Magazine Planos 8 quintas pedagógicas com animais para ir com crianças

8 quintas pedagógicas com animais para ir com crianças

50 Shares
Quinta de animais
Por Fotokostic

Viver na cidade rodeado de arranha-céus e asfalto, com poucos espaços verdes, pode ser stressante. Ainda por cima se tem filhos pequenos cheios de energia e com vontade de correr ao ar livre. As quintas pedagógicas são um ótimo lugar para passar um dia em família, no campo, rodeado de animais, e a respirar ar puro.

Nestas quintas pedagógicas que lhe sugerimos, as crianças (e os adultos também) vão poder desfrutar da natureza, aprender de onde vêm os alimentos que encontram no supermercado, conhecer diversos animais e ver como vivem. Aqui, aprender é divertido e necessário, sempre com o lema de respeitar o ambiente. 

atividades para todos os gostos: montar a cavalo, dar comida aos animais, regar a horta ou até fazer pão. O mais difícil vai ser mesmo querer voltar para a cidade depois desta experiência inesquecível.

1. Casa das Palmeiras – Casas de Campo & Quinta Pedagógica (Mangualde)

Casa das Palmeiras
Fonte: Casa das Palmeiras – Casas de Campo & Quinta Pedagógica

Na Casa das Palmeiras, para onde quer que olhe, há uma grande probabilidade de encontrar um ou dois animais que vivem na quinta e fazem parte da experiência que é visitar este lugar. Na Aldeia da Bicharada poderá conhecer e alimentar vários animais (cabras, coelhos, galinhas, patos, porcos) e até apadrinhar um deles.

Localizada na pequena aldeia de Gandufe, no planalto da Serra da Estrela, toda a família pode vivenciar o dia-a-dia desta quinta, descobrir recantos encantadores, desfrutar da serenidade do campo, sem horas nem tempo contado.

Para além da quinta pedagógica e da horta biológica, podem ainda deliciar-se com o jardim dos aromas ou relaxar na piscina biológica. Poderá também ficar hospedado numa das três casas disponíveis, que incluem o acesso à quinta pedagógica.

2. Quinta Pedagógica de Braga (Braga)

Quinta Pedagógica de Braga
Quinta Pedagógica de Braga. Por Joseolgon

Com atividades especialmente direcionadas para os mais pequenos, na Quinta Pedagógica de Braga, as crianças têm a oportunidade de observar e contactar diretamente com animais e ficar a conhecer melhor os seus ciclos de vida, o seu bem-estar e a sua alimentação.

Há animais de pequeno porte, como pássaros (rolas e pombas), coelhos e galináceos, até animais de médio/grande porte como patos, gansos, ovelhas, cabras, porcos, mas também cavalos, um burro, pónei e bovinos.

A quinta promove várias atividades em áreas tão diversas como a agropecuária, ambiente, artes plásticas, cozinha, olaria e equestre. Dependendo da época do ano, também existem atividades relacionadas com a vivência das tradições rurais, como a desfolhada, a vindima e o magusto.

3. Quinta Pedagógica dos Olivais (Lisboa)

Quinta Pedagógica dos Olivais
Quinta Pedagógica dos Olivais. Por Paulo Juntas

Se não lhe apetece mesmo sair da cidade, então este lugar é para si. A Quinta Pedagógica dos Olivais é um refúgio campestre no meio da cidade de Lisboa. Neste espaço de cerca de dois hectares é possível viver momentos únicos e participar nas atividades diárias e próprias de uma quinta como a lavoura, hortas e pomares, tarefas do dia-a-dia dos animais domésticos, compostagem.

Na quinta pedagógica revivem-se tradições rurais de norte a sul do país, com visitas aos galinheiros e ao celeiro, à horta e ao pomar, e conhecendo de perto animais como cavalos, ovelhas, coelhos, porcos, entre muitos outros. Há também outras atividades relacionadas com cerâmica ou cozinha (aprender a fazer pão, doces e manteigas).

4. Quinta Pedagógica Lugar dos Pernilongos (Setúbal)

Reserva Natural do Estuário do Sado
Reserva Natural do Estuário do Sado. Por Square Light

Inserida na Herdade da Gâmbia, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, a Quinta Pedagógica Lugar dos Pernilongos reúne um conjunto de atividades, animais e espaços que a tornam num dos melhores lugares para estar em pleno contacto com a natureza.

Com cerca de 600 hectares, aqui podem observar-se uma grande variedade de espécies de aves, tais como o pato real, a garça vermelha, flamingos, a águia sapeira e, claro, os pernilongos.

Na paisagem circundante do Lugar dos Pernilongos podemos encontrar um pomar, uma vinha, uma floresta com pinheiros bravos, pinheiros mansos e sobreiros. Aqui coabitam animais como cavalos, vacas, ovelhas, galinhas, patos, coelhos, porcos, entre outros.

Nesta quinta pedagógica poderá ainda aprender a confecionar pão, queijos e doces, a construir ninhos, a alimentar animais e conhecer mais sobre o ciclo da lã e do mel.

5. Quinta Pedagógica Burros do Magoito (Sintra)

Burros do Magoito
Fonte: Quinta Pedagógica Burros do Magoito/Facebook

Esta é uma quinta especialmente dedicada à preservação e valorização dos burros, uma espécie em vias de extinção em Portugal e no mundo. Em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais, a Quinta Pedagógica Burros do Magoito promove atividades educativas, culturais, lúdicas, pedagógicas e terapêuticas, estimulando o respeito pelos animais e pela natureza.

Nesta quinta pedagógica poderá fazer atividades com póneis, passeios de burro, de charrete, ou alimentar as cabrinhas, entre muitas outras opções. Existe ainda um programa que permite apadrinhar um burro e assim contribuir para assegurar a manutenção e o bem-estar destes animais tão especiais.

6. Quinta Pedagógica de Portimão (Portimão)

Quinta Pedagógica de Portimão
Fonte: Quinta Pedagógica de Portimão/Facebook

Se está por Portimão e já está cansado da praia, aproveite para conhecer a Quinta Pedagógica de Portimão, onde vai encontrar dois hectares de terreno com espécies autóctones, zonas de cultivo, hortas e abrigos para os animais moradores da quinta. Aqui, as atividades são pensadas para as crianças conhecerem melhor o mundo rural, a natureza e terem uma maior sensibilidade ambiental. 

Passeie pela quinta ao som dos passarinhos, enquanto vai descobrindo os animais que por ali vivem: cavalos, burros, patos, ovelhas, galinhas, porcos, e muitos outros. A cozinha também é palco de atividades, como por exemplo aprender a fazer pão num tradicional forno de lenha. 

A Quinta Pedagógica de Portimão organiza ateliers para os mais pequenos em que as crianças são convidadas a participar nas atividades da quinta: alimentar os animais, recolher ovos e produtos da horta, fazer espantalhos, participar na tosquia das ovelhas, passear de burro.

7. Quinta Pedagógica dos Prazeres (Madeira)

Quinta Pedagógica dos Prazeres
Quinta Pedagógica dos Prazeres. Por Hqfngawz

A Quinta Pedagógica dos Prazeres é um projeto da Igreja Paroquial dos Prazeres, no município da Calheta, na ilha da Madeira, que conta com diversos espaços visitáveis todos os dias, como a Casa de Chá, os animais da quinta, os pomares e os jardins circundantes com flores, ervas aromáticas, incluindo o Pequeno Jardim Botânico. 

Fundada em 2000, a quinta conta ainda com o Herbário Comunitário dos Prazeres Pe. Manuel de Nóbrega, o Museu Pe. Manuel de Nóbrega, a Galeria dos Prazeres e a Casa da Sidra, espaços que pode visitar aos fins-de-semana e feriados.

O objetivo do projeto é preservar plantas regionais e receitas tradicionais, por isso a fruta e as ervas aromáticas são usadas para fazer produtos como a sidra, vinagres de sidra, licores, compotas, desidratados, conservas, farinha integral, e infusões.

8. Quinta Pedagógica de Pentieiros (Ponte de Lima)

Quinta de Pentieiros
Fonte: Quinta de Pentieiros

A Quinta Pedagógica de Pentieiros fica muito perto das Lagoas de Bertiandos, em Ponte de Lima. Através da recuperação e valorização da área de produção da Quinta de Pentieiros foi possível transformar este espaço numa quinta pedagógica, com o objetivo de mostrar as vivências diárias de uma exploração agrícola minhota.

A quinta conta com uma grande diversidade de animais, para além de uma horta pedagógica, viveiros, estufas, pomares e até um campo com ervas aromáticas e medicinais.

As antigas cavalariças da quinta foram recuperadas e servem agora de albergue onde poderá passar a noite. Este é um alojamento privilegiado para receber grandes grupos, nomeadamente escolares. Dispõe ainda de cozinha de apoio e balneários.

Casas rurais com quintas de animais para animar toda a família

Se quer mostrar aos seus filhos a alegria da vida no campo, nada melhor do que passar uns dias numa unidade que lhe permite ter contacto direto com a produção de legumes e com o tratamento dos animais da quinta.

Read more

10 parques de aventura na natureza para levar a família toda

Nem sempre é fácil planear atividades que agradem a toda a família. Por isso, propomos-lhe alguns parques de aventura em Portugal onde poderá estar em pleno contacto com a natureza e desfrutar de experiências inesquecíveis em família. Os mais pequenos irão adorar ver e contactar com animais de quinta e os mais crescidos poderão usufruir de desportos radicais.

Read more

50 Shares

Artigos relacionados

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap