Magazine Planos Glamping: está na moda acampar com glamour

Glamping: está na moda acampar com glamour

35 Shares
Quinta da Barroca
Quinta da Barroca

Acampar não tem que ser sinónimo de noites mal dormidas no chão desconfortável de uma tenda ou casas de banho ao ar livre partilhadas. O glamping é um fenómeno que está a crescer em todo o mundo e que combina a experiência de acampar com o luxo e as condições próprias dos melhores hotéis.

O termo surgiu no final do século XIX e é uma fusão das palavras glamour e camping. Consiste em desfrutar da natureza e da liberdade que acampar proporciona, sem renunciar a todas as comodidades e vantagens dos alojamentos mais modernos e sofisticados.

Hoje, trazemos-lhe alguns dos alojamentos que lhe permitem acampar de uma maneira diferente e original. Há casas nas árvores, tendas peculiares, cabanas com vista para o céu estrelado, e muito mais.

1. Quinta da Barroca (Armamar, Douro)

Quinta da Barroca
Quinta da Barroca

É num dos concelhos mais bonitos do Alto Douro Vinhateiro que fica a Quinta da Barroca, com uma vista espetacular para esta paisagem que é Património da Humanidade. Para os amantes da vitivinicultura, esta quinta é um paraíso. Rodeada de vinhas, perca-se nos recantos pitorescos da propriedade e descubra em cada esquina um detalhe que vale a pena fotografar e admirar.

Entre as opções de alojamento, a casa dispõe de quartos duplos e de villas de diferentes tipologias, todos com casa de banho privativa, televisão e ar condicionado. A Quinta da Barroca oferece-lhe também opções de glamping com duas cabanas com teto em vidro, perfeitas para contemplar o céu estrelado.

2. Azenhas da Seda (Pavia, Alentejo Central)

Azenhas da Seda
Azenhas da Seda

Localizado num lugar muito especial, em perfeita harmonia com a natureza envolvente, as Azenhas da Seda é um dos maiores projetos de glamping do país. Este recanto do Alentejo alia o glamour ao camping e o descanso às atividades mais radicais, como canoagem, canyoning, rafting, e muito mais. 

As tendas espaçosas e confortáveis estão posicionadas junto à ribeira da Seda, onde vai poder dormir sob as estrelas ao som de cascatas. Será certamente uma experiência inesquecível.

3. Azul Singular (Horta, Açores)

Azul Singular
Azul Singular

Azul Singular é o primeiro parque de glamping dos Açores e nasceu numa zona rural da ilha do Faial. Com motivações ecológicas, mas sem abdicar de um grande conforto, este alojamento possui yurts (tendas circulares tradicionais da Mongólia) e tendas ata-desata, criadas pelos próprios proprietários, com kitchenette, salamandra, casa de banho privativa e jardim privado.

Todas as tendas possuem uma cama de casal e capacidade para duas pessoas, podendo ainda ser instaladas camas extra nas tendas ata-desata grandes para acomodar até duas crianças. Na propriedade, poderá ainda conhecer a Casa de Vidro, com um terraço com vista para o mar, onde poderá conviver e relaxar.

4. Natura Glamping (Alcongosta, Beiras e Serra da Estrela)

Natura Glamping
Natura Glamping

Localizado no concelho do Fundão, o Natura Glamping procura associar o contacto com a natureza com o conforto exigido nos dias de hoje. É o sítio ideal se quer uma experiência autêntica e perto da natureza, com uma vertente ecológica, de preservação de recursos naturais e dos ecossistemas.

A propriedade possui sete domos, todos eles constituídos por dois quartos com cama de casal, casa de banho com hidromassagem, janelas e terraço panorâmico, ar condicionado, televisão, mini-bar e Wi-Fi. Também há spa e jacuzzi com uma vista deslumbrante sobre as montanhas e a paisagem envolvente. O Natura Glamping proporciona atividades, como aulas de yoga, passeios a cavalo, rotas fotográficas e massagens.

5. Gavião Nature Village (Gavião, Alto Alentejo)

Gavião Nature Village
Gavião Nature Village

O Gavião Nature Village fica situado perto da praia fluvial do Alamal, no concelho do Gavião. Para além de ter uma área de acampamento livre, a propriedade disponibiliza 10 cork shelters ecológicos revestidos a cortiça, aproveitando os recursos endógenos da região. E ainda 13 tendas glamping equipadas e decoradas como se de um quarto de hotel se tratasse, com mobiliário ecológico e sustentável, todas elas equipadas com instalações sanitárias revestidas a cortiça.

O alojamento tem também um cantinho dos animais e horta biológica, de onde provêm os produtos para o restaurante e funcionam como espaço pedagógico para os hóspedes. No restaurante Cadafaz, que tem vista panorâmica para o Castelo de Belver, pode saborear a gastronomia típica da região, assim como os enchidos, o azeite e o vinho alentejano.

6. Figueirinha Ecoturismo (Relíquias, Alentejo Litoral)

Figueirinha Ecoturismo
Figueirinha Ecoturismo

A apenas 25 quilómetros de Vila Nova de Milfontes e da Costa Vicentina, a Figueirinha Ecoturismo é um lugar de sossego absoluto, num vale povoado de sobreiros e oliveiras. A filosofia deste alojamento está muito alinhada com a sustentabilidade e o respeito pela natureza, por isso irá encontrar uma horta sem recurso a químicos, uma piscina biológica. A compostagem e a energia solar também fazem parte do dia-a-dia da propriedade.

Os hóspedes podem optar entre quartos duplos, familiar e tendas de glamping. Todos os alojamentos estão equipados com casa de banho privativa. Os quartos duplos têm kitchenette e existe ainda uma cozinha comunitária com churrasco, dois fogões a gás e um forno a lenha. Os hóspedes podem usufruir gratuitamente de quatro bicicletas.

7. Moinho do Maneio (Penamacor, Beira Baixa)

Moinho do Maneio
Moinho do Maneio

Todas as opções de alojamento no Moinho do Maneio são sem dúvida especiais e magníficas, mas temos que destacar aqui a Bolha do Maneio. Esta espécie de tenda esférica insuflada de ar irá permitir-lhe uma experiência única, onde poderá dormir sob o céu estrelado e ao som da água da ribeira.

A bolha está posicionada numa escarpa, à altura da copa das árvores, com vista para a ribeira da Bazágueda, com total privacidade. Para além desta opção, o Moinho do Maneio inclui também várias casas e quartos com casa de banho privada, sala de estar e kitchenette.

8. Encostas do Côa (Pinhel, Beiras e Serra da Estrela)

Encostas do Côa
Encostas do Côa

A Encostas do Côa disponibiliza várias opções de alojamento, desde quartos duplos a bungalows. Mas a estrela deste alojamento é sem dúvida a casa da árvore. E não pense que esta é uma casinha de madeira rudimentar.  Esta casa da árvore dispõe de todas as condições e comodidades, respeitando todas as normas ambientais e enquadrando-se perfeitamente na paisagem. Lá do alto da árvore terá uma vista deslumbrante sobre as encostas do rio Côa e da cidade de Pinhel.

Dentro da propriedade, também poderá usufruir da piscina exterior, do spa e da biblioteca.

Casas de campo de madeira para uma maior conexão com a natureza

Quem já teve oportunidade de pernoitar numa casa de madeira sabe que este tipo de casa proporciona um ambiente mais natural e tranquilizador. Afinal, ficamos rodeados por elementos da natureza. Por isso, para uma escapadinha no campo, ficar alojado numa casa de madeira é uma ideia muito recompensadora, garantimos. É o que lhe propomos com a nossa seleção de casas de campo de madeira.

Read more

35 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap