Os melhores lugares para fazer mergulho em Portugal

Ângela Coelho
Reserva Natural do Garajau

Reserva Natural do Garajau, Madeira. Por Mal B

Com uma costa tão longa e um imenso oceano que se abre perante os nossos olhos, não é de admirar que, para além das praias maravilhosas, também o fundo do mar português esconda uma riqueza em biodiversidade que vale a pena descobrir. Apesar de a água ser fria, Portugal é um excelente local para os amantes de mergulho.

Descobrir as profundezas do oceano Atlântico é uma experiência inesquecível pela variedade de peixes, pela beleza dos fundos marinhos e pelos despojos de navios que guardam histórias de séculos passados. Conheça alguns dos melhores lugares para fazer mergulho em Portugal e explore o mundo submarino.

Continuar a ler …

Lugares para baloiçar com as melhores vistas

Ângela Coelho
Baloiço do Trevim

Baloiço do Trevim. Por Martinho Henriques

Está muito enganado se pensa que os baloiços são coisas de crianças. Há uma nova moda em Portugal que leva os apaixonados pela fotografia perfeita a percorrem quilómetros para terem as melhores vistas do país enquanto balançam ao som da natureza. Há cada vez mais baloiços de madeira panorâmicos espalhados por Portugal que tornam qualquer fotografia partilhada nos redes sociais num autêntico sucesso, sem sequer precisar de filtros.

Grande parte dos baloiços ficam localizados no alto de montanhas fazendo com que a paisagem seja realmente avassaladora. Descubra connosco alguns dos lugares para baloiçar ao ritmo do vento.

Continuar a ler …

10 casas de campo para juntar o grupo de amigos

Ângela Coelho
Herdade Água D'Alte

Herdade Água D'Alte

Depois de semanas fechados em casa devido à pandemia da COVID-19, parece que o verão de 2020 não está de todo perdido. Cumprindo todas as medidas de higiene e segurança recomendadas pela Direção-Geral de Saúde, é possível desfrutarmos de umas férias relaxadas com familiares e amigos.

Uma das melhores opções será com certeza arrendar uma casa de campo para o tão aguardado reencontro num lugar seguro e isolado. Sugerimos-lhe 10 casas de campo grandes para juntar o seu grupo de amigos com todos os ingredientes para umas férias inesquecíveis: piscina, jardim, churrasqueira e muito mais.

Continuar a ler …

10 piscinas naturais que o farão esquecer a praia

Ângela Coelho
Piscinas naturais de Porto Moniz

Piscinas naturais de Porto Moniz. Por Vítor Oliveira

Piscinas há muitas, mas estas são especiais e únicas. Cada piscina natural foi esculpida pela natureza (algumas têm intervenção humana também) e é impossível de replicar por todo o cenário que a envolve. Se não gosta de água com cloro e prefere águas mais tranquilas, banhar-se numa das muitas piscinas naturais que existem em Portugal poderá ser um excelente plano para um dia quente de verão. Sugerimos-lhe 10 piscinas naturais imperdíveis para juntar a família e os amigos.

Continuar a ler …

Comporta, a terra dos arrozais e das praias paradisíacas

Carla Graça

Praia da Comporta. Por Ricardo Rocha

Uma hora é o tempo que separa Lisboa da Comporta, a antiga aldeia de pescadores e terra de arrozais que se transformou no paraíso hippie-chic das elites. Repleto de praias de areia branca e fina e águas azuis cristalinas, este é o destino de eleição de muitos e ilustres famosos.

Continuar a ler …

Será que conhece estas tradições dos santos populares?

Ângela Coelho
alfama

Por Alfama Encanta

Junho é um mês importante para os portugueses: começa o verão, os dias são maiores, as noites são mais quentes, e a alegria dos santos populares invade Portugal. Um pouco por todo o país, mas com especificidades próprias de cada região, as ruas são decoradas com flores, balões e luzes. A música popular preenche cada esquina, convidando para o bailarico até o maior pé de chumbo do mundo. Não falta o assador à porta de casa, emanando o cheiro das sardinhas assadas na brasa, com o caldo verde e o vinho tinto a acompanhar.

Não é preciso muito para montar o arraial. Basta alegria e boa disposição e uma ajudinha do São Pedro para que a chuva não arruine a festa. Há várias tradições associadas às celebrações do Santo António, São João e São Pedro, mas será que conhece a sua origem e o porquê de existirem? Deixamos-lhe aqui algumas das mais conhecidas tradições que fazem dos santos populares uma das maiores festas de Portugal.

Continuar a ler …

Um mergulho doce pelas praias fluviais de Portugal

escapadaruralpt
Tapada Grande

Praia Fluvial da Tapada Grande. Por Sandro G.

Não é só no mar que se vai a banhos em Portugal. As inúmeras praias fluviais que se podem encontrar um pouco por todo o país engrandecem a oferta de praias portuguesas, e até têm muitas mais valias. Estão normalmente rodeadas de natureza, o que as torna muito tranquilas. São também o espaço ideal para dar as primeiras braçadas e para encontros de famílias. De seguida, damos-lhe a conhecer algumas destas praias, de norte a sul do país.

Continuar a ler …

A minha tentativa falhada de percorrer os Passadiços do Paiva sem subir escadas

Ângela Coelho
Passadiços do Paiva

Por Ângela Coelho

Se há algo que a pandemia nos ensinou foi a olhar mais para dentro dos nossos próprios países. A Covid-19 veio primeiro fechar-nos dentro das nossas casas e agora, em pleno processo de desconfinamento, mas com as fronteiras ainda encerradas, veio fechar-nos dentro do nosso país. E isso não tem que ser necessariamente mau. Muito pelo contrário. É a oportunidade que nos faltava para explorar todos os recantos que sempre quisemos visitar em Portugal, mas que constantemente adiávamos, porque havia um mundo lá fora para descobrir. Pois, a verdade é que também há um mundo cá dentro à espera de ser descoberto pelos portugueses.

Um dos locais que estava na minha lista de lugares para visitar em Portugal era sem dúvida os Passadiços do Paiva. Já muito se disse e escreveu sobre este percurso com cerca de 8,7 quilómetros de extensão ao longo da margem esquerda do rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro. Mas experienciar a beleza desta paisagem esculpida pela natureza é de facto uma sensação extraordinária.

Continuar a ler …

10 lugares que marcaram a História de Portugal

Ângela Coelho
Castelo de Guimarães

Castelo de Guimarães. Por Luís Costa 2014

Portugal é um dos países mais antigos da Europa, com uma longa história que atravessa gerações, povos e lugares. A fundação do Reino de Portugal remonta ao ano de 1139, a partir do Condado Portucalense, nascido entre os rios Minho e Douro. Em 1297, a estabilização das suas fronteiras fez com que Portugal se tornasse no país europeu com as fronteiras mais antigas.

Ao longo destes séculos de História, houve vários lugares com uma enorme importância e que deram o seu contributo para a formação da nação portuguesa. Porto e Lisboa são sem dúvida cidades com um grande peso na História do país. Mas queremos destacar outros lugares que também inscreveram para sempre o seu nome nos livros da História de Portugal.

Continuar a ler …

13 praias com areais a perder de vista

Ângela Coelho
Nazaré

Praia da Nazaré. Por Laurent Didier

Com uma extensa costa atlântica de 832 quilómetros, apenas em Portugal continental – não contando com os arquipélagos da Madeira e Açores, os portugueses e os turistas que nos visitam não se podem queixar de terem poucas opções de praias. O clima ameno, três mil horas de sol por ano e magníficas praias banhadas pelo oceano Atlântico fazem de Portugal um destino de sonho.

Se há quem prefira as praias mais pequenas e recônditas, também há quem goste de ter espaço suficiente para estender a toalha sem pisar ninguém e juntar a família toda. Portanto, reunimos aqui uma seleção de algumas das praias com os areais mais extensos da costa portuguesa para que mantenha o distanciamento social.

Continuar a ler …