O Castelo de Almourol é um dos nossos monumentos mais emblemáticos e as suas origens estão, ao mesmo tempo, envoltas num grande mistério. Pensa-se que antes da sua conquista pelas tropas portuguesas, em 1229, Almorolan (como se chamava na altura) já tinha sido ocupado por romanos. Foi reconstruído pela Ordem dos Templários em 1171 e é hoje um dos exemplares mais representativos da arquitectura militar da época, símbolo dos primórdios do reino de Portugal.

Cercado pelas águas do rio Tejo, o Castelo de Almourol é um dos mais bonitos monumentos do país, devido à sua singular localização: Numa ilha no meio do rio.

Para visitar as suas muralhas, terá de apanhar um barco no Cais D’El Rei, na vila de Tancos. A embarcação tem capacidade para 50 pessoas e funciona entre as 10h e as 19h (com pausa entre as 13h e as 14h30). O bilhete custa 2€50 por pessoa.

Aí, poderá perder-se entre as muralhas e os dois recintos que dividem o monumento: o Exterior, com nove torres circulares, e o interior, com uma torre de três andares donde terá uma vista maravilhosa sobre o Tejo.

Perto do Castelo de Almourol poderá visitar:

  • Torres Novas
  • Santarém
  • Constância

Aconselhamos-lhe alguns alojamentos no distrito de Santarém

 

 

Um Comentário publicado

  1. low cost
    Publicado 16 Agosto 2012 em 16:21

    Num fim de semana já consegui visitar e conhecer a região, adorei

    Pedro

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.