Castro de S. Lourenço

Por joselomba

A história do Castro de S. Lourenço, localizado no Monte de S. Lourenço, em Vila Chã, no concelho de Esposende, tem as suas raízes no início do primeiro milénio a. C., como nos conta Ana Almeida, coordenadora do Centro Interpretativo de S. Lourenço.

Contudo, “o povoado castrejo propriamente dito terá nascido entre os séculos VIII e V a.C., caracterizado por construções integralmente em materiais perecíveis”. “Entre os séculos V e II a.C. este povoado teria uma arquitetura assente basicamente em construções integralmente em pedra, de pequena dimensão, com cobertura em materiais perecíveis”, acrescenta a coordenadora.

Castro de S. Lourenço

Por Câmara Municipal de Esposende

A primeira escavação arqueológica no Monte de S. Lourenço, em 1985, deu a conhecer a existência destes importantes núcleos habitacionais milenares na zona. Já em 1991, a Câmara Municipal de Esposende iniciou os trabalhos para recuperar sobretudo a área da acrópole – local onde está implantada a capela – e a zona envolvente dos coretos.

Desde então, têm sido diversas as intervenções de valorização, tanto das componentes cultural e ambiental, bem como do espaço envolvente. Atualmente, além da reconstrução de cinco habitações, pertencentes a dois núcleos habitacionais, a intervenção contempla ainda a reconstrução dos telhados das casas castrejas.

Tendo em conta a experiência adquirida nas intervenções realizadas em outros castros nacionais e galegos, os edifícios foram reconstruídos maioritariamente com a pedra das sucessivas campanhas de escavação, obedecendo ao desenho dos seus alicerces, recuperados nas intervenções arqueológicas.

O Castro de S. Lourenço é um elemento fundamental na história da fundação de Esposende e é também um dos locais mais visitados do concelho. De acordo com a Câmara Municipal de Esposende, entre 2014 e 2019 foram registados mais de 68 mil visitantes.

Castro de S. Lourenço

Por Câmara Municipal de Esposende

No mesmo local, poderá ainda visitar gratuitamente o Centro Interpretativo de S. Lourenço, onde poderá assistir ao documentário “Quem somos e de onde vimos…”, que permite conhecer o Castro de S. Lourenço no contexto do noroeste da península, refletindo as vivências do castro ao longo de 20 séculos de ocupação. Para os mais novos, está disponível o filme “Caturo, o pequeno guerreiro”.

O município de Esposende também disponibiliza uma visita virtual ao Castro de S. Lourenço e a outros locais de interesse do concelho, como o Castro do Senhor dos Desamparados.

Para além da sua história, o Monte de S. Lourenço é também um local de grande beleza paisagística, com vista para o oceano. Inclui uma área de merendas, um circuito pedonal, estacionamento, instalações sanitárias e uma área florestal com espécies autóctones.

Casas de campo em Esposende

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.