Magazine Natureza Praia do Meco, a primeira praia naturista em Portugal

Praia do Meco, a primeira praia naturista em Portugal

12 Shares
Praia do Meco
Praia do Meco. Por Vitor Oliveira

É uma das praias mais famosas do país e a primeira praia naturista de Portugal, mas curiosamente poucos a conhecem pelo verdadeiro nome, praia do Moinho de Baixo, embora aqui não exista nenhum moinho. A praia do Meco situa-se na Aldeia do Meco, uma pequena povoação na costa ocidental do concelho de Sesimbra.

Durante muitos anos, a praia do Meco permaneceu praticamente desconhecida, devido ao isolamento e difíceis acessos. Começou a ganhar fama no verão do princípio da década de 1970, quando um grupo de hippies americanos, suecos e holandeses descobriu a praia, sem acesso por estrada.

Na década de 1980, tornou-se a primeira praia naturista do país, embora oficialmente apenas em 1995. A praia do Meco é considerada a “meca” do naturismo português e a mais conhecida internacionalmente.

Mais tarde, a praia tornou-se um popular destino de férias de alguma elite lisboeta, composta sobretudo por artistas, políticos, personalidades da televisão e da alta finança.

Praia do Meco
Praia do Meco. Por Vitor Oliveira

A praia do Meco é uma praia bastante selvagem, rodeada de dunas. É protegida por uma falésia de argila, com nascentes de água própria para beber ou tirar o sal do corpo. É um sítio excelente para tratamentos com argila verde, abundante e pura. 

Muito frequentada por famílias, é uma praia tranquila com extenso areal – cerca de quatro quilómetros – e água muito limpa. Contudo, o mar é agitado, com fundões e correntes fortes que exigem atenção redobrada a quem vem com crianças.

Praia do Meco
Praia do Meco. Por Alizada Studios

A praia é muito conhecida também pelo restaurante, o Bar do Peixe, famoso pelo peixe fresco grelhado e por pratos como as lapas com manteiga de alho.

A parte naturista localiza-se no extremo sul, afastada do restaurante (caminhe para a esquerda quando estiver de frente para o mar). Se continuar a caminhar para sul durante cerca de três quilómetros, vai encontrar a praia do Rio da Prata, outra praia naturista oficial.

Como chegar até à praia do Meco?

Praia do Meco
Praia do Meco. Por Vitor Oliveira

A única forma de chegar ao Meco é de carro. A partir de Lisboa, apanhe a Ponte 25 de Abril e siga pela A2 até à saída 2 para a N10/N378 em direção a Sesimbra/Azeitão. Continue pela N378 e depois na rotunda siga para a N377 em direção ao Meco.

Existem vários parques de estacionamento junto à entrada da praia, todos eles pagos. A viagem dura cerca de 50 minutos.

Meco e Lagoa de Albufeira

Se há lugares privilegiados no mundo, a Aldeia do Meco é necessariamente um deles. Praias de extensos areais e uma boa vice fazem desta aldeia o escape preferido das elites lisboetas. Ao lado, na Lagoa de Albufeira, desfrute de vários desportos ligados ao mar.

Read more

9 praias para praticar naturismo em Portugal

A prática de naturismo está cada vez mais desenvolvida em Portugal. Já existem nove praias oficiais para a sua prática e estima-se que sejam cerca de 10 mil os praticantes desta filosofia de vida ligada ao bem-estar pessoal e ao contacto com a natureza.

Read more

12 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap