Serra da Arrábida

Serra da Arrábida. Por Mario Mendes

Serra da Arrábida está situada na margem norte na península de Setúbal, mesmo ao lado da capital Lisboa. A serra é banhada pelo estuário do Rio Sado. Com um clima temperado mediterrânico, a região oferece um casamento perfeito entre as belas praias e as delícias da serra, e ainda apresenta uma flora rica e diversa.

O parque natural da Arrábida destaca-se por sua riqueza ambiental e cortada por afloramentos rochosos e abundantes areais de suas praias. Sendo um local perfeito para usufruir de tranquilidade, natureza e aventura para os que desejarem.

Dentre suas diversas praias, com destaque para a Praia de Galápos e a Praia da Figueirinha. No entanto, uma das mais afamadas praias da região é o da Praia do Portinho da Arrábida, onde se pode disfrutar da areia branca e das águas transparentes convidativas ao mergulho. À frente da Praia do Portinho poderá contemplar uma magnífica paisagem e uma pequena ilha rochosa, chamada Pedra da Anicha. 

A serra conta ainda com um importante acervo histórico, o Convento da Arrábida construído no século XVI, já foi um mosteiro franciscano. É composto por cinco torres redondas, uma igreja, um conjunto de celas. Na barra norte do Rio Sado poderá visitar o Forte de Santa Maria da Arrábida, uma pequena fortificação marítima construída entre 1670 e 1676 e sua função era a de reforçar da defesa do Portinho da Arrábida e do Convento da Arrábida.

O Forte de Santa Maria da Arrábida foi reconstruído em 1798, e hoje funciona como um pousada pelos pais de Sebastião da Gama, escritor de vários poemas sobre a Serra da Arrábida. O forte ainda dispõe de um centro de biologia marítima e uma capela. A Serra da Arrábida é sem dúvida um local turístico de excelência devido as suas caraterísticas ambientais e históricas.

Serra da Arrábida

Serra da Arrábida. Por Gustavo Veríssimo

Perto da Serra da Arrábida poderá visitar:

  • Almada
  • Sesimbra
  • Troia

Casas de campo em Setúbal

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.