Dornes

Dornes. Por Ricardo142980

Há quem lhe chame península encantada ou terra mítica dos Templários, mas é preciso muito mais do que estas intrigantes expressões para caracterizar Dornes. Situada no concelho de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, esta pequena povoação fica no topo de uma península contornada pela albufeira de Castelo de Bode. Dornes é também conhecida pela torre Templária, uma torre defensiva pentagonal única em Portugal.

Dornes pode ser pequena em tamanho – segundo o semanário Sol, em 2017 viviam permanentemente na aldeia 25 pessoas-, mas no seu legado histórico é enorme.

Dornes é muito antiga, será até anterior à fundação da nacionalidade, como comprovam os monumentos e os vestígios arqueológicos que por aqui se encontram. Já na primeira dinastia alguns documentos fazem referência a esta terra, sendo documentada a presença de um religioso de Dornes no Foral de Arega, em inícios do século XIII. Ainda no século XIII há referências à Comenda Templária de Dornes.

O que visitar?

Torre de Dornes e Capela de Nossa Senhora do Pranto. Por JoaoCostaFZZ

Dornes esteve desde sempre muito ligada aos Templários. A sua torre pentagonal foi mandada erigir por Gualdim Pais, que foi grão-mestre da Ordem dos Templários em Portugal, como parte integrante de um sistema defensivo da Linha do Tejo contra os mouros, que incluía Tomar (onde estava a sede da Ordem) e Almourol.

A torre tem uma particularidade única: tem cinco faces, o que faz dela um exemplo raro de arquitetura militar no período da Reconquista. A partir da torre e da praça que a circunda é possível ver toda a paisagem de diferentes ângulos enquadrada pelo rio Zêzere.

Outro dos ex-libris de Dornes é a Igreja de Nossa Senhora do Pranto, mandada construir pela rainha Santa Isabel (filha do rei de Aragão e esposa do rei português D. Dinis) em finais do século XIII, substituída por uma de maiores dimensões em 1453.

A Igreja de Nossa Senhora do Pranto possui um órgão de tubos oitocentista, imagens de pedra de Nossa Senhora do Pranto e de Santa Catarina, um púlpito de 1544 e um quadro a óleo denominado “Descanso na Fuga para o Egipto”.

O que fazer?

Dornes

Por JoaoCostaFZZ

As águas mansas do rio Zêzere e do lago formado pela construção da barragem de Castelo de Bode são um convite para um mergulho, um passeio de barco ou um dia de pesca.

A praia fluvial é um destino obrigatório nos dias mais quentes. Há ainda a possibilidade de realizar passeios pedestres temáticos. Os amantes de desportos radicais têm também a oportunidade de fazer wakeboard e cable park.

O que comer?

Peixes e marisco do rio são as estrelas da gastronomia local, em pratos tão populares como a caldeirada, o ensopado e a sopa de peixe ou simplesmente para fritar ou grelhar. De entre as espécies mais encontradas, destacam-se a carpa, a boga, o barbo e o achigã.

Contudo, também na classe das carnes encontramos algumas especialidades, tais como o leitão à ferreirense ou o cabrito assado, ambas comuns a outras freguesias do concelho.

Para provar os pratos tradicionais da região, sugerimos-lhe o restaurante “Fonte de Cima”, onde os pratos de peixe frito são acompanhados por migas de couve, feijão, batata e broa. Para além do peixe, irá encontrar outros pratos como a carne de porco com amêijoas do rio, a cabidela de galinha ou os lombinhos à Dornes.

Na rua principal de Dornes, irá encontrar o restaurante “O Rio” com uma esplanada com uma vista magnífica para o rio Zêzere. Aqui as especialidades da casa também passam pelos peixes de rio fritos ou grelhados, mas onde também encontramos outras opções como o bacalhau à Rio com molho de camarão. Nos doces, sugerimos o pudim de abóbora com nozes e os ‘dornitos’, bolachas de limão e laranja com a cruz templária marcada na massa.

rio Zêzere

Por Beatriznog10

Desde o século XIX, Dornes tem sido um polo de atração turística e a sala de visitas do concelho de Ferreira do Zêzere devido às suas paisagens deslumbrantes sobre o rio Zêzere e também pela sua grande carga histórica e monumental.

Dornes é o destino perfeito para quem procura um fim de semana relaxante para retemperar energias. É o lugar ideal para quem quer desfrutar de passeios a pé, caminhadas de montanha e passeios de barco durante o ano, banhos de rio e atividades aquáticas na época do verão.

Casas de campo em Dornes

2 Comentários publicados

  1. André Miguéis
    Publicado 14 Setembro 2020 em 11:39

    Bom dia.
    Venho saber se admitem animais de companhia (Um Labrador Retriver)
    Cumprimentos
    André Miguéis

    • Ângela Coelho url url'>Ângela Coelho
      Publicado 14 Setembro 2020 em 12:31

      Olá André Miguéis!
      Obrigada pelo seu comentário. Para questões relacionadas com os alojamentos terá que entrar no anúncio do alojamento no qual está interessado em reservar e colocar essas questões diretamente ao proprietário, quer através de mensagem na página ou chamada telefónica.

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.