10 casas de campo em Portugal com piscina climatizada

escapadaruralpt

Estalagem do Vale

Ainda é um pouco cedo para dar um mergulho ao ar livre. Enquanto esperamos a chegado do verão, por que não desfrutar de uma piscina coberta? Estas casas de campo, distribuídas em diferentes zonas de Portugal, dispõem de piscinas climatizadas onde não nos importará se lá fora faz frio ou calor.

Continuar a ler …

Aldeias e vilas encantadoras

escapadaruralpt
Marvao

Marvao. Por Anna Kompanieitseva

Portugal tem uma história muito rica. Povoado desde tempos imemoriais e por inúmeros povos que por cá passaram, tem uma bagagem cultural que deixou inúmeras marcas. E ainda hoje muitas dessas influências podem ser vistas em pequenas aldeias e vilas espalhadas por todo o território nacional, que cristalizaram muitas dessas heranças.

Portugal é rico em povoados com alma e carisma. Com geografias diferentes, no norte, centro ou sul, algumas destas localidades são muito especiais e encantam quem quer que as visite. Esta é uma seleção de onze povoações que, cada uma à sua maneira, encerram um carisma muito próprio que perdura ao longo do tempo. E todas elas merecem uma demorada visita.

Continuar a ler …

Programas imperdíveis com crianças em Lisboa

Carla Graça

Por Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

Viajar com os mais pequenos é sempre um desafio para os pais. Vale a pena conhecer Lisboa mas há também que pensar nos pequenitos que se aborrecem de calcorrear as ruelas da cidade, de visitar museus, de conhecer a história e as tradições alfacinhas. A nossa aposta é ajudar os pais a descobrir uma Lisboa para as crianças, uma Lisboa diferente onde encontrarão um sem número de atracções que fazem da capital portuguesa um local de aventuras, descobertas e muita diversão.

Continuar a ler …

Natureza portuguesa: conheça os parques naturais de Portugal

escapadaruralpt

Parque Natural da Arrábida. Por Liliana

São 13 os parques naturais portugueses categorizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Ou seja, são áreas protegidas pela sua biodiversidade e que apresentam um repositório de geologia, flora e faunas típicas do país e que refletem a sua imensa beleza. Ao fazer-se uma visita de turismo da natureza, a descoberta da magnitude destes parques é uma mais valia para a sua contínua preservação. Para que conheça um pouco destas treze pérolas do país, deixamos-lhe uma breve descrição de cada um deles, de norte a sul de Portugal.

Continuar a ler …

Rota das tasquinhas de Lisboa

Carla Graça

Por Taberna Casa Do Alentejo

Lisboa é uma daquelas cidades onde, quem chega, se sente em casa. A cidade é cada vez mais dos turistas, dizem, mas ainda há sítios que se mantêm –com toda a resiliência– como cantinas diárias dos lisboetas, as famosas “Tasquinhas”.

As tascas lisboetas emergiram das antigas carvoarias, fundadas pelos galegos no início do século XX, onde era habitual haver uma sala onde se comiam petiscos e se bebia vinho. Ora, com o declínio do carvão como fonte de energia, o negócio teve que se adaptar e, naturalmente, os petiscos e o vinho passaram a ser o ramo natural de quase todas estas antigas carvoarias.

Continuar a ler …

Algarve Autêntico em “Vidas e Vozes do Mar e do Peixe”

Marta Neves

Por Vasco Célio

O Algarve marítimo é o epicentro do novo livro da investigadora Maria Manuel Valagão. Ir em busca das vozes de quem viveu para as lides do mar, antes que a sua memória se perdesse, foi a motivação da autora. Ao longo de três anos, com os seus aliados neste projeto, a Professora Nídia Braz e o fotógrafo Vasco Célio, construiu-se um trabalho imenso e rigoroso que foi beber à geografia e à etnologia, que se guiou pelas metodologias sociológicas e que trouxe conhecimento tanto da biologia como da história, entre outras disciplinas.

O resultado, de uma aparente simplicidade, é a partilha de relatos e saberes numa escrita luminosa que apetece ler, com vagar, que nos faz saltar folhas à procura de novas imagens e episódios que aqui se revelam.

Continuar a ler …

Óbidos: a vila da ginja, do chocolate… e das inúmeras igrejas

escapadaruralpt

Igreja de São Pedro. Por MiguelG

Quem ouve falar em Óbidos logo exclama um profundo ‘ahhhh’. Ora é pela deliciosa e afamada ginjinha, ora é pelo recordar de um chocolate quente por lá apreciado num dia frio de inverno, ora é pelas ruelas características desta vila que convidam à contemplação.

Localizada a cerca de 80 km acima de Lisboa, a chegada a esta vila antiga mostra-nos logo ao longe um pouco do que nos espera. Um castelo secular de origem romana protege a vila do seu alto, como assim tem de ser. Mais ao perto começamos a ver as casas brancas de barras coloridas que lhe dão o seu ar pitoresco, visão exponenciada na Rua Direita, a principal rua de passagem e comércio desta pequena vila do Oeste. É aqui que várias lojas de artesanato e cafés dão vida a esta pacata vila.

Continuar a ler …

Silêncio que se vai cantar o Fado!

escapadaruralpt
Fado Lisboa

By malajscy

A noite lisboeta tem muitos encantos, mas é no Fado e nas suas casas que a tradição e a cultura portuguesa conquistam corações e onde melhor se apregoa a única palavra que não tem tradução para qualquer outra língua do mundo, a palavra Saudade…

Considerado Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde Novembro de 2011, o fado é o mais característico estilo musical português. Existem muitas versões no que diz respeito à origem do fado e à sua localização temporal e geográfica, mas o que a história não pode desmentir é que foi a partir da Lisboa oitocentista que o fado começou a fazer parte do dia-a-dia, do convívio e do lazer dos lisboetas ou dos alfacinhas como são carinhosamente tratados.

Continuar a ler …

Évora: flor de pedra e de luz

Sofia Fonseca

Por aciero

“E, na mais rasa das planícies,
[o alentejano] ergueu essa flor de pedra e de luz que é Évora!”
Miguel Torga, 1950, “O Alentejo” in Portugal, Coimbra: 113.

Évora, a cidade-museu, Património da UNESCO desde 1986, possui um conjunto urbano com uma ocupação de mais de 2000 anos, e excepcionalmente bem conservado. Durante o século XVI foi temporalmente residência da Família Real, e a presença da Corte foi um dos motivos para a riqueza arquitetónica da cidade. Isso e ter sido das poucas cidades portuguesas a não ficar destruída no Terremoto de 1755. A influência arquitetónica de Évora terá inclusivamente atravessado o Atlântico, servindo de inspiração para algumas das cidades históricas do Brasil, principalmente São Salvador da Bahía.

Continuar a ler …

14 casas de campo em Portugal com lareira

escapadaruralpt

Casa de campo Casas das Olas

O entorno rural português é tão impressionante quanto a beleza de suas casas. Com uma decoração cuidadosa, estes alojamentos fazem com que os hóspedes sintam-se tão cómodos que vão desejar não sair nunca daqui. Embora todas as casas tenham comodidades várias, nessa lista focalizaremos aquelas que têm lareira para fugir do frio e aproveitar as noites de inverno junto ao fogo.

Continuar a ler …