Magazine Planos 10 casas de campo para contemplar o céu estrelado

10 casas de campo para contemplar o céu estrelado

15 Shares
Alqueva
Lago do Alqueva. Por Victor Campano

Os meses de verão são sem dúvida a melhor época do ano para observar as estrelas. Noites límpidas, temperaturas amenas e fraca poluição luminosa são fatores essenciais para poder contemplar os astros. É também todos os verões, geralmente entre julho e agosto, que acontece o fenómeno das perseidas, uma chuva de meteoros do cometa Swift-Tuttle que impressiona qualquer um.

Em Portugal, o astroturismo tem conquistado cada vez mais adeptos e existem muitos lugares de qualidade para observar constelações, planetas e chuva de estrelas. Aliás, o primeiro local do mundo certificado para observar estrelas fica no nosso país: o Grande Lago do Alqueva, que ostenta o selo de qualidade Starlight Tourism Destination Certification.

Além do Alqueva, estão também já certificados como destinos Dark Sky as Aldeias do Xisto e o Vale do Tua. Mas há muitos mais lugares, de norte a sul do país, que reúnem as características necessárias para o astroturismo. Há também uma comunidade cada vez mais forte que organiza frequentemente passeios e atividades abertas a profissionais, amadores ou simples curiosos.

E também há alojamentos rurais que colocam um foco na observação de estrelas como uma das atividades disponíveis para os hóspedes. Por isso, reunimos aqui 10 casas de campo onde poderá fazer observação dos astros e até, quem sabe, aprender algo interessante sobre astronomia.

1. Quinta da Barroca (Armamar, Douro)

Quinta da Barroca
Quinta da Barroca

Na Quinta da Barroca poderá contemplar o céu estrelado até deitado na cama. Isto se reservar uma das cabanas com teto em vidro. Além das cabanas, este alojamento oferece também quartos duplos e villas de diferentes tipologias, todos com casa de banho privativa, televisão e ar condicionado.

A propriedade fica num dos concelhos mais bonitos do Alto Douro Vinhateiro e tem uma vista espetacular para esta paisagem que é Património da Humanidade. Para os amantes da vitivinicultura, esta quinta é um paraíso. Rodeada de vinhas, perca-se nos recantos pitorescos da propriedade e descubra em cada esquina um detalhe que vale a pena fotografar e admirar.

2. Monte dos Vicentes (Terena, Alentejo Central)

Monte dos Vicentes
Monte dos Vicentes

O Alentejo é um dos melhores lugares para apreciar as estrelas e outros corpos celestes. Se vai de viagem pelo distrito de Évora, recomendamos o sossego e a tranquilidade do Monte dos Vicentes. Será recebido como parte da família e poderá acompanhar e ajudar nas tarefas quotidianas. 

O alojamento tem disponíveis três casas independentes com kitchenette. Relaxe no jardim, na piscina ou no jacuzzi e aproveite para observar o magnífico céu estrelado sem qualquer poluição luminosa.

3. Cerquido Village (Estorãos, Alto Minho)

Cerquido Village
Cerquido Village

A vista tanto da piscina interior climatizada e do jacuzzi como da piscina exterior do tipo infinito sobre a serra d’Arga são de cortar a respiração. Agora imagine a mesma paisagem de noite com o céu estrelado. Absolutamente incrível! 

No Cerquido Village, o conforto do alojamento une-se à paisagem verdejante para lhe proporcionar momentos únicos de tranquilidade. A propriedade dispõe de casas e bungalows de diferentes tipologias, cada um deles com recantos especiais.

4. Azimute Guest House (Aljezur, Algarve)

Azimute Guest House
Azimute Guest House

Muito se fala sobre as magníficas praias do Parque Natural da Costa Vicentina, mas é importante sublinhar a natureza selvagem e única deste lugar. Aqui, tudo é virgem e intocado, o que é ótimo para que se possa observar as estrelas sem qualquer tipo de poluição. 

A Azimute Guest House fica no coração de Aljezur e possui três quartos. Pode reservar por quartos ou então a casa toda que tem capacidade para seis a oito pessoas. A cozinha está totalmente equipada e tem ainda uma sala de estar. No exterior, pode desfrutar de um enorme jardim com piscina e churrasqueira, ideal para as tardes de verão.

5. Herdade dos Barros (Terena, Alentejo Central)

Herdade dos Barros
Herdade dos Barros

É na vila histórica de Terena, no concelho de Alandroal, que fica a Herdade dos Barros. Situada em pleno coração do Alentejo, esta casa rural disponibiliza quartos com uma decoração simples e acolhedora, tipicamente alentejana. Cada quarto possui casa de banho privada, ar condicionado, televisão e vista panorâmica sobre a herdade e sobre a vila.

Uma das atividades que poderá realizar durante a sua estadia é um passeio de balão de ar quente, uma experiência única e inesquecível. O alojamento ajuda-o a concretizar o sonho de ver as paisagens alentejanas do céu. Mas se preferir contemplar o céu estrelado com os pés no chão, também o poderá fazer no vasto jardim ou até dentro da piscina exterior.

6. Mosteirinho (Celas, Terras de Trás-os-Montes)

Mosteirinho
Mosteirinho

“Há quanto tempo não vê uma estrela cadente?”, interpelam-nos os proprietários do alojamento Mosteirinho. Pois, prepare-se para admirar o céu como um manto de estrelas em todo o seu esplendor, sem qualquer poluição luminosa. É a promessa de uma estadia inesquecível nesta casa de campo.

A propriedade inclui quatro casas independentes, duas delas acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. Tem também um bar e uma área para as crianças brincarem. Se quiser explorar a zona, o alojamento disponibiliza bicicletas.

7. Casa da Vigia (Carreiras, Alto Alentejo)

Casa da Vigia
Casa da Vigia

Situada em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, a 700 metros de altitude, a Casa da Vigia permite-lhe ter uma vista magnífica sobre esta importante reserva natural e sobre as terras do Alto Alentejo. À noite, a paisagem muda e torna-se ainda mais bonita, iluminada apenas pelas estrelas e pela lua. Se a sua estadia coincidir com uma noite de chuva de estrelas ou de lua cheia, então será ainda mais perfeita. 

A casa tem dois quartos e capacidade para até cinco pessoas. Tem ainda cozinha e sala de estar. No exterior, a piscina e o jardim serão os melhores lugares para desfrutar do pôr-do-sol.

8. Casa do Eido da Devesa (Bárrio, Alto Minho)

Casa do Eido da Devesa
Casa do Eido da Devesa

A Casa do Eido da Devesa é uma casa centenária com um grande valor histórico para a região de Ponte de Lima. Localizada dentro de uma quinta agrícola, a casa tem uma envolvente deslumbrante e muito tranquila de onde se pode apreciar a paisagem sobre as montanhas. 

Em pleno ambiente rural, o alojamento proporciona-lhe atividades como workshops de ervas medicinais, de compotas e licores e de cogumelos silvestres. Pode reservar a casa completa para 16 pessoas ou um dos oito quartos disponíveis. Desfrute da piscina com uma vista incrível e respire o ar puro do campo, enquanto contempla o céu estrelado.

9. Herdade Vale do Manantio (Alqueva, Alentejo Central)

Herdade Vale do Manantio
Herdade Vale do Manantio

A Herdade Vale do Manantio situa-se a poucos minutos do Lago do Alqueva, por isso escusado será dizer que tem a localização perfeita para qualquer amante do astroturismo. Esta é uma área com inúmeras atividades ao ar livre, por isso na propriedade os hóspedes também poderão passear a cavalo ou desfrutar de um passeio de helicóptero sobre o Lago do Alqueva. Passeios de bicicleta guiados, canoagem, esqui aquático e jet-ski também estão disponíveis.

Com mil hectares, a herdade tem ainda um spa com banheira de hidromassagem, banho turco e salas de massagens. Todos os quartos têm uma varanda privada, ar condicionado e alguns também têm lareira.

10. Herdade Vale de Cabras (Portel, Alentejo Central)

Herdade Vale de Cabras
Herdade Vale de Cabras

Se o bonito céu estrelado do Alentejo não é suficiente para si, saiba que na Herdade Vale de Cabras tem à sua disposição um telescópio para conseguir contemplar melhor os astros. Vai parecer um verdadeiro astrónomo! A casa ergue-se num monte altaneiro e conjuga-se na perfeição com a magnífica serra de Portel.

A casa tem à disposição quatro quartos, um amplo salão e uma sala de jantar. No exterior, encontra um grande terraço e uma piscina com vista para a planície alentejana, assim como uma rede suspensa numa azinheira.

Alqueva, a meca do astroturismo em Portugal

Sabia que as noites mais favoráveis à observação dos astros são as de lua nova? Nessas noites o céu está mais escuro, proporcionando assim um cenário ideal para a contemplação das estrelas e outros corpos celestes. Nos últimos anos tem-se notado um crescente interesse geral da população pelo astroturismo ou turismo astronómico.

Read more

15 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap