Piscinas há muitas, mas estas são especiais e únicas. Cada piscina natural foi esculpida pela natureza (algumas têm intervenção humana também) e é impossível de replicar por todo o cenário que a envolve.
Se não gosta de água com cloro e prefere águas mais tranquilas, banhar-se numa das muitas piscinas naturais que existem em Portugal poderá ser um excelente plano para um dia quente de verão.
Sugerimos-lhe 11 piscinas naturais imperdíveis para juntar a família e os amigos.
1. Piscina natural da Caloura (São Miguel)
É a sul da ilha de São Miguel, nos Açores, junto ao porto de pesca artesanal da Caloura, que fica esta piscina natural. Escondida numa encosta escarpada e rodeada por uma paisagem deslumbrante, esta piscina faz as delícias de todos os que gostam de desfrutar da frescura do mar em segurança, sendo uma das principais atrações turísticas do concelho de Lagoa.
2. Piscinas naturais de Porto Moniz (Madeira)
Estas piscinas naturais são o ponto alto de uma visita à vila de Porto Moniz, na ilha da Madeira. Com uma magnífica vista sobre o oceano Atlântico, a origem destas piscinas é natural e vulcânica, mas há também aqui mão humana. De qualquer forma, é sem dúvida um local a incluir na sua lista lugares a visitar se for à Madeira, especialmente se viajar com crianças.
Com uma área de 3800 metros quadrados, as piscinas naturais de Porto Moniz incluem ainda uma piscina para crianças, parque infantil, parque de estacionamento, vestiários e balneários com cacifos.
3. Azenhas do Mar (Sintra)
A aldeia das Azenhas do Mar, na freguesia de Colares, em Sintra, é um verdadeiro postal da costa portuguesa. A cerca de 45 minutos de Lisboa vai encontrar esta pequena aldeia encavalitada sobre o mar e uma vista de cortar a respiração.
A piscina oceânica natural é a cereja no topo do bolo deste cenário pitoresco. A praia ao lado da piscina é muito pequena e, em dias de maior temporal, ambas desaparecem. Em dias de sol e calor, aproveite este paraíso e faça parte do postal.
4. Caldeira Velha (São Miguel)
Não faltam lugares maravilhosos para dar um mergulho nos Açores, mas há qualquer coisa de especial na Caldeira Velha. Localizada na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, a Caldeira Velha faz parte de um monumento natural e regional, com uma grande diversidade biológica e várias piscinas naturais na encosta da floresta da serra da Água de Pau.
Estas poças de águas termais atingem uma temperatura média de 34ºC e estão rodeadas por uma paisagem de silêncio e tranquilidade.
5. Doca do Cavacas (Madeira)
Anteriormente conhecida como a Poça do Gomes, o complexo balnear Doca do Cavacas é um dos lugares mais visitados de Ponta Cruz, na Madeira. Esta piscina natural é formada por rochas vulcânicas, resultado de erupções que ocorreram há milhões de anos.
Melhorada com o passar dos anos, esta piscina natural plantada em pleno mar dispõe de acesso pedonal e de um túnel de acesso à praia Formosa. Maravilhe-se com a vista sobre o oceano Atlântico e o Cabo Girão.
6. Piscinas naturais do Penedo Furado (Vila de Rei)
É na aldeia de Milreu, no concelho de Vila de Rei, que ficam as piscinas naturais de Penedo Furado, um dos locais mais procurados da região. E entende-se porquê. Aqui, irá encontrar todos os ingredientes para um dia bem passado: quedas de água, piscinas naturais, praia fluvial, espaços verdes e parque infantil.
No ponto mais alto, existe um rochedo imponente com uma enorme abertura de feitio afunilado, onde foi criado o miradouro do Penedo Furado. Daí poderá admirar a paisagem de serras e montes revestidos de pinhais, a ribeira do Codes, a albufeira da Barragem do Castelo de Bode e as casinhas das povoações envolventes.
7. Piscinas naturais do Seixal (Madeira)
É também na ilha da Madeira que encontramos as piscinas naturais do Seixal, situadas perto da praia da Laje, na aldeia do Seixal. Estas piscinas de origem vulcânica com águas límpidas e cristalinas foram recuperadas, mas as suas características peculiares foram salvaguardadas. O acesso é gratuito, mas não tem serviço de vigilância.
8. Piscina natural da Ribeira do Paul (Covilhã)
O Paul é uma bonita vila serrana que pertence ao concelho da Covilhã, situada na vertente sul da imensa Serra da Estrela, na margem esquerda da agradável ribeira da Caia. Rico em recursos hídricos, é possível aceder ao vale do Paul através de alguns percursos pedestres.
É neste ambiente de tranquilidade que irá encontrar uma panóplia de opções para desfrutar da serra, desde a piscina natural rasgada nas fragas, os açudes, os olhos de água e a praia fluvial.
9. Praia fluvial do Pego (Penha Garcia)
Há quem lhe chame piscina natural, há quem diga que é uma praia fluvial. A denominação pouco interessa quando nos depararmos com uma pequena queda de água que brota das montanhas ao lado da Rota dos Fósseis de Penha Garcia. A praia fluvial do Pego está inserida no Parque Icnológico de Penha Garcia que pertencente ao Geopark Naturtejo, geoparque mundial da UNESCO.
As rochas graníticas aqui presentes possuem fósseis com cerca de 480 mil milhões de anos. O açude está limitado por muros que originam uma piscina natural de águas límpidas. A presença da magnífica cascata embeleza ainda mais este cenário e os mais aventureiros podem saltar dela.
10. Piscina natural de Ançã (Cantanhede)
Localizada em Cantanhede, a piscina natural de Ançã enche-se de visitantes nos meses de verão. Inserida num ambiente agradável, esta piscina natural é alimentada pelo caudal da fonte de Ançã, por isso não se admire se a água estiver fria. Este é sem dúvida um óptimo local para passar uma tarde quente de verão na tranquilidade da pequena vila de Ançã.
11. Piscina das Marés (Leça da Palmeira)
Localizadas na praia de Leça, em Leça da Palmeira, estas duas piscinas de água salgada – uma só para crianças e outra para adultos – não só são uma alternativa às várias praias que se estendem ao longo do concelho de Matosinhos, como também são consideradas um Monumento Nacional desde 2006.
A Piscina das Marés é uma obra do conceituado e premiado arquiteto português Álvaro Siza Vieira, inaugurada em 1966. Nos últimos dois anos, as piscinas foram alvo de trabalhos de conservação, restauro e reabilitação, mas já se encontram em pleno funcionamento. No local irá ainda encontrar vestiários, balneários e um bar/lounge.
10 cascatas imperdíveis para se refrescar no verão
Descubra 10 cascatas em Portugal onde poderá refrescar-se e até quem sabe fazer um piquenique em família ou com amigos.
Um mergulho doce pelas praias fluviais de Portugal
Não é só no mar que se vai a banhos em Portugal. As inúmeras praias fluviais que se podem encontrar um pouco por todo o país engrandecem a oferta de praias portuguesas, e até têm muitas mais-valias. Estão normalmente rodeadas de natureza, o que as torna muito tranquilas. São também o espaço ideal para dar as primeiras braçadas e para encontros de famílias. De seguida, damos-lhe a conhecer algumas destas praias, de norte a sul do país.