Mapa
Chegada - Saída

Pessoas:

Preço médio:

De a
pessoa / noite

Arrendamento

Recomendados:

Palavras-chave:

Comodidades principais:

Morada:

Outras comodidades:

Serviços:

Área Metropolitana de Lisboa: 25 alojamentos

Relevantes primeiro
  • Calendário atualizado
  • Melhor valoradas
  • Mais comentários

1 - 10 de 25 alojamentos rurais

Lisboa e arredores: o renascer de uma ave fénix

Turismo rural na AML

O multifacetado Portugal tem como capital Lisboa, um grande íman para os amantes da arte e do mundo boémio, a história que se manifesta com pegadas e aparadores, a fusão entre culturas distintas (prova de uma sociedade hospitaleira e respeitadora)… e a bendita obstinação de uma cidade que teve de se reinventar e reconstruir após a sacudida, em 1755, de um grande terramoto.

Existem como que duas facções acerca das duas cidades portuguesas mais importantes. Uma posição que se pronuncia em voz alta ao dizer: “Eu gosto mais do Porto.” “Pois eu prefiro Lisboa.” Custar-nos-ia a vida se ficássemos só com uma, mas a fraqueza pende sempre para um lado, por isso... Qual diria que é a sua?

Desde a semente

Todo o centro histórico de Lisboa é um quadro pitoresco que ganha vida. Adornado com a passagem fugaz, mas reiterada, dos típicos elétricos (amarelos, vermelhos, verdes), dispostos a resolver todos os problemas e equações que as suas ruas empinadas representam para muitas pernas. Dedique-se às suas praças e aos seus miradouros: reúnem a beleza da cidade desde diferentes ângulos e alturas.

E depois vá à sua catedral, romântica, que o convida a passar entre as suas duas torres para lhe mostrar até às ruínas do seu claustro. E ao castelo de São Jorge (sempre disposto a ficar em todas as fotos), a grande ponte 25 de abril (que lembra a Revolução dos Cravos e estende o seu vermelho intenso sobre o azul do Tejo), o convento do Carmo (que mostra o seu esqueleto expondo-se à noite e às suas estrelas), o belo entramado de ferro do elevador de Santa Justa…

Lisboa prepara-se para a união com o mar, tal como o exemplifica o rio Tejo ao oferecer (um pouco mais adiante) as suas águas ao Atlântico. A imensa Praça do Comércio é outra amostra deste grande gesto de intercâmbio: toda a cidade está pendente deste horizonte azul, e lança-se e abraça o rio para dar e também receber.

Seguindo o seu curso, descobrirá o bairro de Belém, que acolhe dois grandes patrimónios da humanidade: a torre de Belém e o mosteiro dos Jerónimos, o grande expoente do estilo manuelino português.    

No raio de influência lisboeta

Seguindo a costa para Norte, pare em…

  • Estoril. Juntamente com a sua fama de conviver com famílias reais europeias, coexiste a de zelar por aqueles que quiseram escapar da Segunda Guerra Mundial. É possível que oiça histórias de ambos os géneros. Se puder, apanhe-as no ar, meta conversa e conheça melhor a terra que pisa. Vai apreciar uma visita à Casa Verdades de Faria, sede do Museu da Música Portuguesa.   
  • Cascais. Vizinho dos seus palácios, o farol de Santa Marta lança luz na costa. Mais acima, verá como a Boca do Inferno engole, com muito apetite, as ondas do mar. É um bom lugar para ir de bicicleta, e a praia do Guincho ajudá-lo-á com o windsurf.
  • Ericeira. Esta localidade de pescadores é uma das zonas que dão mais alegrias aos surfistas.

No interior, no Sobreiro, poderá deleitar-se com uma típica aldeia em miniatura moldada em barro. A 10 quilómetros, com o convento de Mafra. E um pouco mais além, com a fauna selvagem da Tapada Nacional de Mafra. Por exemplo, os bonitos e selvagens lobos protegidos da Malveira.

Era uma vez… Sintra

A serra de Sintra polinizou-se com palácios de elementos egípcios, islâmicos, góticos… envoltos em jardins exóticos. Foi um laboratório de provas da arquitetura romântica na Europa no século XIX. Visitar o castelo dos Mouros, o Palácio e a Quinta da Regaleira, o Palácio da Pena, o parque de Monserrate… fá-lo-á sentir-se um pouco como num conto, até poderá passear de charrete de cavalos!

Ao mergulhar no Parque Natural Sintra-Cascais, encontrará o abandonado convento dos Capuchos, o santuário da Peninha, pontos ideais para a escalada como o Penedo da Amizade… E poderá percorrer trilhos que sabem a mar: como o que liga o Cabo da Roca à Praia Grande e às suas pegadas de dinossauro estampadas na falésia.

De Lisboa para o Sul

Chamar-lhe-á a atenção a falésia fóssil da Costa de Caparica e (acima) o gracioso convento dos Capuchos. Também a calma da Lagoa de Albufeira, o arrepiante Cabo Espichel e o seu santuário...

E o Parque Natural da Serra da Arrábida, que vai do ponto mais alto, a serra de Risco, com bonitas entradas para o mar como o Portinho da Arrábida e um paraíso para fazer mergulho: o ilhéu da Pedra da Anixa.

Na Reserva Natural do Estuário do Sado, poderá avistar até 250 tipos de aves (o Moinho de Maré da Mourisca será uma boa escolha) e um ou outro golfinho se for passear de barco. Muito recomendável é também entrar a bordo de uma traineira ou um galeão do sal para se rodear do branco puro das suas salinas.

O berço do fado

Em Lisboa, guarda-se todo o tipo de carruagens no Museu Nacional dos Coches. A sua grande arte decorativa, no Museu Nacional do Azulejo. E a alma de Portugal, no Museu do Fado, embora seja impossível reter o seu universo de notas em vitrinas. A sua receita: o amor, a fatalidade do destino, uma guitarra, uma viola e uma voz, e a de Amália foi uma das melhores. Perto da Madragoa, encontrará a sua casa-museu.   

Para degustar um pouco mais das suas tradições: em Alfama, celebrará com força as Festas dos Santos Populares (junho) e, no Estoril, persiste a feira de artesanato mais antiga de Portugal, a Fiartil (junho-setembro).

Começamos pela sobremesa

Marque encontro com a sua mais requintada doçaria na antiga pastelaria de Belém. Falamos dos seus pequenos e deliciosos pastéis de nata. Não peça a receita, já umas quantas gerações guardam-na em segredo...  

Fora de Lisboa, tem à sua espera outros sabores singulares, como os também doces travesseiro e queixada de Sintra, o saboroso peixe grelhado, as lagostas da Ericeira, o choco frito de Setúbal e o vinho de Carcavelos, que o levarão a ir rumo à beira-mar.


Área Metropolitana de Lisboa: Algumas das perguntas mais frequentes sobre o turismo rural neste destino

💯 Área Metropolitana de Lisboa: Quais são os lugares ou pontos de interesse a visitar?

Neste destino (Área Metropolitana de Lisboa) recomendamos que visite:

🤩 Área Metropolitana de Lisboa: Quais são as 3 localidades mais procuradas para visitar nesta zona?

Os amantes de turismo rural que viajam a esta zona costumam visitar:

💰 Área Metropolitana de Lisboa: Qual é o preço aproximado de uma casa de campo neste destino?

O preço pode variar bastante dependendo da zona ou inclusive dentro de uma mesma localidade, pela proximidade a um ponto de interesse muito visitado, pelo entorno especial em que se encontre a casa e as datas em que faça a viagem. Podemos afirmar que geralmente neste destino (Área Metropolitana de Lisboa) o preço ronda os 43 euros por pessoa/noite. No entanto, é possível encontrar alojamentos mais baratos e também alojamentos de luxo.

Área Metropolitana de Lisboa, turismo rural