta uma combinação única do estilo rústico com o moderno. É composta por três quartos, sala de estar e de jantar, ambas com lareira. No exterior encontra uma fantástica zona de lazer com jardim, piscina e churrasqueira. E atividades próximas da natureza também não faltam.
Casa de Vilarinho (Valdosende, Cávado)
Revestida a madeira no exterior e com alguns elementos em madeira no interior, em harmonia com a pedra, a casa apresenta uma combinação única do estilo rústico com o moderno. É composta por três quartos, sala de estar e de jantar, ambas com lareira, tendo capacidade para receber seis pessoas. Para uma perfeita escapadinha em família, também não faltam a piscina, churrasqueira e jardim. As aventuras na natureza são também aqui promovidas, destacando-se os passeios de caiaque, caminhadas, passeios de BTT e a pesca.
Casa do Coto (Ponte da Barca)
Esta é uma típica casa de campo do Minho situada na aldeia de Bravães. Não sendo totalmente de madeira, incorpora a pedra que também é um elemento natural, proporcionado um ambiente rústico e acolhedor. A casa para seis pessoas foi restaurada recentemente para proporcionar estadias de qualidade aos seus hóspedes. É composta por uma sala de estar e jantar, cozinha equipada, dois quartos, um com cama de casal e outro com duas camas individuais, e acesso ao jardim exterior, com churrasqueira e um alpendre com mesas e cadeiras.