Se quer mostrar aos seus filhos a alegria da vida no campo, nada melhor do que passar uns dias numa unidade que lhe permite ter contacto direto com a produção de legumes e com o tratamento dos animais da quinta. Deixe-os ser agricultores por um dia, colhendo os legumes para a sopa, recolhendo os ovos para um delicioso bolo ou dando comida aos porcos, ovelhas ou cabras da quinta. Veja a seleção de casas em Portugal que temos para si.

1. Casa das Palmeiras – Casas de Campo & Quinta Pedagógica (Mangualde)

A Casa das Palmeiras localiza-se na pequena aldeia de Gandufe, no planalto da Serra da Estrela. A quinta está enquadrada na região demarcada do vinho do Dão, entre Mangualde e Nelas. Aqui a família pode vivenciar o dia a dia desta quinta pedagógica, descobrir recantos encantadores, desfrutar da serenidade do campo, sem horas nem tempo contado.

Para além da quinta pedagógica e da horta biológica, podem ainda deliciar-se com os aromas do Jardim dos Aromas ou relaxar na piscina biológica. Também tem um quarto adaptado para pessoas com deficiência. A estadia é garantidamente relaxante.

2. Quinta dos Álamos (Golegã)

Localizada no mais equestre concelho de Portugal, a Quinta dos Álamos é considerada uma das três grandes referências agropecuárias da região. Esta unidade possui 7 casas independentes, reconstruídas respeitando as suas características rústicas e assegurando as comodidades da vida contemporânea.

Na área exterior da quinta existe um amplo jardim, a piscina, o picadeiro e muitas outras zonas de lazer e cultivo. Se a família quiser aprender a andar a cavalo, esta é a escolha certa para o fazerem com calma numa estadia tranquila. Podem também participar nas atividades agrícolas da quinta.

3. Quintinha da Eira (Assentiz)

Localizada perto de Torres Novas, a Quintinha da Eira oferece um turismo rural de conceito chique. O ambiente é muito familiar e em cada recanto é visível um gesto de cuidado. Trata-se de um espaço completamente tradicional, que se baseia em manter acesas as raízes e os afetos.

A Quintinha da Eira é composta por 5 quartos e uma suite. Possuí também um apartamento no rés-do-chão que recria a mais tradicional “Casinha Portuguesa” com todas as comodidades e independência. Dispõe de um spa com jacuzzi e piscina exterior. Nesta quinta, divirta-se com os seus filhos a fazer pão em forno de lenha e a alimentar os animais da quinta.

4. Quinta do Pinheiro (Cavadoude)

Inserida no Parque Natural da Serra da Estrela, esta quinta de agroturismo promove também a olivicultura e a ovinicultura. Os quartos do Quinta do Pinheiro possuem varanda e os apartamentos incluem sala de estar com lareira e uma kitchenette totalmente equipada.

No vasto jardim encontra a piscina, um parque infantil e pingue-pongue. Os hóspedes podem participar em algumas atividades da quinta, como cuidar dos animais e colher azeitonas para a produção de azeite.

5. Quinta da Marchanta (Cartaxo)

Esta quinta fica localizada na aldeia de Porto de Muge, no distrito de Santarém. Possui três quartos, todos eles equipados com casa-de-banho, aquecimento e televisão, e três apartamentos, construídos a partir da adaptação de antigas adegas datadas do século XIX. Mas não é só a cultura do vinho que se vive aqui.

Na quinta fica instalada a Coudelaria Sousa Vinagre onde é feita criação de cavalos Lusitanos. Tem também uma Quinta Pedagógica onde se encontram animais como ovelhas, cabras, patos e galinhas, que é possível observar. De salientar também que o pequeno almoço é servido com produtos caseiros, como o pão e as compotas. Apetitoso, não?

6. Quinta de Santo Estevão (Aguiar da Beira)

Localizada no distrito da Guarda, esta quinta oferece 13 quartos duplos e duas suítes. Todos os quartos possuem casa de banho privada com produtos de higiene pessoal gratuitos e secador de cabelo. No exterior a quinta possui um vasto jardim com duas piscinas exteriores, uma delas para crianças. Além de uma capela e um “mini-zoo” onde os hóspedes se podem cruzar com alguns animais, como pavões, patos, gansos, javalis, cabras, perdizes, lebres entre outros. Quer melhor forma de apresentar alguns animais aos seus filhos que mostrá-los no seu tranquilo dia-a-dia?

7. Quinta de Pindela (Vila Nova de Famalicão)

Tipicamente minhota, esta unidade de turismo rural dispõe de três casas rústicas, cada uma com os seus pormenores. É rodeada por uma vasta mata com árvores raras e centenárias, que serve de habitat a diversas espécies da fauna.

A Quinta de Pindela recebe os seus hóspedes nas suas antigas casas de caseiros, típicas casas de lavoura minhotas, com grossas paredes de granito, mas hoje restauradas e decoradas com todo o conforto e comodidade. Aqui, os turistas podem desfrutar de total privacidade num ambiente de calma e tranquilidade. Podem até participar em várias atividades da quinta. Ninguém vai resistir a um passeio de burro ou a cavalo pelos 80 hectares da quinta.

8. Horta do Laranjal (Borba)

No distrito de Évora, este alojamento de turismo rural oferece aos seus hóspedes a possibilidade de desfrutar de vistas para a montanha desde os seus quartos, oferecendo a tranquilidade típica do Alentejo. Na Horta do Laranjal pode desfrutar da piscina, da sauna e tem ainda diversas atividades para realizar.

Tudo isto em instalações bem decoradas e acolhedoras, com um pequeno-almoço com grande variedade de produtos regionais. As crianças podem andar à vontade e interagir com os animais da quinta, como burros e ovelhas. Vamos marcar?

9. Monte Góis (Almodôvar)

Com uma fantástica decoração colorida, este monte alentejano é muito pouco convencional. Este espaço de lazer, com atmosfera eclética e acolhedora, foi criado para proporcionar aos convidados um clima de bem-estar e tranquilidade, num ambiente zen.

O monte oferece uma decoração variada, conjugando o estilo étnico africano com peças de decoração alentejanas e tradicional artesanato da região. Para além dos passeios de bicicleta, da pesca na barragem ou do relaxamento na magnífica piscina, pode ainda interagir com os animais da quinta. Os seus filhos vão adorar fazer festinhas nas cabrinhas.

10. Monte Chalaça (Ferreira do Alentejo)

O Monte Chalaça está inserido num belíssimo cenário rural, envolto no silêncio das vastas planícies alentejanas, com um estilo muito familiar e acolhedor. A casa principal é composta por 5 suites e as 3 vilas exteriores são compostas por 2 quartos com WC, sala com cozinha e alpendre com barbecue. Uma das suites dispõe de acessos para pessoas com mobilidade reduzida.

Não falta uma bela piscina exterior, onde se pode refrescar e brincar com os pequenos. Existe ainda uma quinta pedagógica onde é possível alimentar os animais. Por ali habitam burros, póneis, cabras, ovelhas, porquinhos e várias aves. Há ainda um lago com patos e gansos. O Monte Chalaça dispõe de refeições tradicionais feitas pela caseira do Monte a partir de produtos cultivados e colhidos na propriedade.

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.