miradouro do Talegre

Miradouro do Talegre. Por Câmara Municipal de Moncorvo

Torre de Monconvo, mais conhecida apenas por Moncorvo, é uma vila portuguesa que pertencente ao distrito de Bragança. Famosa pela sua imponente igreja matriz, uma das maiores igrejas de Trás-os-Montes e Alto Douro, com cerca de 30 metros de altura, esta vila convida a descobrir as suas paisagens através de uma rota de 16 miradouros.

São miradouros e baloiços espalhados por toda a região de onde poderá apreciar vistas únicas sobre os rios Douro e Sabor. Neste percurso, que abrange todo o concelho transmontano, começamos pelo miradouro do Talegre, na freguesia do Castedo.

Este é um dos miradouros mais conhecidos desta rota, uma vez que, a juntar à paisagem, existe um baloiço preso a um sobreiro que faz as delícias dos visitantes. Localizado no ponto mais alto da freguesia, deste miradouro irá ter uma vista panorâmica incrível, sendo possível vislumbrar a paisagem sobre o vale da Vilariça e sobre os rios.

miradouro de São Lourenço

Miradouro de São Lourenço. Por Câmara Municipal de Moncorvo

Do Castedo até ao miradouro de São Lourenço, no Felgar, são cerca de 30 quilómetros. Neste miradouro também há um baloiço montado numa estrutura de madeira, de onde os visitantes podem observar as encostas do Sabor, o Santuário de Santo Antão da Barca, em Alfandega da Fé, e o magnífico Lago de Cilhades, um dos quatro lagos do Sabor criados com a construção da barragem.

miradouro da Fraga do Facho

Miradouro da Fraga do Facho. Por Câmara Municipal de Moncorvo

A rota segue até ao miradouro da Fraga do Facho que fica instalado no alto da serra do Reboredo. Aqui não há baloiço, mas há uma estrutura metálica de forma hexagonal de onde é possível vislumbrar a vila de Torre de Moncorvo. Daqui avista-se o vale da Vilariça, os rios Sabor e Douro, a serra de Bornes, Vila Flor e, num plano mais afastado, terras de Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro.

miradouro da Fraga do Cão

Miradouro da Fraga do Cão. Por Câmara Municipal de Moncorvo

É também na serra do Reboredo que fica o miradouro da Fraga do Cão, onde se destaca uma formação granítica em forma de cabeça de cão, que deu o nome ao local.

Para além destes miradouros, a rota inclui ainda os miradouros da Póvoa, da Senhora da Glória, da Senhora do Castelo, de Santa Barbara, de Nossa Senhora do Castelo, de Santa Leocádia, de São Gregório, do Alto da Barca ou Fevereira. Visite também os miradouros do Vale do Sabor, da Vide, de Santa Bárbara e Barca Velha.

Casas de campo em Torre de Moncorvo

Publique um comentário

* Estão marcados os campos obrigatórios.