Magazine PlanosCasas de campo Casas de campo ecológicas e sustentáveis

Casas de campo ecológicas e sustentáveis

41 Shares
Suite Bogalhais
Suite Eco Sustentável dos Bogalhais

Se quer reduzir a sua pegada ecológica mesmo em ambiente de férias, nada melhor do que escolher uma casa que utilize energias renováveis para se sentir bem e em harmonia com a natureza. Assim, escolher um alojamento com preocupações ambientais será certamente uma opção em cima da mesa.

Por isso mesmo, damos-lhe a conhecer casas que tiram o maior partido das águas pluviais, que recorrem a painéis solares para aquecimento ou que produzem eletricidade através de painéis fotovoltaicos. Faça a sua escolha.

1. Casa da Várzea (Fornos de Algodres, Beiras e Serra da Estrela)

Casa da Várzea
Casa da Várzea

Sabia que a Casa da Várzea é um alojamento com uma filosofia amiga do ambiente e é energeticamente sustentável? Também possui o certificado Green Key, um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável em Portugal através do reconhecimento de alojamentos que implementam boas práticas ambientais e sociais e que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos.

Localizada no coração da Serra da Estrela, esta é uma quinta composta por cinco alojamentos independentes e de diferentes tipologias. O pequeno-almoço está incluído e o alojamento serve outras refeições, exclusivamente para os hóspedes, mediante reserva antecipada. Não faltam atividades gratuitas para fazer felizes os miúdos e os graúdos, como bicicletas, karts, escalada, matraquilhos, bilhar, piscina, entre outras. Apenas a utilização do jacuzzi requer um pagamento extra.

2. Salgadinho – Selão da Eira (São Teotónio, Alentejo Litoral)

Salgadinho - Selão da Eira
Salgadinho – Selão da Eira

Para os proprietários do Salgadinho – Selão da Eira o turismo sustentável é uma preocupação muito presente, por isso este alojamento tem o selo Biosphere, uma certificação internacional atribuída a empreendimentos turísticos com um conceito ecológico e uma visão social comprometidos com os objetivos para desenvolvimento sustentável estipulados na Agenda “Horizon 2030” das Nações Unidos.

Situada na costa alentejana, entre o Atlântico e a Serra de Monchique, esta propriedade é um lugar especial onde impera a tranquilidade, especialmente ao final do dia quando o sol se põe em cima do mar. O alojamento é composto por três casas independentes: a Casa Peixe, o Moinho e a Casa Pavão. As casas têm variadas tipologias, adaptando-se a diferentes famílias e grupos. Estão equipadas com camas de casal e todas possuem cozinha equipada e sala de estar/jantar.

3. Quinta dos Castanheiros (Celas, Terras de Trás-os-Montes)

Quinta dos Castanheiros
Quinta dos Castanheiros

Na região de Trás-os-Montes, perto de Bragança, esta quinta com capacidade para acolher 12 pessoas permite descobrir um sem fim de lugares encantadores. O Parque Natural do Douro Internacional, Terras de Bouro, Miranda do Douro, entre muitas atrações, vão fazer as delícias dos visitantes.

Mas nada como chegar a casa e descansar. Se quer visitar esta zona e leva consigo as preocupações ecológicas, este alojamento pode ser a sua opção. A Quinta dos Castanheiros tem um sistema de aproveitamento de águas e gera energia para a casa através de painéis solares. Pode assim desfrutar da piscina, do ginásio, da sauna, do jardim e até de uma casa na árvore sem preocupações e em harmonia com a natureza.

4. Bem Bom (São Brás de Alportel, Algarve)

Bem Bom
Bem Bom

Esta é uma verdadeira casa eco-friendly, pois toda a água é aquecida através de energia solar e quase toda a eletricidade é produzida por painéis fotovoltaicos. Os proprietários do Bem Bom são um casal belga, Chris e Kathleen, que descobriram Portugal há mais de 10 anos e querem partilhar com os seus hóspedes as maravilhas deste belo país e os sítios mais fantásticos e escondidos do Algarve.

Esta é uma boa opção para quem quer desfrutar das maravilhas do Algarve com a tranquilidade oferecida pelo meio rural e proximidade às praias. Desfrute ainda da harmonia da arquitetura tradicional de um palacete algarvio. Tem nove quartos.

5. Casa de L Bárrio (Miranda do Douro, Terras de Trás-os-Montes)

Casa de L Bárrio
Casa de L Bárrio

Localizada em Picote, em Miranda do Douro, a Casa de L Bárrio é uma casa rústica que possui uma arquitetura típica da região minhota. Aquando a sua restauração, foi utilizado materiais naturais, como o granito e madeiras de zimbro e carvalho negral da região para manter a sua autenticidade.

É uma casa eco-friendly, pois o aquecimento central da casa e da água provém de energias renováveis, reduzindo desta forma a pegada ecológica. Possui dois quartos, um com cama de casal e outro com camas twin, e uma mezzanine com sofá cama, proporcionando o ambiente acolhedor para quem quer explorar as paisagens verdejantes e relaxantes do norte do país. Disponibiliza ainda uma sala com um ambiente confortável com lareira e uma cozinha devidamente equipada. Na envolvente exterior existe um espaço para relaxar e tomar banhos de sol e para fazer refeições.

6. Suite Eco Sustentável dos Bogalhais (Marialva, Beiras e Serra da Estrela)

Suite Bogalhais
Suite Eco Sustentável dos Bogalhais

Um casal que tenha preocupações com os gastos de energia tem aqui uma opção de alojamento pensada especialmente para eles. A Suite Eco Sustentável dos Bogalhais é eco sustentável e está localizada na região das Beiras e da Serra da Estrela reutiliza quase toda a água que consome através de processos biológicos e de depuração, armazena a água que provém da chuva para reaproveitamento e também recorre a painéis solares para aquecer quase toda a água nela utilizada.

Também os materiais utilizados na sua construção e no seu interior são na sua maioria naturais, ecológicos e reciclados. E com uma cama de casal, casa de banho privativa com duche, banheira em open-space com jardim vertical, zona de estar e dois decks exteriores privativos, quer melhor forma de tirar uns dias de descanso em harmonia com a natureza sem descurar o conforto?

Os 9 destinos mais sustentáveis de Portugal

Portugal foi eleito o destino mais sustentável da Europa na feira de turismo de Berlim, em março de 2019. A organização destacou ainda 9 destinos portugueses que se esforçam para promover um turismo mais sustentável.

Read more

41 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap