O raro fenómeno das pedras parideiras

Ana Silva

Serra da Freita, Arouca. Por Ricardo Oliveira

Em plena Serra da Freita, no concelho de Arouca, encontra um fenómeno único em Portugal e muito raro no mundo inteiro, que ocupa uma área que se estende por cerca de 1 km2. Damos-lhe a conhecer as pedras parideiras, que desde os tempos antigos aos modernos sempre foi uma rocha importante para as gentes da aldeia da Castanheira. Por isso convidamo-lo a conhecer connosco esta geologia ímpar de Portugal.

Continuar a ler …

Viagem ao interior da floresta da Madeira

Ângela Coelho

Por Luismiguelrodrigues

Contam os relatos que em 1419, quando os portugueses chegaram à Madeira, descobriram uma ilha coberta de um extenso e denso arvoredo. Esses navegadores decidiram atribuir então o nome de “Madeira” à ilha. A floresta Laurissilva já preenchia a extensão da ilha e aí permaneceu até aos nossos dias, resistindo a quase 600 anos de humanização.

Continuar a ler …

10 casas de campo para fazer enoturismo

Ângela Coelho

Vald'arêgos

O fim do verão e o início do outono é sinónimo de colheitas e em Portugal abre-se a época das vindimas. Isto significa que as uvas estão prontas para serem colhidas das videiras, um trabalho duro mas que se faz sempre em ambiente de festa e convívio. A modernização das máquinas facilitou muito a atividade de produção de vinho, mas ainda há quem mantenha a tradição acesa.

Por estes meses, há quintas que abrem as portas para dar a conhecer o vasto mundo da vitivinicultura. Se é amante de vinhos e gostaria de descobrir mais sobre o processo de produção desde a vinha até ao copo, deixamos-lhe uma seleção de casas de campo onde poderá provar vinhos aí produzidos e até participar na vindima.

Continuar a ler …

Lince ibérico: o felino mais ameaçado do mundo

Ângela Coelho

Por Programa Ex-Situ Conservação do Lince Ibérico

O lince ibérico percorreu um longo caminho desde espécie criticamente ameaçada até espécie ameaçada de extinção, segundo a classificação da Lista Vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza. Contudo, continua a ser considerada a espécie de felino mais ameaçada do mundo e o carnívoro em maior perigo na Europa.

Este caminho percorrido é considerado um milagre, uma vez que hoje existem, entre Portugal e Espanha, em liberdade, mais de 650 linces ibéricos. Ou seja, seis vezes mais do que no início do milénio, quando havia menos de 100 no total dos dois países.

Continuar a ler …

Rota dos Vinhos Verdes: uma viagem entre Douro e Minho

Ângela Coelho

Por KikoStock

É um vinho único no Mundo e o que o distingue é o facto de ser produzido numa região demarcada que inclui o território do noroeste de Portugal. O vinho verde faz parte da mesa de qualquer casa tipicamente portuguesa, embora seja mais comum no norte do país. Naturalmente leve e fresco, este vinho português é o segundo mais exportado, depois do vinho do Porto, de acordo com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

A beleza da paisagem desta região serve de cenário à Rota dos Vinhos Verdes, onde os caminhos o irão levar a descobrir as origens e os sabores da cultura vinícola e mergulhar na História de Portugal. São quintas, adegas, restaurantes, unidades de alojamento e empresas de animação turística da zona que se aliaram para oferecer aos turistas atividades e itinerários únicos.

Continuar a ler …

Aldeias Históricas de Portugal: um destino perfeito para aventureiros

escapadaruralpt

Por Aldeias Históricas de Portugal

Escondidas no interior da região Centro de Portugal, 12 Aldeias fazem as delícias dos mais curiosos e aventureiros. Rodeadas por caminhos de encantar e trilhos por explorar, as Aldeias Históricas de Portugal são o destino ideal para viajar, de bicicleta ou a caminhar, pelas marcas da ancestralidade ibérica, que o tempo não conseguiu apagar.

Em Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso, as 12 Aldeias Históricas de Portugal, há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT, definidos e estruturados pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal. Desde percursos turístico-culturais a outros mais radicais, há aventuras à medida de cada um.

Continuar a ler …

10 passadiços a não perder em Portugal

Ângela Coelho

Por Joseolgon

Depois da construção dos Passadiços do Paiva, em 2015, este conceito de turismo que mistura atividade física com aventura e natureza tornou-se popular. Atraindo cada vez mais pessoas, o número de passadiços em Portugal, de Norte a Sul, foi multiplicando.

As paisagens que envolvem estes percursos pedonais podem ser muito distintas – praias, rios, ribeiras, cascatas, floresta – mas o objetivo é sempre o mesmo: apreciar a natureza enquanto exercita ao seu ritmo. Damos-lhe a conhecer uma seleção de 10 passadiços que tem mesmo que conhecer.

Continuar a ler …

Magusto: a festa da castanha

Ângela Coelho

Por Josep Cano

Partindo de uma lenda milenar e mantendo uma tradição antiga, o magusto é uma festa popular muito celebrada em Portugal. Há rituais específicos de cada região, mas o essencial que não pode faltar são as castanhas, o vinho e muita música.

As festas do magusto acontecem entre os meses de outubro e novembro e normalmente associam-se a datas festivas desta época como o dia de São Simão (28 de outubro), o dia de Todos os Santos (1 de novembro) e o dia de São Martinho (11 de novembro). Mas na verdade, o magusto celebra-se sempre que a família e os amigos se reúnam à volta de uma fogueira onde se assam castanhas regadas por jeropiga, água-pé ou vinho novo.

Continuar a ler …

10 casas de campo que foram moinhos

Ângela Coelho

O Moinho da Bibi

No século II, o aparecimento do moinho de água representou uma grande inovação na História da humanidade pelo papel essencial que teve no desenvolvimento da agricultura e da economia. Hoje em dia, e com o surgimento de técnicas mais avançadas de moagem, tornaram-se obsoletos.

Contudo, a beleza arquitetónica destas construções aliada à mística que as paredes de um moinho carregam, levou a que muitos destes edifícios fossem restaurados e transformados em casas de campo.

Quer sejam movidos pela água ou pelo vento, estes moinhos representam um mundo de outrora pronto a ser descoberto pelos exploradores de agora. Damos-lhe a conhecer alguns dos mais pitorescos moinhos onde pode passar uns dias de férias e gabar-se de já ter dormido num moinho verdadeiro.

Continuar a ler …

Casas de campo em palacetes para desfrutar como um nobre

escapadaruralpt

Casa da Breia

Portugal tem uma história bem antiga. É terra de um povo trabalhador e conquistador, mas também de reis, nobres e fidalgos que por todo o país deixaram património onde viviam ou passavam temporadas. Muitos desses palacetes, quintas ou casas senhoriais passaram de geração em geração e hoje são unidades de alojamento que permitem viagens ao passado. Se quer viver alguns dias numa destas casas nobres, veja as propostas que lhe fazemos.

Continuar a ler …