Magazine Cultura Onde foi filmada a série “House of the Dragon” em Espanha e Portugal?

Onde foi filmada a série “House of the Dragon” em Espanha e Portugal?

0 Shares
House of the Dragon
Lloret de Mar, onde se filmou “House of the Dragon”. Fonte: HBO Max

No passado dia 22 de agosto estreou na HBO Max umas das séries mais esperadas do ano: “House of the Dragon” (“Casa do Dragão”, em português), a prequela da aclamada série “Game of Thrones” (“Guerra dos Tronos”, em português). 

A série é baseada na obra de George R. R. Martin Fogo e Sangue, que se passa 200 anos antes e coloca o foco nos antepassados da família Targaryen e o seu reinado em Westeros. No total, a primeira temporada conta com 10 episódios e, tal como aconteceu em “Guerra dos Tronos”, muitas das cenas foram filmadas em território espanhol. A grande novidade é que, desta vez, Portugal também foi palco das guerras pelo trono de ferro.

Trailer de “House of the Dragon”. Fonte: HBO Max

“House of the Dragon” leva-nos de volta à monumental cidade de Cáceres, continua por Trujillo, Granada e regressa à província de Girona, mas desta vez para nos mostrar o Mediterrâneo. 

Aqui deixamos uma lista dos lugares em Espanha e Portugal onde “House of the Dragon” foi filmado para os verdadeiros fãs de “Guerra dos Tronos”.

Os jardins de Santa Clotilde (Espanha)

Jardins de Santa Clotilde
Jardins de Santa Clotilde. Por tashka2000

A província de Girona volta a ser o cenário da saga “Guerra dos Tronos”. Desta vez, o local escolhido foram os jardins de Santa Clotilde, um dos espaços mais bonitos de Lloret de Mar, onde a arquitetura se mistura com a natureza. Foram desenhados pelo paisagista e arquiteto Nicolau Maria Rubió i Tudurí em 1919 por conta do Marquês de Roviralta.

Os jardins, de estilo novecentista, estão dispostos em torno da escadaria principal conhecida como escada da Sereia. Estão num penhasco, por isso oferecem uma vista incrível para o mar. Aliás, esta foi uma das razões pelas quais a Fresco Film, empresa que oferece serviços de produção cinematográfica em Espanha e Portugal, escolheu este local. Como afirmou na altura a gestora da Lloret Turismo, Elizabeth Keegan, “intuímos que os Jardins de Santa Clotilde serão facilmente reconhecíveis, pois não tiveram de transformar o espaço em termos de adereços e decoração”. E assim é, são um dos cenários mais reconhecíveis da série.

Como curiosidade, as filmagens decorreram nos dias 8 e 9 de novembro de 2021.

O castelo de La Calahorra (Espanha)

Castelo La Calahorra
Castelo La Calahorra. Por pacoparra

Tal como em “Guerra dos Tronos”, na prequela “House of the Dragon” não podiam faltar os castelos. Desta vez, somos convidados a descobrir o de La Calahorra, em Guadix, Granada. Nele, tanto os exteriores como os interiores foram filmados no outono passado, em que foram pendurados vários quadros e pinturas para dar um maior aconchego ao ambiente.

A construção, do século XVI, encontra-se na parte mais alta de uma colina do Geoparque de Granada. Durante a semana que duraram as filmagens, o acesso foi restrito. No entanto, conforme publicou o jornal Ideal, muitos dos vizinhos viram efeitos especiais, muitas luzes e uma grande lona com a silhueta de um dragão.

O casco histórico de Cáceres (Espanha)

Fonte: Europa Press

A cidade de Cáceres também volta a repetir como cenário da prequela de uma das séries com maior sucesso da HBO Max. Em algumas das cenas do primeiro trailer podem ver-se imagens da rua Amargura, junto à porta do palácio de Carvajal que hoje é a sede do Turismo do Município de Cáceres, bem como a cúpula do palácio de Toledo-Moctezuma.

Também houve filmagens na praça do Conde de Canilleros, onde fica o palácio; Arco de la Estella; as praças de San Pablo, Santa María, San Jorge e San Mateo; bem como na encosta de Aldana e no adarve de Santa Ana; entre outros locais.

Na praça de San Jorge, além disso, foi colocada como adereço uma fonte com leões semelhante à da Alhambra. A título de curiosidade, a Câmara Municipal de Cáceres pediu à HBO que, após as filmagens, deixasse a fonte na localidade como recordação. A ideia era que os fãs da saga pudessem visitá-la.

A Plaza Mayor de Trujillo (Espanha)

Trujillo
Trujillo. Por JoseLuis

Um dos lugares mais reconhecíveis onde se filmou “House of the Dragon”, como se pode ver no trailer, é a Plaza Mayor de Trujillo. Embora no seu centro, a mítica escultura equestre de Francisco Pizarro foi substituída pela estátua de um dragão. Nela também foi recriado um grande mercado medieval e foram tapados aqueles elementos que não se encaixavam com a época.

O castelo de Monsanto (Portugal)

Castelo de Monsanto
Castelo de Monsanto. Por dudlajzov

As muralhas, o castelo medieval, as ruelas íngremes e estreitas, as pedras monumentais e o casario secular de Monsanto, aldeia histórica da região da Beira Interior, também foram palco de “House of the Dragon”.

Durante as gravações da série, o acesso ao castelo e a parte da aldeia foi restringido e os cerca de 90 habitantes permanentes de Monsanto passaram a ser cerca de 700 com toda a equipa que se deslocou até aí. Helicópteros da Força Aérea, pára-quedistas e tratores garantiram o transporte do material das filmagens até ao cimo do castelo, cuja geografia é um desafio às leis da gravidade. 

Mas a agitação que se fez sentir na aldeia por esses dias não foi inédito, uma vez que, pelo menos em Portugal, Monsanto já goza de fama há muitas décadas. Em 1938, foi eleita a Aldeia mais Portuguesa do país e, em 1995, foi classificada como Aldeia Histórica. 

Além da sua curiosa geografia e do célebre castelo, a aldeia pitoresca construída sob pedras tem como atrações capelas e chafarizes e é, por si só, uma verdadeira viagem no tempo.

Monsanto, uma aldeia esmagada entre pedras

Podiam ter sido os moradores de Monsanto a inventar a expressão “o mundo está prestes a cair-me em cima” já que a este pequeno povo parece que lhe caíram, literalmente, enormes pedras da montanha sobre as suas casas.

Read more

0 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap