Vilarinho de Negrões

Por Sandra Freitas

Podia ser uma qualquer aldeia típica transmontana, mas a particularidade de se encontrar sobre uma estreita península faz de Vilarinho de Negrões uma das aldeias mais pitorescas de Portugal.

Localizada no concelho de Montalegre, no distrito de Vila Real, Vilarinho de Negrões flutua sobre a Albufeira do Alto Rabagão, quase como se este pedaço de terra tivesse sido milagrosamente poupado à subida das águas do rio.

Vilarinho de Negrões

Por Gabriel González

Para além da sua localização peculiar, a aldeia tem um património único que vale a pena conhecer e explorar. O casario típico da região está bem preservado e é um prazer percorrer as ruas da aldeia.

Antes de chegar a Vilarinho de Negrões, pare nas margens da albufeira para apreciar a espetacular vista panorâmica da aldeia que reflete a sua beleza naquelas águas tranquilas.

Vilarinho de Negrões é o destino ideal para um fim de semana em família ou com amigos ou até mesmo para uns dias sozinho, em plena introspeção e conexão com a natureza.

O que visitar nos arredores?

Negrões

Negrões. Por Turismo En Portugal

Aproveite ainda para visitar outros lugares igualmente magníficos perto de Vilarinho de Negrões, como é o caso da freguesia de Negrões, que possui um forno todo em granito. Negrões é um lugar incrível para quem gosta de observar aves, nomeadamente mergulhões de crista e outras aves aquáticas. Nesta aldeia poderá também visitar uma pequena igreja.

Depois, prossiga o caminho até à vila de Ribeira de Pena, conhecida pelo cultivo do vinho verde, do milho e do linho. Nesta pequena vila há um importante património religioso, por isso é indispensável uma visita à igreja de Canedo e Cerva, à capela de São Pedro, à igreja Matriz do Salvador, à igreja de Santa Marinha, às capelas de Senhora da Guia e da Granja Velha.

Montalegre

Montalegre. Por Gabriel González

Não pode mesmo deixar de visitar a vila histórica de Montalegre e conhecer o seu castelo, que começou a ser construído no reinado de D. Afonso III, por volta de 1270. Foi restaurado nos reinados seguintes, destacando-se a construção da Torre de Menagem. Está classificado como monumento nacional e no século XX foi aqui instalado um núcleo museológico.

Junto ao castelo fica a Ponte Velha de Montalegre, também chamada de Ponte Romana, pois foi construída no período de ocupação desse povo. A ponte é constituída por um só arco e o tabuleiro sofreu muitas alterações ao longo dos séculos.

O que fazer?

Albufeira do Alto Rabagão

Albufeira do Alto Rabagão. Por Vitor Oliveira

Para quem gosta de fazer percursos pedestres como forma de explorar uma região, então calce as suas sapatilhas mais confortáveis e meta pés ao caminho. Um dos melhores trilhos liga Negrões até ao Alto Rabagão e tem 17 quilómetros de extensão. Desde este percurso terá vistas fantásticas da barragem do Alto Rabagão e irá passar pelas bonitas aldeias de Alturas de Barroso e Artilhó.

Outro percurso – este mais acessível – é um trilho à volta de Vilarinho de Negrões, com 11,5 quilómetros de extensão. Vai passando pelas margens e trilhos da barragem de Pizões, pelo Alto Rabagão e por Montalegre.

Onde provar as iguarias da região?

Cozido à portuguesa

Cozido à portuguesa. Por Adriao

É impossível visitar Trás-os-Montes e não se deliciar com os pratos típicos da região. Faça uma pausa na sua rota para apreciar a melhor carne barrosã, enchidos de fazer crescer água na boca, acompanhados, claro, pelos melhores vinhos.

Café Restaurante A Ilha

Este é o único restaurante da zona e por isso já vale a pena uma visita. Poderá provar o cozido à portuguesa e outros pratos da região, mas acima de tudo pare a conversar com as pessoas da aldeia e ficará encantado com as suas histórias.

Onde: Rua Principal, 3, Negrões

Restaurante Albufeira

O Restaurante Albufeira é conhecido pelo delicioso cozido à portuguesa, pelo presunto e salpicão das redondezas, e ainda pela carne barrosã. Fica ao lado da barragem do Alto Rabagão.

Onde: Lama da Missa, Viade de Baixo, Barragem Dos Pisões, Montalegre

Restaurante Dias

O Restaurante Dias é popular pela sua carne barrosã, mas para os amantes de peixe, sugerimos o delicioso polvo à lagareiro. Não salte as entradas porque irão surpreendê-lo. O vinho verde não pode faltar à mesa.

Onde: Largo do Penedo, 2, Largo do Penedo No 2 Km 119 EN 103, Montalegre

Casas de campo em Montalegre

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.