Com cerca de 270 habitantes, a pacata aldeia de Sistelo, no concelho de Arcos de Valdevez, começou a receber mais visitantes quando, em 2018, foi eleita uma das aldeias vencedoras do concurso 7 Maravilhas de Portugal. Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio Vez, ergue-se uma magnífica paisagem verde em socalcos que lhe valeu a alcunha de “o pequeno Tibete português”.
Os passadiços atraíram muitos turistas até à região, mas foi em 2017 quando a Paisagem Cultural de Sistelo foi reconhecida pelo Presidente da República como Monumento Nacional que a aldeia saiu do anonimato. É a primeira vez que tal classificação é dada a uma aldeia no seu todo, património cultural e natural, que até ao momento era só atribuída ao património edificado.
Como tantas outras aldeias portuguesas, Sistelo também sofre com a desertificação, mas mantém todo o seu caráter tradicional de gente simples que vive da terra. Ao passear pelas ruas vai encontrar o casario típico, ruas com pedras grandes moídas pelos carros de bois, moinhos, lavadouros e espigueiros.
Mas o ex-libris da aldeia é mesmo o castelo, que na verdade é um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo. Manuel António Gonçalves Roque nasceu em Sistelo, mas cedo partiu para o Brasil onde se tornou um comerciante de sucesso. Quando voltou aplicou a sua fortuna na construção de um palácio revivalista de planta retangular com duas torres com ameias, onde se pretende instalar um centro interpretativo da biodiversidade do rio Vez e de promoção dos produtos locais.
Mas há muito mais para ver e apreciar. Deixe-se levar pelos sons da aldeia e passeie pelas ruelas, visite a Igreja Matriz, a Ponte Romana sobre o rio Vez, o moinho recuperado, a Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos e as Capelas de Santo António, de São João Evangelista, da Senhora dos Remédios e da Senhora do Carmo.
Para uma vista panorâmica, não deixe de subir ao miradouro do Chã da Armada para admirar a paisagem de socalcos e montanha. Maravilhe-se com os socalcos de produção agrícola, resultado da ocupação humana e que acabaram por moldar a paisagem. Os socalcos são a prova viva da capacidade de adaptação do ser humano às singularidades e adversidades da natureza.
Construídos para aumentarem a superfície de cultivo, os socalcos permitem um aproveitamento do solo para a agricultura de subsistência do milho, feijão e batata e pastagem dos animais, principalmente da vaca barrosã e cachena adaptadas ao clima e relevo da região.
Se gosta de caminhadas na natureza e se o tempo convidar, percorra o Trilho das Brandas de Sistelo de nove quilómetros que tem início na aldeia e é para muitos considerado um dos percursos pedestres mais bonitos de Portugal. Pode ainda percorrer os famosos Passadiços do Sistelo que ligam a ponte medieval de Vilela à icónica aldeia ao longo do rio Vez. Aproveite depois para fazer um piquenique ou mergulhar nas águas límpidas da Praia Fluvial de Sistelo.
Não se esqueça de cumprimentar e interagir com as pessoas da aldeia para que partilhem consigo as histórias que Sistelo guarda. Um bom local para conhecer e contactar com os habitantes da aldeia é na Tasquinha da Ti’ Mélia onde poderá experimentar vários petiscos regionais e bom vinho português.
Passadiços do Sistelo: caminho sobre o rio Vez até ao “Tibete português”
Há modas que vieram para ficar e os inúmeros passadiços que podemos encontrar de norte a sul do país demonstram isso mesmo. Mas, se há passadiços para todos os gostos e condições físicas, há alguns que reúnem consenso geral sobre a beleza das suas paisagens, como é o caso dos Passadiços do Sistelo.
10 razões para visitar Arcos de Valdevez
Diz-se que Arcos de Valdevez foi a terra “onde Portugal se fez”. Para além de ser uma expressão intrigante e que fica na cabeça, a frase tem uma explicação. Em 1141, Afonso Henriques, futuro rei de Portugal, invadiu e conquistou castelos em território galego, provocando a ira do seu primo Afonso VII, rei de Leão e Castela.
2 comentários
Tenho muito interresse em morar e levar pessoas para dar um crescimento a este povoado em sistelo .Gostaria de saber o que pode oferecer .celia Marques, moro em Lisboa celia_fezo@hotmail.com
simplesmente belo