À primeira vista os mais de 5 km² da Pateira de Fermentelos impressionam. Mas é quando nos debruçamos um pouco mais e vamos explorando todos os elementos que fazem parte desta que é a maior lagoa natural da Península Ibérica que nos apercebemos da real beleza e biodiversidade que aqui existe.
A Pateira de Fermentelos ou simplesmente Pateira localiza-se no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, antes da confluência do rio Cértima com o rio Águeda. É circundada pelas freguesias de Óis da Ribeira, Fermentelos, Espinhel e Requeixo.
Parte da Rede Natura 2000 – uma rede de áreas designadas para conservar os habitats e as espécies selvagens raras -, ameaçadas ou vulneráveis na União Europeia, esta é uma área sensível e uma importante zona húmida, onde existem habitats, ecossistemas e espécies com estatutos de proteção nacional e internacional.
É uma zona muito rica em fauna, flora e espécies aquáticas, incluindo diversas espécies de aves, como rabilas, curtos, pica-peixes e vários tipos de patos. O termo “pateira” significa mesmo lugar para criar ou abrigar patos ou então pequena lagoa, mas esta de pequena não tem nada.
Relativamente à fauna, na Pateira de Fermentelos vivem ainda lontras, toupeiras de água e rãs ibéricas, peixes como o sável e savelha, e ainda outras aves, como os maçaricos e o milhafre-preto. Na flora podemos encontrar desde nenúfares até canizia e bonhos.
Esta lagoa natural é também um ótimo local para os amantes de pesca que podem encontrar aqui achigãs, lúcios, carpas, tainhas, percas, sendo também conhecida pelos seus pimpões. Existem ainda grandes quantidades de lagostins-vermelhos – uma espécie invasora – e variadas espécies de anfíbios.
Um ecossistema a preservar
Com um enorme valor paisagístico e de conservação da natureza pela elevada diversidade biológica, têm sido desenvolvidas infra-estruturas adequadas para a conservação, observação e a interpretação da natureza nesta área.
Na Pateira de Fermentelos têm sido promovidas várias ações de educação ambiental, organização de palestras e ações de sensibilização ambiental, observação de aves, realização de percursos interpretativos, workshops para a construção de ninhos, entre outras atividades.
Numa visita à lagoa vai encontrar inúmeras atividades cujo o objetivo será sempre o contacto com a natureza, as dinâmicas culturais e tradições locais.
Desde os momentos de descontração que pode passar nos parques de lazer, a uma travessia nas tradicionais bateiras, a uma viagem nas bicicletas aquáticas, de um passeio a cavalo, de bicicleta ou a pé, a uma tarde de pesca, um dia desportivo, ou simplesmente um momento de pausa a vislumbrar a paisagem, só ou em família, a Pateira de Fermentelos é sem dúvida um lugar mágico a não perder.
7 lagoas para ir a banhos em Portugal
Conheça algumas das mais bonitas lagoas que pode encontrar de norte a sul de Portugal, onde pode ir a banhos.