Vila Nova de Foz Côa

Vila Nova de Foz Côa. Por Tobias Weber

Vila Nova de Foz Côa está situada na região do Alto Douro. A região é maioritariamente agrícola devido a um especial microclima mediterrânico proporcionado pela grande quantidade de árvores e é reconhecida como sendo a “Capital da amendoeira”. As amendoeiras na primavera proporcionam um cenário de rara beleza, deixando a paisagem cobertas por flores brancas e rosadas. As vinhas e olivais completam a paisagem da região.

A cidade ficou reconhecida mundialmente após a descoberta de artefactos arqueológicos e gravuras rupestres paleolíticas, e foi classificação como Património Mundial da Humanidade pela Unesco ao ar livre no vale do Rio Côa. Hoje a cidade é um dos maiores centros arqueológicos de arte rupestre da Europa.

Além do acervo arqueológico, a Vila Nova de Foz Côa conta com um imponente patrimônio que conta com castelos, igrejas, pontes e estradas que remontam o império romano e demonstram o marco das populações que aqui habitaram.

Na cidade de Vila Nova de Foz a Igreja Matriz é um dos patrimônios a se visitar com uma fachada Manuelina magnífica, das diversas Capelas, a de Santa Quitéria se destaca pela beleza e por outrora ter sido provavelmente uma sinagoga e a Capela de Santo António, de arte barroca. Os casarios senhoriais e seus brasões enriquecem o património arquitetónico da cidade. A Torre do Relógio é outro sítio a se ver.

A gastronomia fozcoense é bastante rica em pratos variado o cabrito assado, pratos de caça, o peixe do rio Douro e a carne de porco, são presenças marcantes e comuns na cozinha da região. E pode ser acompanhada do famoso vinho, “Barca Velha”. Experimente também o azeite da região.

Perto de Vila Nova de Côa poderá visitar:

Casas de campo em Vila Nova de Foz Côa

Pertence ao distrito da Guarda:

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.