Há quem prefira mergulhar no mar salgado, há quem goste da frescura das águas do rio, mas é nas cascatas que irá encontrar as águas mais límpidas e a natureza no seu estado mais puro. De norte a sul de Portugal, passando pelas ilhas, há inúmeras cascatas naturais surpreendentes e com uma paisagem envolvente deslumbrante.
Descubra 10 cascatas em Portugal onde poderá refrescar-se e até quem sabe fazer um piquenique em família ou com amigos.
1. Cascata do Arado
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é um verdadeiro santuário da natureza. São mais de 70 mil hectares repletos de rios, vegetação, animais, lagoas e, claro, cascatas. A Cascata do Arado é uma das cascatas do Gerês que não pode deixar de visitar.
Situada a uma altitude de cerca de 900 metros, a água do rio Arado forma uma sucessão de cascatas que terminam num lago de águas cristalinas perto da aldeia da Ermida.
2. Queda do Vigário
Também é conhecida por Cascata de Alte, devido ao nome da freguesia onde fica situada no concelho de Loulé. A queda de água de 24 metros de altura nasce na Quinta do Freixo, junta-se com a ribeira de Algibre perto de Paderne, formando a ribeira de Quarteira. O acesso a este paraíso na serra algarvia é fácil e, para além da água do lago, poderá ainda apreciar um lugar de grande beleza natural.
3. Cascata Fecha de Barjas
Pode ser que o nome Cascata Fecha de Barja não lhe soe familiar, mas e se lhe dissermos Cascata do Tahiti? Não, não fica na Polinésia Francesa. Fica noutro paraíso: o do Gerês. A cascata de alta montanha fica localizada na freguesia de Vilar da Veiga, no concelho de Terras de Bouro, e as suas águas, provenientes do rio Arado, caem numa serena lagoa com margens de areia. É esta a recompensa para quem atravessa os caminhos sinuosos até chegar à cascata, pois o acesso é difícil.
4. Cascata Poço do Inferno
Em plena Serra da Estrela, as águas da ribeira de Leandres percorrem os mantos graníticos até encontrarem uma barreira natural feita de rocha, despenhando-se assim numa cascata de 10 metros de altura.
As águas geladas são ótimas para um banho refrescante no verão, mas nos invernos mais rigorosos chegam mesmo a transformar-se em gelo. Para quem se quiser aventurar pela entranhas da serra, existe ainda um percurso pedestre de 2,5 quilómetros que rodeia a cascata.
5. Cascata Portela do Homem
Sim, voltamos ao Parque Nacional da Peneda-Gerês porque não podíamos deixar de colocar nesta lista a Cascata da Portela do Homem, uma das mais procuradas da zona pelos turistas. As águas cristalinas são provenientes do rio Homem e formam várias lagoas de água límpida e pura.
A queda de água fica localizada nas proximidades da Portela do Homem, muito perto da fronteira com Espanha, e o acesso é fácil, bastando atravessar a ponte sobre o rio Homem.
6. Cascata Fraga da Pena
Este é com certeza um dos locais mais bonitos da Serra do Açor, em Arganil. A Cascata Fraga da Pena corre num vale apertado e é formada por duas lagoas, uma maior e outra um pouco mais pequena. Neste cenário privilegiado de encontro com a natureza, a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa e despenha-se numa cascata com mais de 20 metros.
Nesta maravilha da natureza irá encontrar uma impressionante serenidade apenas interrompida pelo som da água e do chilrear dos pássaros.
7. Pulo do Lobo
Conta a lenda que até um lobo conseguiria transpor de um só salto as estreitas margens desta queda de água. Daí o nome de Pulo do Lobo. Mas lendas à parte, esta bonita cascata é uma das maiores do sul de Portugal e fica situada perto de Mértola, na região do Alentejo. As águas do rio Guadiana caem de mais de 20 metros de altura e, envoltas num mar de espuma, descem a garganta rochosa até chegarem a um lago entre as rochas.
8. Poço do Bacalhau
Lugares lindos e paisagens magníficas é o que não faltam no arquipélago dos Açores e o Poço do Bacalhau, situado na ilha das Flores, é um desses locais mágicos. Esta queda de água de cerca de 90 metros de altura desagua numa lagoa natural rodeada de vegetação natural e endémica, a conhecida laurissilva da Macaronésia.
Esta lagoa é usada como zona balnear. Apesar de a cascata ser muito abundante nas épocas mais chuvosas, durante o verão o seu nível de água diminui bastante.
9. Cascata da Cabreia
Na Cascata da Cabreia a água do rio Mau e a densa vegetação unem-se harmoniosamente para nos presentearem este verdadeiro paraíso natural. Localizada na Serra da Cabreia, em Sever do Vouga, esta queda de água de 25 metros de altura encontra-se envolta numa atmosfera bucólica onde o silêncio impera. Nas imediações da cascata existe um parque de merendas para passar o dia em família ou com amigos.
10. Cascata do rio Mourão
Muita gente não sabe que bem perto de Lisboa existe um paraíso natural como a Cascata do rio Mourão. A cascata fica situada entre as aldeias de Anços e Maceira, no concelho de Sintra. Para chegar à cascata, o percurso faz-se desde a rua principal de Anços onde existe uma placa a indicar a direção. Pelo caminho irá descobrir bonitas paisagens e uma vegetação que pinta o cenário de acordo com a época do ano.
8 cascatas paradisíacas no Parque Nacional da Peneda-Gerês
Há muito para visitar no Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas as cascatas são, sem dúvida, algo a não perder. O único parque nacional português tem algumas das mais belas cascatas do país, que ao se despenharem entre as rochas se transformam em autênticas piscinas naturais.