Magazine Planos Roteiro pela Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental

Roteiro pela Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental

1.1K Shares
Serra da Estrela
Serra da Estrela. Por Luis Fonseca

Com 1993 metros de altitude, é o ponto mais alto de Portugal Continental e o destino preferido dos portugueses na época fria. Quando pensamos em neve de certeza que nos vem imediatamente à cabeça a Serra da Estrela, o único lugar do país onde se pode esquiar.

Mas nem só de neve e de desportos de inverno vive o Parque Natural da Serra da Estrela. Há muito mais para ver e fazer num dos melhores locais em Portugal para passar férias em pleno contacto com a natureza. Damos-lhe algumas sugestões para fazer um roteiro ao seu gosto e ritmo.

1. O que visitar na Serra da Estrela

Covão d’Ametade

Covão d’Ametade
Covão d’Ametade. Por Hurtuv

Covão d’Ametade é um dos locais mais simbólicos e bonitos da região e fica localizado no início do Vale Glaciário do Zêzere. Trata-se de uma depressão de origem glaciar, com vegetação envolvente, tornando-o num dos locais mais pitorescos da serra.

O local está a cerca de 1500 metros de altitude e não está acessível nos dias de inverno mais rigoroso em que as estradas não permitem passagem devido à queda de neve.

Poço do Inferno

Poço do Inferno
Poço do Inferno. Por Catarina Conde

Poço do Inferno localiza-se na Ribeira de Leandres, no concelho de Manteigas, e tem cerca de 10 metros de altura. As águas cristalinas e transparentes convidam a um mergulho durante as estações mais quentes. Mas a beleza desta cascata não é menor no inverno. Com as baixas temperaturas, várias vezes a água congela dando ainda mais encanto ao lugar.

Torre

Torre da Serra da Estrela
Torre da Serra da Estrela. Por Scheridon

Torre é o ponto com maior altitude, não só da Serra da Estrela como também de Portugal Continental. No inverno, o manto branco que cobre a zona permite a prática de desportos de neve, enquanto que no verão a vista magnífica estende-se até ao mar da Figueira da Foz.

Covão dos Conchos

Covão dos Conchos
Covão dos Conchos. Por larahcv

Apesar do aspeto natural, esta abertura circular com queda de água numa lagoa foi construída pela mão do Homem para conduzir as águas da Ribeira das Naves para a Lagoa Comprida.

Este lago nas montanhas da Serra da Estrela foi criado artificialmente em 1955 durante a construção da barragem hidroeléctrica nas proximidades. O túnel foi projetado para fornecer água doce às comunidades próximas, mas o facto de não haver outras construções próximas faz com que o funil pareça mais uma parte do lago do que uma parte de um projeto de infraestrutura.

As plantas que crescem nas bordas do tubo de concreto e de granito tornam o buraco gigante ainda mais natural. Para chegar ao Covão dos Conchos terá que percorrer um caminho de cinco quilómetros a pé por uma estrada que parte da Lagoa Comprida e que alterna entre o razoável e o difícil.

Vale do Rossim

Vale do Rossim
Vale do Rossim. Por larahcv

É também no coração da serra, mais precisamente nas Penhas Douradas, que irá encontrar o maior vale glaciar da Europa: o Vale do Rossim. Este lugar insere-se na Reserva Biogenética do Parque Natural da Serra da Estrela e, especialmente no verão, recebe vários turistas para usufruírem da praia fluvial na lagoa.

Vale do Rossim é um local que combina a beleza única da natureza envolvente com várias atividades como o rappel, a canoagem e os passeios pedestres.

Loriga

Loriga
Loriga. Por Paulo Juntas

Esta pequena freguesia do concelho de Seia é conhecida como a “Suíça portuguesa” devido à sua impressionante paisagem e localização geográfica. Loriga está rodeada por montanhas, das quais se destacam a Penha dos Abutres, com 1828 metros de altitude, e a Penha do Gato, com 1771 metros, que se encontram entre dois cursos de água, a Ribeira de Loriga e a Ribeira de São Bento.

A paisagem de Loriga é muito marcada pelos socalcos e pela sua complexa rede de irrigação, uma obra construída ao longo de centenas de anos e que transformou um vale rochoso num vale fértil.

Alvoco da Serra

Alvoco da Serra
Alvoco da Serra. Por Paulo Juntas

Pertence à rede de Aldeias de Montanha do concelho de Seia e fica situada no coração do Parque Natural da Serra da Estrela, Alvoco da Serra é uma localidade de fortes tradições e origens muito antigas. A aldeia conserva até alguns vestígios da presença dos romanos, nomeadamente uma calçada onde foram encontradas moedas da época.

A área envolvente convida a ótimos passeios, à descoberta das maravilhas e segredos da serra, entre lendas e histórias antigas.

Cabeça

Cabeça
Cabeça. Por Miguel Proença

Cabeça é outra aldeia que pertence à rede de Aldeias de Montanha do Concelho de Seia e que também se encontra em plena Serra da Estrela. Apesar de ser bonita durante todo o ano, este lugar ganha um encanto especial durante a época do Natal.

Em Cabeça predomina o casario em xisto e as histórias dos habitantes, que recebem cada pessoa de forma calorosa nas suas casas. A tradição e a identidade desta aldeia está muito associada ao cultivo dos campos em socalco e à pastorícia.

Folgosinho

Folgosinho
Folgosinho. Por Vitor Oliveira

Com uma origem remota, Folgosinho, no concelho de Gouveia, manteve-se uma povoação de difíceis acessos praticamente até inícios do século XX, conservando por isso fortes tradições durante a passagem dos séculos. O ex-libris da vila é o Castelo de Folgosinho que compunha um triângulo defensivo no vale do rio Mondego.

A fundação do castelo é atribuída ao lendário guerreiro Viriato, que aqui teria nascido. Lendas à parte, não pode perder a magnífica vista do cimo do castelo de onde poderá observar a natureza circundante e algumas cidades vizinhas e outras mais afastadas, como MangualdeCelorico da BeiraViseu ou mesmo Guarda.

2. O que fazer na Serra da Estrela

Termas

Longroiva Hotel Rural & Termal SPA
Longroiva Hotel Rural & Termal SPA

Para combinar o cuidado medicinal com uma paisagem relaxante não há nada melhor do que as águas terapêuticas da Serra da Estrela. Em Unhais da Serra, irá encontrar um dos maiores mountain spa da Europa: o Aquadome. Já nas Termas de Almeida – Fonte Santa poderá encontrar as águas mais puras numa paisagem de verde infinito.

As Termas do Cró, no Sabugal, oferecem-lhe a tranquilidade necessária para uma escapada à rotina com águas medicinais e um ambiente de bem-estar único. As Termas Longroiva são especialmente indicadas para o tratamento de problemas reumáticos, enquanto que as Termas Caldas de Manteigas são as mais indicadas para tratar patologias respiratórias.

Trilhos pedestres

Serra da Estrela
Serra da Estrela. Por peuplier

Serra da Estrela convida à descoberta de trilhos e caminhos para conhecer bem de perto a beleza natural deste lugar.

Rota do Poço do Inferno é um trilho circular com uma extensão de 2,5 quilómetros e com uma dificuldade média. Durante o percurso, que começa no parque de estacionamento do poço, poderá desfrutar de belas paisagens sobre o Vale do Rio Zêzere e o Vale da Ribeira de Leandres. Mas a cascata é mesmo o ponto mais atrativo desta rota.

Rota do Glaciar é um trilho linear de dificuldade média com 17,2 quilómetros de distância. É impossível ficar indiferente à paisagem ao longo do percurso e no final do Vale Glaciar do Zêzere é possível avistar o conjunto de casas típicas da Vila de Manteigas e também os pastos e os rebanhos de ovelhas.

Com 18,4 quilómetros de extensão e uma dificuldade média, a Rota da Azinha inicia-se no Skiparque. Este percurso inclui também uma visita a uma antiga casa do guarda florestal.

Rota do Maciço Central é uma rota circular difícil que pode ter entre 10 a 19,6 quilómetros. O percurso começa junto ao cruzamento da estrada nacional para a Torre e passa por pontos emblemáticos como os Cântaros, a Ribeira, as Salgadeiras, entre outros.

10 trilhos e rotas para descobrir a Serra da Estrela

Quem viaja até à Serra da Estrela, procura sobretudo estar em contacto com a natureza e descobrir as maravilhosas paisagens que o parque natural tem para oferecer. Uma das melhores formas de explorar a região é, sem dúvida, aventurar-se pelos diversos trilhos e percursos pedestres oficiais. 

Read more

Desportos de inverno

Pista de esqui
Pista de esqui. Por Sacavem

Serra da Estrela é o único sítio em Portugal onde é possível praticar esqui na neve, bem como andar andar de trenó, de snowboard ou de motoski. Existem diversas pistas com infraestruturas de apoio e ainda vai encontrar pistas de neve sintética para esquiar mesmo quando a meteorologia não ajuda. A Estância de Esqui da Serra da Estrela abre dia 7 de dezembro e fica em atividade até 26 de abril.

A única pista de esqui em Portugal

Portugal pode não ser o primeiro destino que nos vem à cabeça quando pensamos em férias na neve e desportos de inverno, mas a verdade é que é possível praticar desportos que requerem neve na Serra da Estrela. Existem mais lugares onde neva em Portugal, mas apenas existe uma estância de esqui no nosso país.

Read more

3. O que comer na Serra da Estrela

Queijo Serra da Estrela
Queijo Serra da Estrela. Por PUNTOSTUDIOFOTO Lda

Não pode visitar a Serra da Estrela sem experimentar algumas das iguarias típicas da região, como o arroz de carquejo, os enchidos, o cabrito assado e o bacalhau com pão.

Mas o produto mais famoso da região é mesmo o queijo da Serra. Com uma textura amanteigada, o queijo acompanha na perfeição o também tradicional pão. A importância destes dois produtos tem até honras de museu: o do pão em Seia e o do queijo na Covilhã.

Inaugurado em 2002, o Museu do Pão é um museu privado que pretende recolher, preservar e exibir os objetos e o património do pão português em todas as suas vertentes. O objetivo do Museu do Queijo é homenagear todos os homens e mulheres que se dedicaram à pastorícia e, sobretudo, o queijo. Único em Portugal, este museu é uma verdadeira viagem sensorial tanto à volta do queijo da Serra da Estrela, como pelas planícies da Cova da Beira.

O Queijo Serra da Estrela, um dos melhores segredos de Portugal

Há muitas razões para visitar a Serra da Estrela, um sistema montanhoso situado no centro do país. Uma, é o monumento da Torre, que marca o ponto mais alto de Portugal Continental. E outra, é uma das maiores delícias gastronómicas do mundo: o queijo que habita neste ambiente idílico desde o século XVI (até há quem diga desde antes). O que não há dúvida é que é o mais antigo de todos os queijos lusos.

Read more

10 casas de campo com vista para a Serra da Estrela

Descubra 10 alojamentos em espaço rural com vista privilegiada para a Serra da Estrela.

Read more

7 aldeias para conhecer na Serra da Estrela

É nas encostas da Serra da Estrela que se situam algumas das mais bonitas e pitorescas aldeias portuguesas que se pintam de branco na estação fria e preservam as mais belas tradições serranas. Selecionámos 7 aldeias que tem mesmo que visitar numa passagem pela Serra da Estrela.

Read more

1.1K Shares

Artigos relacionados

5 comentários

Antonio 13/10/2021 - 19:33

Não e só poço do inferno,já acerca de um km está uma pequena aldeia
Que passa desapercebida

Responder
Josivaldo Alves da Silva 29/12/2021 - 13:15

Tem previsão de neve para dia 01/01

Responder
Ivani 15/03/2022 - 18:48

Como chegar em manteigas saindo de Lisboa pode me ajudar viajarei 27/4

Responder
Ângela Coelho 16/03/2022 - 09:52

Olá Ivani! Obrigada pelo seu comentário. Terá que seguir pela A1 e posteriormente pela A23. São cerca de 3h19. Aqui deixo-lhe o percurso sugerido pelo Google Maps: https://goo.gl/maps/6PQc6bQbHK1gEFzz5. Espero que tenha uma boa escapada pela Serra da Estrela. 🙂

Responder
Teresa Duarte Reis 12/10/2022 - 01:41

A Serra da Estrela é um lugar mágico, de paz e ar puro que convida a caminhar. E, quanto mais subirmos, mais sentimos a leveza e a serenidade. Os sons, os ecos, o sibilar do vento transmitem momentos de verdadeira paz. É “o melhor lugar do mundo” para quem, como eu, nasceu e cresceu na Serra.

Responder

Faça um comentário

Ao clicar em ENVIAR aceita a privacidade

Copy link
Powered by Social Snap