A história conhecida da mata do Buçaco remonta ao século II, em que se pensa que o local tenha servido de refúgio para os primeiros cristãos. Quatro séculos depois, abrigou os Beneditos fundaram aí o mosteiro de Vacariça e em 1810 serviu de palco à batalha do Buçaco, onde os portugueses e os seus aliados ingleses lutaram contra as tropas de Napoleão.

Caminhar no Trilho de Água da Mata do Buçaco permite-lhe não só beber água fresca directamente do nascente como recuperar energias num ambiente de perfeita comunhão com a natureza. O percurso é circular, a Pequena Rota tem 13 km, mas existe um caminho alternativo de apenas 4 km.

A mata do Buçaco está situada no concelho da Mealha, no extremo da Serra do Buçaco, onde a montanha atinge 547 metros de altitude. É cercada por um muro de 5750 metros de cumprimento e 3 de altura, limitando uma área de 400 hectares onde poderá encontrar uma flora extremamente rica.

Aconselhamo-lo a ir agasalhado porque, coberto pelo verde das árvores, poderá sentir frio, apesar de a maioria das vezes a temperatura ser amena. Fica a dica: Leve garrafões vazios, caso queira trazer água para casa.

 

Perto da Mata do Buçaco poderá visitar:

  • Mealhada
  • Aveiro
  • ílhavo

Aconselhamos-lhe alguns alojamentos no distrito de Aveiro:

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.