Magazine Cultura 8 destinos para desfrutar do Carnaval em Portugal

8 destinos para desfrutar do Carnaval em Portugal

391 Shares
Caretos de Podence
Caretos de Podence. Por Rosino

Portugal pode não ter o calor do Rio de Janeiro nem as máscaras pomposas de Veneza, mas o ritmo do Carnaval também se faz sentir um pouco por todo o país. De norte a sul, há festa, disfarces e até crítica social que fazem com que milhares de pessoas saiam às ruas para viver o espírito do Entrudo, mesmo que as temperaturas nem sempre sejam as mais convidativas.

Sugerimos-lhe 8 carnavais bem portugueses para aproveitar as festividades.

1. Entrudo Chocalheiro (Podence, Macedo de Cavaleiros)

Caretos de Podence
Caretos de Podence. Por Rosino

Começamos bem no norte de Portugal com um Carnaval que, desde dezembro de 2019, integra a lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. O Entrudo Chocalheiro atrai todos os anos a Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, milhares de visitantes de todo o país e até estrangeiros.

Os caretos representam uma tradição do Carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro. No Domingo Gordo e na terça-feira de Carnaval, os rapazes da aldeia vestem os fatos às riscas com capuz de cores garridas e máscara com um nariz saliente e cheios de energia percorrem Podence aos saltos e gritos.

Um dos principais motivos das correrias é encontrar raparigas para dançar com elas e as “chocalhar”. Esta relação dos caretos com as mulheres simboliza a fertilidade que a terra começa a ganhar por esta altura do ano.

Quando: 18 a 21 de fevereiro
Saiba mais aqui.

Entrudo Chocalheiro: há diabos à solta em Podence

Caretos há muitos. Mas os Caretos de Podence são os únicos que têm chocalhos e que, desde dezembro de 2019, integram a lista da UNESCO de Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Read more

2. Carnaval de Ovar (Aveiro)

Carnaval de Ovar
Carnaval de Ovar. Por Mário José Martins

Carnaval de Ovar é um dos maiores eventos deste género em Portugal e a sua primeira edição data de 1952, atraindo anualmente milhares de visitantes que aguardam ansiosamente pelos três desfiles com mais de dois mil figurantes.

As festividades de Entrudo, também conhecidas como “Vitamina da Alegria”, homenageiam todos os anos cidadãos do concelho que se destacaram pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval através da figura do rei e rainha. Os Grandes Corsos Carnavalescos de domingo e terça-feira de Carnaval são os principais eventos do Carnaval de Ovar.

Mas há muito mais para ver. Há o Carnaval Sénior, que reúne seniores de toda a região, o Carnaval das Crianças, o desfile de crianças de diversas instituições e das escolas básicas do concelho, entre outras manifestações como espetáculos de rua, exposições e concertos ao ar livre. Ovar está em festa durante quase todo o mês de fevereiro.

Quando: 28 de janeiro a 21 de fevereiro
Saiba mais aqui.

3. Carnaval de Alcobaça (Leiria)

Por karepa

Ano após ano, o centro histórico de Alcobaça é completamente transformado de forma a receber o Carnaval, festejado com grande inspiração nas tradições brasileiras. O símbolo do Carnaval de Alcobaça é a tenda montada em frente ao mosteiro, que recebe milhares de pessoas em festa até ao amanhecer. É aqui que todos os anos a cidade recebe DJs de renome que têm vindo a ser a grande atração dos festejos.

O programa, dedicado a todos os públicos, inclui atividades como o Carnaval Sénior, o Desfile das Escolas e as Noites na Tenda.

Quando: 16 a 22 de fevereiro
Saiba mais aqui.

4. Carnaval de Torres Vedras (Lisboa)

Carnaval de Torres Vedras
Carnaval de Torres Vedras. Por Francisco Antunes

Segundo os foliões torrienses, este é o “Carnaval mais português de Portugal”. Quem visita Torres Vedras durante esta época do ano não fica indiferente às famosas matrafonas, um grupo formado por homens vestidos de mulheres que satirizam os gestos femininos.

Este Carnaval é sem dúvida um dos mais conhecidos do país e apresenta um programa de cinco dias de festa. Os dias são caracterizados pelos desfiles de carros alegóricos, seguidos de DJs e festa nos bares e palcos dispersos pelo centro histórico, com especial destaque para os desfiles de domingo e da terça-feira de Carnaval.

Quando: 17 a 22 de fevereiro
Saiba mais aqui.

5. Carnaval de Sesimbra (Setúbal)

Carnaval de Sesimbra
Carnaval de Sesimbra. Por Paulo Juntas

Carnaval é uma das tradições mais enraizadas na comunidade de Sesimbra, que todos os anos se empenha e trabalha para organizar um dos mais populares e belos carnavais do país. Para além dos clássicos desfiles das escolas de samba e grupos recreativos, há concursos de máscaras infantis e apresentações consideradas tradicionais como o Desfile dos Palhaços, um dos maiores do país, os teatros de rua, as Cavalhadas e o Enterro do Bacalhau.

Sesimbra é um dos poucos locais do país que ainda mantém viva a tradição das Cegadas. O costume da zona rural, com mais de cem anos, volta durante o Carnaval às freguesias do Castelo e de Santiago. Os grupos de cegantes do Zambujal e de Alfarim, constituídos exclusivamente por homens, apresentam em verso e acompanhados à guitarra, ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer, alguns dos acontecimentos mais marcantes da sociedade portuguesa. O Enterro do Bacalhau, outra das tradições associadas ao Carnaval, voltará a fechar o programa.

Quando: 12 a 25 de fevereiro
Saiba mais aqui.

6. Carnaval de Sines (Setúbal)

Carnaval de Sines
Carnaval de Sines. Por José Carlos

Desde 1926 que a cidade de Sines se transforma para receber os festejos do Carnaval que contam com a participação de duas mil pessoas que, durante os três dias de folia, desfilam na principal avenida da cidade alentejana. O programa arranca com o Carnaval dos Pequeninos, um desfile que conta com cerca de três mil crianças dos infantários e escolas do concelho.

Carnaval de Sines mantém os habituais desfiles diurnos e noturnos com a folia aliada à sátira religiosa e política. O desfile de matrafonas, baile de máscaras sénior, torneio de futebol trapalhão e bailes noturnos completam o programa.

Quando: 17 a 22 de fevereiro
Saiba mais aqui.

7. Carnaval de Loulé (Faro)

Carnaval de Loulé
Carnaval de Loulé. Por mcra/YouTube

A sul, na região do Algarve, destacamos o Carnaval de Loulé onde não falta animação, sátira e folia. Este é um dos carnavais mais quentes do país, não apenas pelas temperaturas geralmente mais elevadas do sul de Portugal, mas também pela grande influência brasileira com as escolas de samba que desfilam pela cidade.

Os motivos brasileiros são bastante visíveis, mas salta também à vista a sátira política e social. Os grandes carros alegóricos com figuras gigantes criticam a sociedade atual.

Quando: 19 a 21 de fevereiro
Saiba mais aqui.

8. Carnaval da Madeira (Funchal, Madeira)

Carnaval da Madeira
Carnaval da Madeira. Por muffinn

As Festas de Carnaval da Madeira procuram manter intactas as raízes marcadamente populares. Na Madeira é tradição haver dois grandes cortejos de Carnaval: o Cortejo Alegórico e o Trapalhão, ambos realizados no Funchal. São milhares de imitações, figuras satíricas e muita gente a assistir ao que se passa no centro da capital madeirense.

Carnaval da Madeira destaca-se pela organização de algumas festas por parte de hotéis que aproveitam para envolver turistas nas celebrações do Entrudo. Além dos desfiles, não pode perder a oportunidade de provar a poncha, o vinho da madeira e as espetadas à moda local.

Quando: 15 a 26 de fevereiro
Saiba mais aqui.

Nas Aldeias do Xisto de Góis corre-se o Entrudo com máscaras de cortiça

O domingo gordo, isto é, o domingo que antecede a terça-feira de Carnaval, começa bem cedo na aldeia da Aigra Nova, uma das quatro Aldeias do Xisto de Góis. É nesta pequena aldeia de apenas um habitante que os foliões se reúnem às 8h30 da manhã para dar início à Corrida do Entrudo, um ritual que se cumpre todos os anos.

Read more

391 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap