Por Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

Viajar com os mais pequenos é sempre um desafio para os pais. Vale a pena conhecer Lisboa mas há também que pensar nos pequenitos que se aborrecem de calcorrear as ruelas da cidade, de visitar museus, de conhecer a história e as tradições alfacinhas. A nossa aposta é ajudar os pais a descobrir uma Lisboa para as crianças, uma Lisboa diferente onde encontrarão um sem número de atracções que fazem da capital portuguesa um local de aventuras, descobertas e muita diversão.

Oceanário

Oceanário de Lisboa

Por Jose Manuel

Considerado o melhor aquário do mundo pelo Travelers’ Choice do TripAdvisor em 2015, 2017 e 2018, o Oceanário de Lisboa é um dos locais de entretenimento, cultura e lazer mais visitados de Portugal.

No Oceanário tudo é mágico e único, desde as visitas às atividades, exposições, artes plásticas e até expressão dramática, uma experiência inesquecível que vai ficar registada no álbum das melhores férias de sempre. O Oceanário promove uma experiência única e inesquecível através da proximidade com o mundo marinho e os seus anfitriões, entre lontras-marinhas, tubarões e deslumbrantes recifes de coral.

Aos sábados de manhã há concerto para bebés, uma experiência em que os sentidos da audição e da visão são convidados de honra.

Jardim Zoológico

Por Vitor Oliveira

No Jardim Zoológico vai poder viajar pelo mundo sem sair de Lisboa. Embarque no combóio do zoo e comece por descobrir os tigres-de-sumatra na densa vegetação da floresta tropical, observar o comportamento dos leões, girafas e elefantes da árida savana africana e deslumbre-se com os voos majestosos das coloridas aves da América do Sul. Uma das principais atracções são as apresentações diárias de golfinhos, realizada na baía dos golfinhos.

No parque habitam cerca de 2000 animais entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Continua a ser um dos locais obrigatórios e mais visitados pelas famílias que, para além das habituais atrações, oferece muitas novidades: Sessões de teatro, oficinas ambientais e atelier de férias. Aos sábados existe um programa que junta crianças e adultos – Sábados Selvagens – e que incentiva a partilha de conhecimento, a visita a alguns bastidores e processos diários de tratamento e alimentação dos animais, bem como vários exemplos de enriquecimentos ambientais.

Kidzania

A KidZania é um parque temático dirigido a famílias com crianças dos 3 aos 15 anos, onde as crianças podem “brincar aos adultos” numa cidade construída à sua escala e onde a diversão é garantida. As crianças podem vestir a pele de bombeiros, polícias, comandantes, jornalistas, actores, empregados de pizzarias, etc, num total de 60 profissões diferentes. As actividades aliam a diversão à pedagogia. Aqui a moeda oficial são os KidZoos, com os quais as crianças vão ter que gerir o seu próprio dinheiro e pagar os serviços dentro desta cidade.

Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

Por Filipe Rocha

Trata-se de um museu interativo dedicado à ciência e tecnologia. Através de diversas exposições temporárias, pretende promover a educação científica e dar a conhecer avanços tecnológicos de uma forma divertida a miúdos e graúdos. No espaço Brincar a Ciência a magia não tem limites e está destinados aos pequenos cientistas e exploradores com idades entre os e os 6 anos. A exposição Cães e Gatos convida a explorarem o mundo dos seus animais de companhia preferidos. Os mais velhos podem desfrutar dos desafios da exposição Explora, onde aprendem a origem de muitos dos fenómenos naturais, e o espaço de criação Dóing, uma oficina com 500 m2 de actividades para makers, curiosos e engenhosos.

Hello Park

Pular em insufláveis, praticar arborismo e escalada, participar em ateliers de pintura, competir em corridas em carrinhos, entre tantas outras atividades fazem parte deste espaço amplo ao ar livre, que dispõe de uma agradável esplanada para os pais que aguardam calmamente que os filhos gastem todas as energias.

Quinta Pedagógica dos Olivais

Por Paulo Juntas

Embarque com os seus filhos pelas tradições rurais de norte a sul do país e participe nas actividades diárias e próprias de uma quinta como a alimentação dos animais domésticos, a lavoura, hortas e pomares, compostagem, descobrir e viver os percursos do pão e do doce, experiências que estão acessíveis a todos. Pode ainda inscrever-se numa vasta lista de actividades de programas em família como À Descoberta da Quinta; Aromas e Sabores; Da Tosquia à Cor da Lã; Farmácia Rural; O Ciclo do Pão; Sumos Coloridos e Fruta da época.

Museu e Jardim Calouste Gulbenkian

Por Xauxa

No jardim encontram-se percursos estabelecidos muito apreciados pelos mais novos. Uns de luz e sombras, outros de cheiros. Todos os dias há algo diferente para fazer neste recinto.

Planetário

Por Carlos Luis M C da Cruz

Mesmo quando, como diz a música de Rui Veloso “não há estrelas no céu”, pode sempre encontrá-las no Planetário. Uma cúpula de 23 metros permite que leve os mais pequenos ao céu, mostrando-lhes todas as constelações, planetas, galáxias e milhares de estrelas. Com mais de 50 anos, o Planetário conta com sessões temáticas para todas as idades, para além dos programas Ciência Viva no Verão, das Noites com um astrofísico no último sábado de cada mês, e outros Encontros com o Cientista. Leve os miúdos numa viagem espacial na sua visita a Lisboa.

Hippotrip

Para os aventureiros que se atrevem a conhecer Lisboa pelo chão e pela água. O Hippotrip, depois de o conduzir pelas ruas da cidade e de lhe contar as tradições e lendas de Lisboa em jeito de “história de encantar”, deixa o alcatrão e entra – como por milagre – pelo Tejo adentro. Este é um autocarro e também um barco, um veiculo anfíbio que o fará navegar pelo Tejo ao som da banda sonora de “2001, Odisseia no Espaço” e permite que miúdos e graúdos conheçam monumentos como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos ou o Padrão dos Descobrimentos numa perspectiva absolutamente diferente.

Adventure Park Lisboa

O Adventure Park é um daqueles parques onde os seus filhotes podem viver aventuras à séria. Situado no Jamor, nas imediações do Estádio Nacional, os mais pequenos aventuram-se numa mata densa, trepam às árvores – nos trilhos de num percurso onde encontram túneis, escadas, redes e argolas – e têm que conseguir ultrapassar todos os obstáculos. Este circuito termina com um slide de quase oito metros e é um programa imperdível para os pequenos mais aventureiros.

Jardim da Estrela

Por Stefan Didam

Ponto de encontro para muitas famílias, tem um enorme parque infantil como atração principal para os miúdos. Mas há mais para explorar e descobrir neste jardim plantado bem no coração de Lisboa.

Casas de campo em Lisboa

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.