Santuário do Bom Jesus do Monte

Santuário do Bom Jesus do Monte. Por António Amen

Será que quanto mais elevado esteja construído o santuário mais perto se está de Deus? Não sabemos responder com certeza a essa questão. Mas podemos afirmar com toda a certeza que as vistas que tem de alguns desses templos sagrados são magníficas e valem a pena, independentemente de ser religioso ou não. Deixamos-lhe uma lista de 9 santuários onde quase pode tocar o céu e descobrir as melhores paisagens.

1. Santuário de Santa Luzia

O Santuário de Santa Luzia é uma das principais atrações de Viana do Castelo. O templo situa-se no monte de Santa Luzia, que tem 228 metros de altitude, nos arredores da cidade minhota. A construção deste templo dedicado a Santa Luzia e ao Sagrado Coração de Jesus teve início em 1904, estendendo-se até 1959, e é da autoria do arquiteto Miguel Ventura Terra. A tipologia arquitetónica é de inspiração românico-bizantina, integrando-se na arquitetura revivalista. As suas imponentes rosáceas são as maiores da Península Ibérica e as segundas maiores da Europa.

Poderá subir ao monte de Santa Luzia de funicular, de carro ou através do escadório. No topo do monte terá uma vista panorâmica espetacular sobre um importante trecho do Vale do Lima e uma grande parte da orla marítima, a norte e a sul do estuário do rio, assim como a verdejante serra.

2. Santuário da Nossa Senhora da Peneda

Santuário da Nossa Senhora da Peneda

Por CTHOE

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda situa-se num lugar recôndito e de uma beleza única em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês, em Arcos de Valdevez. O santuário foi construído entre os finais do século XVIII e o terceiro quartel do século XIX. A igreja foi terminada em 1875. Diante da igreja encontra-se o escadório das virtudes, com estátuas representando a fé, a esperança, a caridade e a glória.

O templo enquadra-se perfeitamente na montanha, com 20 capelas ao longo do vale evocando cenas bíblicas. Um enorme rochedo – o penedo das Meadinhas – domina o local com os seus 300 metros de altura e completa a paisagem, tornando o santuário ainda mais pitoresco e único.

3. Santuário de Nossa Senhora do Sameiro

Santuário Nossa Senhora do Sameiro

Por manuelfouce

Construído no cimo do monte com o mesmo nome, a 566 metros de altitude, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é um dos locais de culto mariano mais visitados em Portugal, proporcionando ainda uma vista privilegiada sobre a cidade de Braga. A sua fundação deve-se a Martinho Silva, presbítero da arquidiocese de Braga, que dinamizou o culto mariano neste local a partir da década de 60 do século XIX.

Construído ao longo de várias décadas, o complexo religioso integra, entre outros elementos, o recinto para a missa campal, a Casa das Estampas, a Casa do Reitor, a Capela do Santíssimo Sacramento, a igreja principal, a cripta e a ampla escadaria monumental, no topo da qual se encontram os monumentos do Sagrado Coração de Jesus e da Nossa Senhora da Conceição.

4. Santuário do Bom Jesus do Monte

Bom Jesus do Monte

Por CTHOE

É também na cidade de Braga que fica o Santuário do Bom Jesus do Monte. Para chegar ao templo pode ir a pé, de carro ou de funicular, uma obra notável de engenharia do século XIX. Foi o primeiro a ser instalado em Portugal, em 1882, trabalhando ainda com um sistema de água para vencer um desnível de 300 metros em três minutos. A basílica foi projetada por Carlos Amarante que privilegiou o estilo neoclássico de inspiração italiana, integrando o imponente Santuário do Bom Jesus na harmonia da paisagem do norte de Portugal.

A escadaria que leva ao topo é formada por 17 patamares decorados com fontes simbólicas, estátuas alegóricas e decoração barroca dedicada a várias temáticas, nomeadamente a Via Sacra. Desde 2019, o santuário está classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

5. Santuário de Nossa Senhora da Abadia

Santuário de Nossa Senhora da Abadia

Por lufer2000

No local onde acredita-se que existiu o mais antigo santuário mariano de Portugal, que teria sido construído entre os séculos VII e VIII e do qual já não restam quaisquer vestígios, situa-se hoje o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, erguido no século XVII. Localizado na encosta de uma montanha, em Santa Maria do Bouro, em Amares, destaca-se a natureza deslumbrante que o envolve.

Por entre as árvores, o canto dos pássaros e o som do ribeiro, irá encontrar uma via sacra com oito capelas representativas da vida de Cristo e da Virgem, dispostas ao longo de um caminho íngreme. Em estilo barroco, a igreja dispõe de três naves, separadas por arcadas de volta inteira assentes em colunas toscanas.

6. Santuário da Penha

Santuário da Penha

Por Joseolgon

Situado no monte da Penha, em Guimarães, o Santuário da Penha começou a ser construído em agosto de 1930, mas apenas foi inaugurado em setembro 1947. O santuário é uma obra construída quase toda em granito da região, integrando-se no ambiente que a rodeia. As suas linhas, modernas para a época, não seguem as formas tradicionais, sendo sempre linhas retas, estando integrada no estilo Art Déco da década de 30.

Com aproximadamente 617 metros de altura, esta montanha é o ponto mais alto nas redondezas e localiza-se a 7 km do centro histórico de Guimarães, portanto, é o local ideal para apreciar as vistas sobre a cidade e a natureza envolvente.

7. Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Por Concierge.2C

Do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios terá uma vista privilegiada sobre Lamego. No topo do monte de Santo Estêvão, o santuário é parte integrante do panorama da cidade à qual está unido por um escadório cenográfico. O atual santuário ficou concluído apenas em 1905, mas a devoção popular no local remonta a uma capela dedicada a Santo Estevão, erguida em 1361.

O templo apresenta, na sua fachada, traços do estilo barroco e rococó, ladeada por torres sineiras. Na sua construção foi empregada a pedra de granito. Mas o que de facto se destaca de todo o conjunto é o escadório monumental de acesso ao santuário, com 686 degraus, desenvolvendo-se em nove lances, ornamentados com capelas, estátuas, fontes e obeliscos.

8. Santuário de Cristo Rei

O Santuário Nacional de Cristo Rei é um santuário e monumento religioso dedicado ao Sagrado Coração de Jesus localizado na freguesia do Pragal, no concelho de Almada. Com uma altitude de 133 metros acima do nível do rio Tejo, o santuário é constituído por um pórtico, com 75 metros de altura, encimado pela estátua do Santíssimo Redentor de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa, com 28 metros de altura.

A primeira pedra da construção do monumento foi lançada em dezembro de 1949, mas foi só em maio de 1959 que foi inaugurado. Este monumento é o melhor miradouro com vista para a cidade de Lisboa, oferecendo uma ampla visão sobre a capital e sobre a Ponte 25 de Abril.

9. Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel

Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua

Por Axismundi 000

Pode não estar localizado numa montanha alta, mas a vista do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel é igualmente espetacular. O também conhecido por Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua é um dos locais mais impressionantes de Sesimbra pela sua localização e pelo seu notável conjunto arquitetónico natural.

Construída de costas para o mar, a atual igreja foi edificada por ordem real entre 1701 e 1707, um projeto do arquiteto João Antunes. A alguns metros do santuário, sobre as escarpas, ainda existe a pequena Ermida da Memória, datada do século XV e construída no preciso local onde se acredita que apareceu a Virgem. O seu interior está revestido por painéis de azulejos do século XVIII que contam a lenda da Senhora do Cabo.

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.