Mapa
Chegada - Saída

Pessoas:

Preço médio:

De a
pessoa / noite

Arrendamento

Recomendados:

Palavras-chave:

Comodidades principais:

Morada:

Outras comodidades:

Serviços:

Alentejo: 314 alojamentos

Relevantes primeiro
  • Calendário atualizado
  • Melhor valoradas
  • Mais comentários

1 - 10 de 314 alojamentos rurais

Alentejo: Últimos comentários

Beatriz Germ...

Beatriz Germ...

Castro da Cola

"Experiência fantástica!"

5
Comentado a
Localização fantástica para quem procura paz e sossego. Adorei tudo! Desde a decoração das casas ao espaço envolvente, tudo espetacular!... Ver todo o comentário
Ana Vieira

Ana Vieira

Casa Pátio D'Aldeia

"Excelente"

5
Comentado a
Quero realçar a simpatia e todo o apoio dado pelo Pedro e pelo Sr. Fernando. As fotos representam a casa. Recomendo a estadia a quem queira... Ver todo o comentário
Rodrigo Silv...

Rodrigo Silv...

Monte Beato

"Estadia Monte Beato"

5
Comentado a
Excelente local para descansar. Fomos muito bem recebidos e com simpatia. Recomendo o mel e os doces produzidos pela herdade. Vamos voltar. Ver todo o comentário
Sara Catarin...

Sara Catarin...

Herdade de Vale Maceiras - HVM

"O melhor alojamento de sempre!"

5
Comentado a
O melhor sítio para passar férias, seja em família, com amigos ou mesmo sozinho! Fugir à rotina e à confusão do dia-a-dia está garantido!... Ver todo o comentário
Bárbara Carv...

Bárbara Carv...

Monte Beato

"Vale a pena conhecer"

4
Comentado a
Tranquilo e hospitaleiro. Se procuram um local tranquilo e isolado para realmente desligar da correria do dia a dia, é um optimo local para... Ver todo o comentário
Filipe Paula...

Filipe Paula...

Monte Azul - Casas de Campo do Junqueirinho

"Experiencia a repetir"

4
Comentado a
Para quem gosta do sossego e tranquilidade na natureza. A piscina é ótima e o barbecue também. Quem poder levar bikes é o ideal. Os ponto... Ver todo o comentário

O que há para ver e fazer numa escapada ao Alentejo

Turismo rural no Alentejo

O seu cante. As suas extensas planícies. O ritmo constante da água do Tejo. O perfume árabe que se faz sentir nas ruas, jardins e pátios. Um legado romano, judeu… O peso da pré-história na forma de monólito. Alguns povos brancos, outros custodiados por castelos...

O Alentejo tem uma imensidão de encantos...eis aqui aqueles que consideramos mais singulares:

Natureza pelos quatro lados

A norte existem tanto terrenos pantanosos como terras de pastos para o gado. Ao lado do Tejo estendem-se planícies que procuram encontrar o infinito com cultivos à mercê do vento.

Estes são terrenos ideais para percorrer em bicicleta ou montando a cavalo. Será fácil ser seduzido pelo encanto de inúmeras aves. Poderá avistá-las facilmente no Campo Branco de Castro Verde, no Monte da Rocha e na barragem de Alqueva, apta também para um número infindável de desportos náuticos.

E... o que diríamos se soubéssemos todas as promessas feitas sob o seu céu estrelado?  ...ou que sensações estarão ainda por descobrir nas fragrâncias que escondem as ervas aromáticas dos seus campos.

Na sua costa, ora escarpas, ora praias, completamente dominadas pelos ventos do bravo Atlântico, amicíssimo das práticas de surf, maravilhosas paisagens tentam ganhar protagonismo, como a península de Tróia com as suas ruínas romanas e habitat de golfinhos selvagens. E nas proximidades, em Carrasqueira curiosas palafitas.

Os caminhos de pescadores da Rota Vicentina ajudar-lhe-ão a descobrir o litoral até chegar ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e à Costa Vicentina, iluminada pelo farol do Cabo de São Vicente.

À mesma altura, na outra cara da moeda, espera-lhe o Parque Natural do Vale do Guadiana, com a cascata do Pulo do Lobo, moinhos de maré, as antigas minas de cobre de São Domingos e a pitoresca cidade de Serpa (cheia de história e bons queijos) e se tem sorte... trevos de quatro folhas.

Alentejanos na Serra de São Mamede

Nestas terras fronteiriças com a vizinha Espanha existem povoações que não pode deixar de visitar como Castelo de Vide: vestida de branco com um castelo a coroar o seu cimo, no seu conjunto medieval também destacam os seus balneários e uma das judiarias mais bem conservadas de Portugal.

Muito perto a mágica e proeminente localidade de Marvão. A subida é acentuada, mas a silhueta urbana com as muralhas e o castelo no cume deixarão alguns visitantes  maravilhados. Recomendamos que conheça de perto a arquitetura popular alentejana e como sugestão visite esta região durante a Festa do Castanheiro, em novembro.

Acabamos em Portalegre, marcada pelo estilo barroco, com o Museu da Tapeçaria de Guy Fino terá uma ideia do que trouxe prosperidade a esta cidade.

Outros cenários a ter em conta

A litoral:

Sines, uma localidade costeira que se pinta de branco com traços de cor que o receberá de uma maneira inesquecível durante o Festival de Músicas do Mundo (julho).

No interior:

Santarém vive na margem do Tejo. Aqui poderá seguir a Rota do Gótico ou descobrir as outras facetas desta região, como a renascentista.

Évora nasceu com os romanos (ainda mantém erguido o templo de Largo Conde Vila Flor) e teve a sua época de máximo esplendor quando os reis de Portugal no século XV decidiram que fosse a sua cidade de residência oficial. Por fora mostra-se cerrada com balcões de ferro forjado sobre telas brancas. Por dentro veste-se de azulejos.

O Cromeleque dos Almendres, um dos monumentos megalíticos mais importantes da península.

Beja: brilham os seus símbolos, como a torre de homenagem do seu castelo e o convento de Nossa Senhora da Conceição, sede do Museu Regional de Beja, onde se guardam as Cartas Portuguesas de amor de uma freira a um cavaleiro. Também peculiares são a Praça da República, a vila de Pisões e Maltesinhas (um salão antigo para tomar chá).

Na zona fronteiriça:

Elvas abarca uma das fortificações mais impressionantes do mundo, com os seus 300 hectares e um perímetro de 10 quilómetros em forma de estrela. Ficará boquiaberto depois de ver os 7 quilómetros e 843 arcos do aqueduto da Amoreira. Recomendamos a visita em setembro, durante a feira de São Mateus.

Monsaraz é outra povoação medieval. Aqui as fotografias serão dignas de um postal. Se puder, visite esta povoação em julho, este museu aberto fará com que se familiarize com os seus costumes e dotes artísticos.

Cantos, falcões e chocalhos: tradições que se tornaram património mundial

No Baixo Alentejo soa sempre uma melodia, como nascida de sementes de  forma natural de debaixo das pedras, da própria terra. Vozes de homens e mulheres, como único instrumento. O Cante Alentejano arregaçar-lhe-á várias emoções.

Basta escutar, por exemplo, como soa o "Grândola, Vila Morena", convertido num hino da Revolução dos Cravos:

Em cada esquina um amigo

Em cada rosto igualdade

Grândola, vila morena

Terra da fraternidade

Em Salvaterra de Magos, Homem e ave tecem cumplicidades com a prática da falcoaria. E no mundo rural a tradição milenária de fabricar chocalhos continua viva. Se deseja ter formação neste ofício pode procurar um dos 13 maestros que existem no país.

Bom apetite

O Tejo manda nas cozinhas de Santarém e abastece-as de enguias (que se servem estofadas ou fritas) e o sável do qual se fazem deliciosas sopas na primavera. Em Almeirim também se pode provar a sopa de pedra, isto sem  esquecer as migas ribatejanas.

Em Elvas pode aproveitar para comer migas com um delicioso bife. Também  o incentivamos a degustar a tradicional carne de porco à alentejana ou um ensopado de borrego. O que seria imperdoável é que não prove um dos famosos doces típicos, sericaias, azevias, filhós, nogados...

Deixamo-lo com uma última proposta para encontrar um acompanhante a estas deliciosas sobremesas: a Rota do Vinho no Ribatejo.


Alentejo: Algumas das perguntas mais frequentes sobre o turismo rural neste destino

💯 Alentejo: Quais são os lugares ou pontos de interesse a visitar?

🤩 Alentejo: Quais são as 3 localidades mais procuradas para visitar nesta zona?

Os amantes de turismo rural que viajam a esta zona costumam visitar:

💰 Alentejo: Qual é o preço aproximado de uma casa de campo neste destino?

O preço pode variar bastante dependendo da zona ou inclusive dentro de uma mesma localidade, pela proximidade a um ponto de interesse muito visitado, pelo entorno especial em que se encontre a casa e as datas em que faça a viagem. Podemos afirmar que geralmente neste destino (Alentejo) o preço médio das casas de campo é variável. É possível encontrar alojamentos mais baratos e também alojamentos de luxo.

Alentejo, turismo rural