Por shutterstock

O dia 1 de janeiro marca o início de um novo ano, mas não só. É uma nova página em branco que se abre onde tudo ainda está por escrever. É a oportunidade que tem para levar a cabo aquela decisão que já anda a adiar há tanto tempo e agora é que é.

Resoluções de ano novo não lhe faltarão, mas já pensou como gostaria de terminar o ano? Em família ou com amigos? Com a sua cara metade? Em tranquilidade na natureza ou em festa? Num alojamento mais rústico ou contemporâneo? Fizemos uma seleção de casas de campo para entrar em 2020 com o pé direito.

1. Para os amantes da natureza:

Quinta do Mosteiro (Sever do Vouga, Região de Aveiro)

Imagine-se a celebrar o ano novo com uma vista magnífica sobre o rio Teixeira e rodeado de montanhas. A Quinta do Mosteiro vai permitir-lhe entrar em 2020 num ambiente calmo e relaxado. Terá à sua disposição para uso gratuito caiaque, canoa, stand up paddle e barco a remos com motor eléctrico para que desfrute ao máximo da natureza.

A casa possui três quartos, uma suite privada, duas casas de banho, cozinha, sala de estar e de jantar com lareira. No exterior, poderá usufruir do jardim, da piscina e do terraço. Mesa de ténis, matraquilhos e mini-golfe são outras das atividades disponíveis.

Cerquido Village (Estorãos, Alto Minho)

A paisagem verdejante da Serra d’Arga em Estorãos, Ponte de Lima, poderá ser o cenário ideal para quem procura uma passagem de ano tranquila em contacto com a natureza. No Cerquido Village poderá optar por uma das duas casas com capacidade para seis pessoas cada uma ou então por um dos dois bungalows com capacidade para quatro hóspedes cada um. O refúgio perfeito deste alojamento é a piscina interior aquecida e o jacuzzi com vista sobre a serra e o vasto jardim.

2. Para famílias:

Igual Habitat (Bragança, Terras de Trás-os-Montes)

A Igual Habitat é uma casa renovada perfeitamente integrada em Rabal, uma aldeia típica do nordeste transmontano, rodeada pelo Parque Natural de Montesinho. Com espaço para 13 pessoas, esta é a casa ideal para celebrar com toda a família, sem esquecer o seu animal de estimação que também é bem-vindo aqui.

O alojamento dispõe de cinco quartos duplos com casa de banho privativa, cozinha totalmente equipada, garagem, adega e aquecimento central. Na zona exterior, poderá ainda desfrutar das comodidades para churrasco, bicicletas e parque infantil para as crianças. A casa está preparada para receber pessoas com mobilidade reduzida, uma vez que dispõe de elevador e casas de banho adaptadas.

Casa de Sequiade (Barcelos, Cávado)

Com uma história de 250 anos, a Casa de Sequiade poderá também fazer parte da sua história e da sua família. Localizado em Barcelos, o alojamento foi totalmente reconstruído e remodelado para receber até 16 pessoas com todo o conforto que a noite de Réveillon exige.

Os quartos da casa ficam situados num piso independente, que pertencem ao edifício original e têm uma sala de estar com lareira. Já os apartamentos, são mais amplos e integram uma sala de estar com uma pequena cozinha no piso inferior, e um quarto com varanda no piso superior. Para se divertir em família, poderá usufruir de jogos de mesa, bilhar, ténis de mesa, matraquilhos, dardos e televisão. Se o bom tempo permitir, no exterior, tem à disposição o jardim com várias áreas de lazer e também um pequeno parque infantil.

3. Para grupos de amigos:

Casas de Entre-Palheiros (Sezelhe, Alto Tâmega)

Da recuperação de antigos palheiros nasceram as Casas de Entre-Palheiros, reconstruídas com materiais tradicionais e com uma decoração moderna. A propriedade fica na aldeia de Sezelhe, no concelho de Montalegre, e cada uma das casas tem capacidade para 12 hóspedes. Ambas as casas possuem cozinha equipada e sala de estar.

No exterior, o jardim com vista sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês possibilita um ambiente calmo e sossegado para que desfrute da paisagem. Se procura entrar no ano novo de forma mais ativa, o alojamento propõe atividades como percursos pedestres acompanhados por monitor, visitas guiadas pelo património, desportos de aventura, passeios de jipe, em bicicleta e de burro.

Monte Alto agroturismo (Campo Maior, Alto Alentejo)

Mais a Sul, onde os invernos são mais suaves, poderá celebrar a passagem de ano num típico monte alentejano. O Monte Alto agroturismo, situado em Campo Maior, no distrito de Portalegre, oferece-lhe a tranquilidade e sossego da vida no campo. Tem a possibilidade de alugar a casa inteira em regime de exclusividade com capacidade para 20 hóspedes, onde poderá incluir o pequeno-almoço ou a utilização da cozinha. Todos os quartos são climatizados, têm casa de banho privativa, televisão e Wi-Fi gratuito.

As salas com lareira e os alpendres irão proporcionar momentos únicos de partilha e convívio entre amigos. Passe um Réveillon com uma vista panorâmica sobre o montado e degustando alguns dos melhores produtos regionais.

4. Para casais:

Cerdeira – Home for Creativity (Lousã, Região de Coimbra)

Em plena Serra da Lousã, numa aldeia com mais de 300 anos, a Cerdeira – Home for Creativity é o refúgio ideal para uma escapada a dois. Há nove casas independentes disponíveis nesta aldeia de xisto com capacidade para duas a seis pessoas em cada uma. Cada casa foi cuidadosamente recuperada aliando a tradição ao conforto moderno, com um foco nos produtos locais e biológicos.

Aqui poderá passar uns dias diferentes e experienciar um vasto leque de atividades criativas como figurado em cerâmica, iniciação à roda de oleiro, encadernação artesanal, talha em madeira de castanho, casinhas de xisto em miniatura. Para os mais aventureiros, há outras atividades como percursos pedestres, percursos de BTT, parapente, caiaque, canoagem, canyoning, paintball, tiro com arco, rapel, slide e escalada.

Monte da Xara (Aljezur, Algarve)

Se procura uma passagem de ano romântica perto da praia, encontra no Monte da Xara uma boa opção para usufruir do sol e do mar. A casa de apenas um quarto está perfeitamente integrada na paisagem tranquila e relaxante que a envolve. O alojamento dispõe ainda de kitchenette e sala de estar. No exterior, o terraço convida a momentos de sossego e contemplação da paisagem.

Aproveite para explorar a área que está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, um dos raros locais de Portugal onde ainda se podem encontrar praias selvagens e desertas.

5. Para quem procura festa:

Casa do Guizo (Mértola, Baixo Alentejo)

É um alojamento tipicamente alentejano com as características paredes pintadas de branco e com uma linha azul. O ambiente é acolhedor e calmo, mas na Casa do Guizo também é possível fazer um evento como a passagem de ano. A herdade tem dois salões disponíveis para realizar qualquer tipo de evento com decoração personalizada.

A propriedade tem seis quartos, com casa de banho privativa, e um apartamento com kitchenette e sala com lareira à disposição. Não perca o pequeno-almoço com os produtos da herdade como os enchidos e presunto de porco preto, doces e bolos caseiros.

Quinta Mãe dos Homens (Funchal, Madeira)

A ilha da Madeira é um destino que atrai turistas durante todo o ano pelo seu clima ameno, pela sua beleza natural, pela diversidade e riqueza cultural e pela alegria e hospitalidade dos seus habitantes. No entanto, há dias especiais em que a ilha se enche ainda mais de luzes, cores e atividades. O Réveillon da Madeira é muito conhecido, principalmente pelo espetáculo de fogo-de-artifício no dia 31 de dezembro.

Com uma magnífica vista sobre o mar e a baía do Funchal, a Quinta Mãe dos Homens poderá ser uma ótima opção para assistir a um dos maiores espetáculos pirotécnicos do mundo. A propriedade possui várias tipologias de alojamento, todos com televisão, Wi-Fi, kitchenette, sala de estar e casa de banho.

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.