10 casas de campo com piscina infinita

escapadaruralpt

Se mergulhar e nadar numa piscina é bom, mergulhar, nadar e desfrutar de uma vista infinita enquanto se está a banhos é ainda melhor. Pois é isto mesmo que lhe propomos: conheça 10 casas de campo com piscinas infinitas que lhe vão trazer puros momentos de relaxamento. De norte a sul de Portugal e também nas ilhas.

Continuar a ler …

Idanha-a-Velha, uma mescla de civilizações e culturas

Ângela Coelho
Idanha-a-Velha

Idanha-a-Velha. Por Quistnix

Idanha-a-Velha é uma pitoresca aldeia histórica no concelho de Idanha-a-Nova que, pelo notável conjunto de ruínas que conserva, ocupa um lugar de realce no contexto das estações arqueológicas do país. Por aqui passaram romanos, suevos, visigodos e árabes, que deixaram vestígios de civilizações passadas, enriquecendo o espólio deste lugar.

Situada nas margens do rio Pônsul, a aldeia ergue-se no espaço onde outrora existiu uma cidade de fundação romana capital da Civitas Igaeditanorum, no século I a.C., no tempo do Imperador Augusto. Este local tinha um papel fundamental nas vias de comunicação entre Coimbra e Mérida.

Continuar a ler …

Casas de campo para onde pode levar o seu animal de estimação

escapadaruralpt

Por vvvita

Quem tem cão ou gato sabe bem a preocupação acrescida que surge na altura das férias: afinal onde posso deixar o meu companheiro de quatro patas? E porque não levá-los consigo? Retira stress ao animal por ficar longe de si e preocupação das suas costas.

Basta escolher um alojamento que aceite o seu animal de estimação. E nós vamos ajudar. Apresentamos-lhe uma seleção de casas de campo em Portugal, onde o seu gato ou cão é muito bem-vindo.

Continuar a ler …

10 lugares incríveis do Caminho Português de Santiago

Ângela Coelho

O Caminho de Santiago é uma das rotas de peregrinação mais conhecidas do mundo. Esta rota milenar é seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do Apóstolo Santiago.

Desde essa altura, pessoas das mais diversas procedências percorrem os caminhos que conduzem à Catedral de Santiago de Compostela. Já muito se disse e escreveu sobre o Caminho de Santiago e existem várias opções para chegar até à praça do Obradoiro.

Desde Portugal é possível chegar até Santiago de Compostela através de vários itinerários, sendo o caminho central português e o caminho da costa os mais percorridos.

Continuar a ler …

10 passadiços a não perder em Portugal

Ângela Coelho

Por Joseolgon

Depois da construção dos Passadiços do Paiva, em 2015, este conceito de turismo que mistura atividade física com aventura e natureza tornou-se popular. Atraindo cada vez mais turistas, o número de passadiços em Portugal, de norte a sul, foi multiplicando.

As paisagens que envolvem estes percursos pedonais podem ser muito distintas – praias, rios, ribeiras, cascatas, floresta – mas o objetivo é sempre o mesmo: apreciar a natureza enquanto exercita ao seu ritmo. Damos-lhe a conhecer 10 passadiços que tem mesmo que conhecer.

Continuar a ler …

10 miradouros para apreciar paisagens incríveis

Ângela Coelho
Miradouro de Casal de Loivos

Miradouro de Casal de Loivos. Por Sanjorgepinho

Quando visitamos um lugar e há um miradouro, temos a certeza que iremos encontrar as melhores vistas desse local a partir do miradouro. Localizados num ponto elevado, muitas vezes no topo de uma montanha ou de uma falésia, dali do alto inspira-se e expira-se a natureza e a paisagem é avassaladora.

Embarque connosco nesta viagem por alguns dos miradouros de Portugal de onde poderá desfrutar das vistas mais incríveis.

Continuar a ler …

10 casas de campo para teletrabalhar

Ângela Coelho

Por HappyAlex

O teletrabalho entrou no nosso vocabulário e nas nossas vidas por culpa da pandemia da Covid-19. Muitos de nós estamos há um ano a trabalhar ininterruptamente desde casa, transformando quartos e salas em verdadeiros escritórios.

É normal que estejamos já um pouco fartos de vermos sempre as mesmas quatro paredes e queiramos mudar de ambiente. Por isso, trazemos-lhe algumas sugestões de casas de campo que lhe permitem continuar em trabalho remoto – e também continuar com a telescola, se tiver filhos em idade escolar -, enquanto usufrui do sossego do meio rural.

Continuar a ler …

Bosque dos Avós, por cada neto uma árvore plantada

Ângela Coelho
Bosque dos Avós

Bosque dos Avós. Fonte: Bosque dos Avós

A história do Bosque dos Avós nasce do amor do avô José Claudino Silva pela neta Catarina. José quis homenagear a neta plantando uma árvore com o seu nome, “mas queria plantar uma árvore que pertencesse ao país, não queria num terreno privado, queria numa serra, num baldio, e foi o que aconteceu”, esclarece.

Foi precisamente o que aconteceu, mas não foi assim tão fácil. José Claudino Silva teve a ideia de plantar uma árvore em 2018, mas não conseguiu permissão para fazê-lo no lugar onde tinha idealizado, na localidade de Aboadela. A única forma de conseguir essa permissão seria “arranjando mais avós que concordassem com a ideia”.

Continuar a ler …

10 cascatas imperdíveis para se refrescar no verão

Ângela Coelho
Queda do Vigário

Queda do Vigário. Por Magikknox

Há quem prefira mergulhar no mar salgado, há quem goste da frescura das águas do rio, mas é nas cascatas que irá encontrar as águas mais límpidas e a natureza no seu estado mais puro.

De norte a sul de Portugal, passando pelas ilhas, há inúmeras cascatas naturais surpreendentes e com uma paisagem envolvente deslumbrante.

Descubra 10 cascatas em Portugal onde poderá refrescar-se e até quem sabe fazer um piquenique em família ou com amigos.

Continuar a ler …

10 razões para visitar Vila Viçosa, a “princesa do Alentejo”

Ângela Coelho
Vila Viçosa

Vila Viçosa. Por malajscy

É conhecida como a “princesa do Alentejo”, pelo seu vasto e importante património. Vila Viçosa, no distrito de Évora, é uma autêntica “vila-museu”, que guarda algumas das mais belas relíquias da História de Portugal, contada pelas igrejas, conventos, palácios, museus e pelas próprias ruas e gentes.

Ao longo dos tempos, Vila Viçosa foi ocupada por romanos e muçulmanos. Foi conquistada para o reino de Portugal em 1217, durante o reinado de D. Afonso II. Em 1270 recebeu foral de D. Afonso III, vendo o seu nome mudado de Vale Viçoso para Vila Viçosa.

Continuar a ler …