Casa do Eido da Devesa

Há quem procure umas férias relaxadas e tranquilas onde não tenha que fazer absolutamente nada. Mas há também quem procure aliar as férias a atividades de aprendizagem. Já pensou em aprender a fazer pão em forno de lenha? Ou então compotas e licores? Há até workshops de gestão empresarial! Opções não faltam para passar bons momentos em família, com amigos ou até com companheiros de trabalho em jeito de team building. Fizemos uma seleção de 10 casas de campo onde os proprietários e funcionários se disponibilizam para partilhar os seus conhecimentos consigo.

Vale do Ninho Nature Houses (Penela, Região de Coimbra)

Das ruínas de antigas casas de pedra e palheiros nasceu o empreendimento Vale do Ninho Nature Houses. Situado em Ferraria de São João, o alojamento é composto por três casas, com cozinha totalmente equipada. No exterior existe ainda um terraço com vista para a montanha, zona para churrascos e piscina.

Para que nunca se aborreça durante a sua estadia, os proprietários podem organizar um conjunto de atividades relacionadas com a vida na aldeia e as tradições rurais, como fazer queijo de cabra fresco artesanal ou cozer o pão no forno a lenha. Há ainda a possibilidade de serem organizadas provas de vinho, sessões de yoga, massagens, observação de veados selvagens, canyoning e espeleoturismo.

Casa do Eido da Devesa (Bárrio, Alto Minho)

A Casa do Eido da Devesa é uma casa centenária com um grande valor histórico para a região de Ponte de Lima. Localizada dentro de uma quinta agrícola, a casa tem uma envolvente deslumbrante e muito tranquila.

Mas se procura atividades ligadas ao meio rural, o alojamento proporciona-lhe várias opções, como workshops de ervas medicinais, de cogumelos, de compotas e licores. Para quem procura atividades mais físicas poderá também fazer circuitos pedestres, golfe, equitação e canoagem.

Horta da Quintã (Mértola, Baixo Alentejo)

A Horta da Quintã combina um turismo em espaço rural com princípios ecológicos num ambiente relaxante e ideal para uma escapada no Alentejo. Com três quartos duplos, este é um espaço familiar e acolhedor onde se irá sentir em casa.

Aproveite a área exterior no verão com a piscina natural e no inverno sinta-se aconchegado no espaço interior junto à lareira. Para relaxar ainda mais usufrua do ginásio e do spa. O alojamento disponibiliza também workshops para aprender a fazer pão e bolos tradicionais em forno de lenha, workshops de cerâmica, de pintura e de azulejaria.

Casa das Naves de Stº António (Idanha-a-Nova, Beira Baixa)

É uma casa com história e tradição que pertence à mesma família desde a segunda metade do século XIX. A Casa das Naves de Stº António disponibiliza dois apartamentos, com cozinha e sala de estar, e três quartos, incluindo um quarto adaptado a pessoas com mobilidade reduzida.

Para além de uma sala de jogos e da piscina, poderá também desfrutar de um conjunto de atividades como percursos pedestres, passeios de bicicleta, aulas de equitação e de yoga. Se lhe interessa a produção de mel e de compotas, poderá fazer um workshop sobre o tema.

Horta Vermelha (Borba, Alentejo Central)

A Horta Vermelha é um alojamento tipicamente alentejano que preserva o caráter e detalhe singular da região. A propriedade é composta por duas casas com dois quartos cada uma, sala de estar e cozinha.

Explore o espaço circundante que oferece recantos convidativos, debaixo de sobreiros, figueiras, no meio do olival centenário ou junto à fonte debaixo da nogueira mais antiga. Se preferir, pode também ir visitar as adegas de Borba, provando os conhecidos vinhos da região. Fotógrafo de profissão, João Gil, um dos proprietários da Horta Vermelha, também faz workshops de fotografia.

Casa do Lello (Bragança, Terras de Trás-os-Montes)

Em pleno Parque Natural de Montesinho, a aldeia de Rabal guarda saberes e experiências do passado que os seus habitantes partilham com os visitantes. Esta região montanhosa esconde uma diversidade botânica importante e acolhe uma parte significativa de toda a fauna terrestre portuguesa. Fique atento ao topo das árvores para apreciar as várias espécies de aves da região de Trás-os-Montes.

Com mais de 150 anos, a Casa do Lello está perfeitamente enquadrada na aldeia. O alojamento tem sete quartos de casal com casa de banho privativa e um quarto duplo adaptado a pessoas com mobilidade reduzida, todos decorados com mobiliário típico. Algumas das atividades disponíveis incluem workshops culturais e gastronómicos, birdwatching e canoagem.

Hotel Rural Herdade Naveterra (São Brás dos Matos, Alentejo Central)

Inserido numa propriedade de 150 hectares de pura natureza alentejana, o Hotel Rural Herdade Naveterra é o local ideal se é amante da vida no campo e de cavalos. O alojamento de três quartos oferece uma variedade de atividades equestres. Poderá por exemplo aprender equitação alternativa, equitação etológica e arteterapia equestre.

Na Herdade Naveterra poderá participar ainda em seminários sobre o bem-estar do cavalo, workshops de gestão empresarial e equinoterapia. O objetivo é reencontrar-se com a natureza, relaxar física e mentalmente, e melhorar a auto-estima.

Agroturismo Xistos (Beja, Baixo Alentejo)

Na vasta e tranquila planície alentejana, o Agroturismo Xistos oferece uma opção de alojamento sustentável rodeado por uma paisagem de montado repleto de biodiversidade única. Com uma decoração simples e contemporânea, inspirada na manta alentejana, o Agroturismo Xistos oferece cinco quartos twin e um apartamento T0.

Aqui, poderá conhecer atividades de exploração agro-pecuária, onde é convidado a participar na recolha de sementes, na identificação de recursos silvestres, workshops de germinação e estacaria de plantas autóctones alentejanas em modo de produção biológico. Há ainda workshops gastronómicos com o uso de produtos locais e workshops de mantas tradicionais alentejanas.

Quinta São José dos Montes (Tomar, Médio Tejo)

Com uma forte preocupação ambiental e ecológica, a Quinta de São José dos Montes abraça vários projetos de sustentabilidade e educação ambiental, social e pessoal. A propriedade possui diferentes tipos de alojamento turístico desde apartamentos com kitchenette até tendas da Mongólia (yurts), passando por dormitórios para grupos.

A Quinta tem várias hortas em modo de produção biológica, jardim com ervas aromáticas e medicinais, pomar e vários animais. Há ainda espaços destinados a diferentes tipos de atividades, retiros, formações e workshops ligadas à área de desenvolvimento pessoal, transpessoal, bio-construção, permacultura.

Vinha do Gaio (Monchique, Algarve)

Situada na Serra de Monchique, a Vinha do Gaio é uma propriedade agrícola com dois hectares de área em socalcos, com sobreiros, pinheiros, oliveiras, laranjal. A casa de pedra foi construída no século XIX e disponibiliza seis quartos com casa de banho privada. Num turismo que privilegia a relação com a natureza, os hóspedes são convidados a colher os legumes e frutas para as suas refeições.

No alojamento poderá participar em workshops de atividades tradicionais como macramé, bordado, cestaria, reciclagem, origami e horticultura. Para quem gosta de gastronomia, poderá também participar em workshops de pastelaria, doçaria e pratos tradicionais.

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.